Todo material tem um tipo. Em geral, você seleciona um tipo de material com base no que está tentando modelar e no quão preciso (em termos de iluminação física do mundo real) deseja que o modelo seja.
Sua seleção de um agente de renderização também afeta os materiais que é possível utilizar:
- Renderização fisicamente precisa com os agentes de renderização da Autodesk ART, Mental Ray, Iray ou Quicksilver
- Para obter uma renderização fisicamente precisa, é recomendável que você use materiais do grupo Materiais da Autodesk. Eles são materiais comumente utilizados (cerâmica, concreto, madeira de lei e assim por diante) que têm propriedades do mundo real precisas.
Os Materiais da Autodesk se baseiam no material Arquitetura e design. Arquitetura e design é um material de uso geral que também tem propriedades do mundo real e um grande número de opções.
Quando você estiver familiarizado com o agente de renderização mental ray, talvez você escolha utilizar algumas das materiais do mental ray para finalidades especiais que também estão disponíveis.
- Renderização fisicamente precisa com o agente de renderização de linhas de digitalização
- É possível utilizar o agente de renderização de linha de digitalização para criar uma iluminação precisa usando a radiosidade. Nesse caso, é recomendável usar o material Arquitetônico.
Uma alternativa quando você usa a radiosidade é configurar a cena com materiais padrão, mas aplicar a eles as características físicas com o material Substituição de iluminação avançada.
- Renderização imaginária usando o agente de renderização de Linha de digitalização
- Se a precisão física não for um problema, será possível utilizar o agente de renderização de linha de digitalização e o material Padrão junto com outros materiais não fotométricos. Eles fornecem uma ampla variedade de efeitos.