Curva helicoidal (Esboço 3D)
Faixa de opções:
guia Esboço
3D painel Desenhar
Curva helicoidal
O comando Curva helicoidal cria um objeto de curva helicoidal formado por uma curva helicoidal, uma linha de centro, uma cota de diâmetro e uma cota de altura (quando aplicável).
Especifique pontos na região gráfica do ambiente de esboço 3D para definir o tamanho e a posição da curva helicoidal. Os aspectos adicionais da curva, como o passo, a revolução e a conicidade, são especificados na caixa de diálogo Curva helicoidal.
Uma vez criados, adicione restrições ou utilize o comando Mover/Rotacionar 3D para posicionar posteriormente o objeto de curva helicoidal.
A guia Forma helicoidal especifica como criar a curva helicoidal.
Selecione um par de parâmetros para especificar: Passo e revoluções, Revoluções e altura, Passo e altura ou Espiral. Especifique 2 dos 3 parâmetros. A partir deles será calculado o terceiro parâmetro.
Passo e revoluções Cria uma curva helicoidal a partir do passo e do número de revoluções. A curva helicoidal é definida utilizando a seleção dos três seguintes pontos na região gráfica:
Selecione um ponto inicial e final na janela de desenho. O ponto do diâmetro é opcional e pode ser especificado na caixa de diálogo. O ponto do diâmetro é projetado sobre o plano (perpendicular à linha de centro) do ponto inicial.
Revoluções e altura Cria uma curva helicoidal a partir do número de revoluções e da altura da curva helicoidal.
Passo e altura Cria uma curva helicoidal a partir do passo e da altura da curva helicoidal.
Espiral Especifica o número de revoluções da espiral.
As opções Passo e altura, Revoluções e altura, e a curva helicoidal espiral são definidas pela seleção dos três seguintes pontos na janela de desenho:
Selecione um ponto inicial e final na janela de desenho. O ponto do diâmetro é opcional e pode ser especificado na caixa de diálogo.
Somente as opções Passo e altura, e Revoluções e altura O ponto do diâmetro é projetado no plano (normal à linha de centro) do ponto inicial.
Especifica o diâmetro da curva helicoidal.
Especifica a altura da curva helicoidal.
Especifica o ganho de elevação para cada revolução.
Especifica o número de revoluções. O número de revoluções deve ser maior que zero, mas é possível incluir revoluções parciais (por exemplo, 1,5 revoluções). Se especificado, o número de revoluções inclui as condições de finalização.
Especifica o ângulo de conicidade, se necessário, para todos os tipos de espira exceto para o tipo Espiral.
Especifica se a curva helicoidal gira no sentido horário ou em sentido anti-horário.
Especifica as condições de finalização para o início e fim da curva helicoidal. Somente a hélice é aplainada, não o perfil da curva helicoidal.
Clique na seta para baixo para especificar Natural ou Plano para as duas extremidades da curva helicoidal. As extremidades podem ter diferentes condições de acabamento.
A distância (em graus) sobre a qual a curva helicoidal atinge a transição (normalmente em menos de uma revolução). O exemplo exibe a parte superior com um final natural e o final inferior com uma transição de um quarto de volta (90 graus) e sem ângulo de transição plana.
A distância (em graus) que a curva helicoidal é estendida após a transição sem passos (plana). Fornece uma transição desde o final da curva helicoidal de revolução até um final plano. O exemplo exibe a mesma curva helicoidal que a do valor de Ângulo de transição prévio, mas com um ângulo de transição plana em meia volta (180 graus).