Caixa de diálogo curva helicoidal (Esboço 3D)

Curva helicoidal (Esboço 3D)

Acessar

Faixa de opções: guia Esboço 3D painel Desenhar Curva helicoidal

O comando Curva helicoidal cria um objeto de curva helicoidal formado por uma curva helicoidal, uma linha de centro, uma cota de diâmetro e uma cota de altura (quando aplicável).

Especifique pontos na região gráfica do ambiente de esboço 3D para definir o tamanho e a posição da curva helicoidal. Os aspectos adicionais da curva, como o passo, a revolução e a conicidade, são especificados na caixa de diálogo Curva helicoidal.

Uma vez criados, adicione restrições ou utilize o comando Mover/Rotacionar 3D para posicionar posteriormente o objeto de curva helicoidal.

Forma helicoidal

A guia Forma helicoidal especifica como criar a curva helicoidal.

Tipo

Selecione um par de parâmetros para especificar: Passo e revoluções, Revoluções e altura, Passo e altura ou Espiral. Especifique 2 dos 3 parâmetros. A partir deles será calculado o terceiro parâmetro.

Passo e revoluções Cria uma curva helicoidal a partir do passo e do número de revoluções. A curva helicoidal é definida utilizando a seleção dos três seguintes pontos na região gráfica:

  • Ponto inicial do eixo
  • Ponto do eixo (que também indica a direção)
  • Ponto do diâmetro (que também indica o ponto de início da hélice)

Selecione um ponto inicial e final na janela de desenho. O ponto do diâmetro é opcional e pode ser especificado na caixa de diálogo. O ponto do diâmetro é projetado sobre o plano (perpendicular à linha de centro) do ponto inicial.

Revoluções e altura Cria uma curva helicoidal a partir do número de revoluções e da altura da curva helicoidal.

Passo e altura Cria uma curva helicoidal a partir do passo e da altura da curva helicoidal.

Espiral Especifica o número de revoluções da espiral.

As opções Passo e altura, Revoluções e altura, e a curva helicoidal espiral são definidas pela seleção dos três seguintes pontos na janela de desenho:

  • Ponto inicial do eixo
  • Ponto final do eixo (que também indica a direção)
  • Ponto do diâmetro (que também indica o ponto de início da hélice)

Selecione um ponto inicial e final na janela de desenho. O ponto do diâmetro é opcional e pode ser especificado na caixa de diálogo.

Somente as opções Passo e altura, e Revoluções e altura O ponto do diâmetro é projetado no plano (normal à linha de centro) do ponto inicial.

Diâmetro

Especifica o diâmetro da curva helicoidal.

Altura

Especifica a altura da curva helicoidal.

Folga

Especifica o ganho de elevação para cada revolução.

Revoluções

Especifica o número de revoluções. O número de revoluções deve ser maior que zero, mas é possível incluir revoluções parciais (por exemplo, 1,5 revoluções). Se especificado, o número de revoluções inclui as condições de finalização.

Conicidade

Especifica o ângulo de conicidade, se necessário, para todos os tipos de espira exceto para o tipo Espiral.

Rotação

Especifica se a curva helicoidal gira no sentido horário ou em sentido anti-horário.

Extremidades helicoidais

Especifica as condições de finalização para o início e fim da curva helicoidal. Somente a hélice é aplainada, não o perfil da curva helicoidal.

Natural ou Plano

Clique na seta para baixo para especificar Natural ou Plano para as duas extremidades da curva helicoidal. As extremidades podem ter diferentes condições de acabamento.

Ângulo de transição

A distância (em graus) sobre a qual a curva helicoidal atinge a transição (normalmente em menos de uma revolução). O exemplo exibe a parte superior com um final natural e o final inferior com uma transição de um quarto de volta (90 graus) e sem ângulo de transição plana.

Ângulo plano

A distância (em graus) que a curva helicoidal é estendida após a transição sem passos (plana). Fornece uma transição desde o final da curva helicoidal de revolução até um final plano. O exemplo exibe a mesma curva helicoidal que a do valor de Ângulo de transição prévio, mas com um ângulo de transição plana em meia volta (180 graus).