Este tutorial compara duas abordagens diferentes para determinar tensões e deslocamentos em uma montagem de haste de conexão, para que você possa ver como a opção Remover modos de corpo rígido estabiliza um modelo. O contato de separação é definido entre todas as faces de contato, para que elas possam deslizar livremente ao longo umas das outras e se separarem, mas não penetrarem umas nas outras.
Estudo 1: O modelo é restringido da maneira tradicional (estaticamente estável). O pino pequeno é fixado em suas faces finais e a carga é aplicada às faces finais do pino grande. Restrições adicionais são adicionadas para evitar o movimento Y e Z da haste de conexão e do pino grande sem inibir sua deflexão sob carga.
Estudo 2: O modelo está parcialmente sem restrições. O pino pequeno não está restringido, mas as outras duas peças estão restringidas da mesma forma que no Estudo 1. Não há restrição X em nenhum lugar da montagem. As forças opostas (equilibradas) são aplicadas às faces finais dos pinos grandes e pequenos. A opção Remover modos de corpo rígido é utilizada para estabilizar o modelo.
Neste tutorial, você
Estudo 1: Deslocamento em um modelo estaticamente estável (esquerda) e Estudo 2: Deslocamento em um modelo parcialmente não restringido (direita).
Nota: Neste estudo 1, o pino pequeno se comporta como uma viga incorporada devido às faces finais totalmente fixas.
Neste estudo 2, o pino pequeno se comporta como uma viga simplesmente apoiada. As faces finais podem ser giradas em torno do eixo Z, pois o pino dobra sob carga. A opção Remover modos de corpo rígido estabiliza o modelo, permitindo que a solução seja executada sem restrições e impedindo o movimento de corpo livre das peças.