As análises de tensão estática são um dos tipos mais comuns de análises estruturais de elementos finitos. O componente ou a montagem está sujeito a uma gama de condições de carga e os resultados resultantes de tensão, deformação e deformação analisados para determinar a probabilidade de falha do projeto.
Análises de tensão estática linear assumem que:
As seguintes condições devem ser verdadeiras para que a análise de tensão estática seja válida:
Nota: É possível exagerar as cargas estáticas aplicadas para levar em conta os efeitos de transição ou inércia. No entanto, a quantidade que você aumenta a carga deve ter base em suposições. Portanto, a precisão dos resultados é tão boa quanto a suposição de multiplicação de carga. Para uma solução real com base em efeitos inerciais, é preciso executar uma análise de simulação de eventos.
Importante: O contato de superfície entre peças que podem deslizar ou separar em relação umas às outras é um efeito não linear. No entanto, é possível incluir estes tipos de contato de superfície em uma análise de tensão estática. Nesses casos, a solução se torna iterativa. O solucionador executa vários cálculos, cada um com resultados de contato variados, até que o modelo esteja em um estado de equilíbrio.
A lista a seguir contém alguns exemplos para os quais a análise de tensão estática pode ser apropriada (quando as condições anteriores forem satisfeitas):
Se estiver executando uma análise de tensão estática em um resultado de Projeto generativo, é possível exportar seu estudo para Configuração de análise ou diretamente para Ansys Mechanical ou Ansys Discovery para análise adicional.