Para adicionar grupos de curva livre complexos entre tangentes e alinhamentos

Utilize as Ferramentas de layout de alinhamento para adicionar grupos de curva complexos ao seu alinhamento. Grupos de curva complexos consistem em múltiplas curvas e espirais e estão disponíveis em soluções reversas e compostas.

Grupos de curva livres complexos são definidos pelo raio de cada curva e a duração ou valor A de cada espiral. Além disso, o segundo parâmetro deve ser especificado para cada uma das duas curvas.

Para adicionar uma espiral espiral-curva-espiral-curva livre entre duas tangentes

Adicione um grupo espiral-curva-espiral-curva-espiral livre entre duas tangentes.

Quando as tangentes de anexo (1,2) são editadas, o raio da curva (3, 4) e os comprimentos da espiral (5, 6, 7) não são alterados. Os pontos de anexação e os comprimentos da curva são ajustados para acomodar as edições nas tangentes de anexação. O comprimento de qualquer espiral pode ser zero.

O grupo espiral-curva-espiral-curva-espiral (SCSCS) está localizado entre duas tangentes. O grupo é similar ao grupo espiral-curva-espiral (SCS), mas tem uma segunda curva e espiral no final do grupo.

O grupo SCSCS aceita zero como comprimento da espiral, o que permite criar um grupo de curva múltiplo com ou sem espirais. Qualquer espiral neste grupo pode ter comprimento zero. Uma espiral com comprimento zero é omitida de forma efetiva do grupo. As seguintes combinações são possíveis ao especificar zero como o comprimento da espiral: SCSCS, SCSC, CSCS, CSC, SCCS, SCC, CCS, CC.

Não é possível editar por alças o grupo SCSCS, mas é possível editar as tangentes para a qual é anexado. O ponto de intersecção (PI) das tangentes originais é mantido, fazendo com que o grupo de curva inteiro reaja às mudanças para qualquer tangente. Você pode editar parâmetros de espiral ou curva diretamente na janela Parâmetros de layout de alinhamento ou na vista Entidades de alinhamento Se uma espiral no grupo tiver um comprimento zero especificado, os parâmetros de espiral ainda serão exibidos.

  1. Clique no alinhamento. Clique em guia Alinhamentopainel ModificarEditor de geometria Pesquisa.
  2. Na barra de ferramentas Ferramentas de layout de alinhamento, clique em Espiral-curva-espiral-curva-espiral composta livre (entre duas tangentes).
  3. Selecione a tangente (a Primeira entidade) na qual você deseja adicionar o grupo de curvas.
  4. Selecione a tangente (a Próxima entidade) na qual você deseja adicionar o grupo de curvas.
  5. Especifique o comprimento ou valor A para a primeiro espiral.
    Nota: Você pode especificar o comprimento ao selecionar dois pontos no desenho. Zero é um comprimento aceitável para qualquer espiral neste grupo de curva.
  6. Especifique o raio da primeira curva ou insira D para determinar o grau de curvatura.
    Nota: Para calcular o raio ou grau de curvatura com outros parâmetros da curva conhecidos, insira ' CCALC para abrir a Calculadora de curva.
  7. Especifique o comprimento ou valor A da segundo espiral
  8. Especifique o raio da segunda curva ou insira D para especificar o grau de curvatura.
  9. Especifique o comprimento ou o valor A da terceiro espiral.
  10. Insira um segundo parâmetro para uma das curvas.

    Você pode especificar um comprimento de tangente estendido, ponto de início em uma tangente, ângulo subentendido ou ponto de passagem. Insira C para alternar a curva para a qual você irá inserir o parâmetro.

Para adicionar espiral-curva-espiral-curva-espiral-curva-espiral reversa entre duas tangentes

Adicione um grupo espiral-espiral livre reversa entre duas curvas que estão em diferentes direções.

Este grupo consiste em dois grupos espiral-curva-espiral sucessivos em direções opostas. Quando as tangentes do anexo (1, 2) são editadas, os raios da curva (4, 7) e comprimentos de espiral (3, 5, 6, 8) não são alterados. Os pontos de anexação e os comprimentos da curva são ajustados para acomodar as edições nas tangentes de anexação.

Não é possível editar por alça o grupo reverso SCSSCS, mas você pode editar as tangentes nas quais é anexado. Você pode editar parâmetros de espiral ou curva diretamente na janela Parâmetros de layout de alinhamento ou na vista Entidades de alinhamento

  1. Clique no alinhamento. Clique em guia Alinhamentopainel ModificarEditor de geometria Pesquisa.
  2. Na barra de ferramentas Ferramentas de layout de alinhamento, clique em Espiral-curva-espiral-curva-espiral reversa livre (entre duas tangentes).
  3. Selecione a tangente (a Primeira entidade) na qual você deseja adicionar o grupo de curvas.
  4. Selecione a tangente (a Próxima entidade) na qual você deseja adicionar o grupo de curvas.
  5. Especifique o comprimento ou o valor A da primeira espiral (a espiral de entrada).
    Nota: Você pode especificar o comprimento ao selecionar dois pontos no desenho.
  6. Especifique o raio para a primeira curva ou insira D para especificar o grau de curvatura.
    Nota: Para calcular o raio ou grau de curvatura com outros parâmetros da curva conhecida, insira ' CCALC para abrir a Calculadora de curva.
  7. Especifique o comprimento ou o valor A da segunda espiral (a espiral de saída).
  8. Especifique o comprimento ou o valor A da terceira espiral (a espiral de entrada)
  9. Especifique um raio para a segunda curva ou insira D para especificar o grau de curvatura.
  10. Especifique o comprimento ou o valor A para a quarta espiral (a espiral de saída).
  11. Insira um segundo parâmetro para uma das curvas.

    Você pode especificar o ponto de início em uma tangente, ângulo subentendido ou ponto de passagem. Insira C para alternar a curva para a qual você irá inserir o parâmetro.