Propriedades do tecido

As Propriedades do tecido controlam como o objeto de tecido se comporta em uma simulação de Tecido.

A interface do 3ds Max oferece algumas maneiras diferentes para definir propriedades do tecido. A definição desses valores aqui na caixa de diálogo Propriedades do objeto para tecido os aplica ao objeto globalmente. Você também pode aplicar esses valores localmente no nível de subobjeto Grupo ou no nível de subobjeto Painel.

Se você ativar Usar propriedades do painel (consulte caixa de diálogo Propriedades do objeto (tecido)), o 3ds Max desativa as configurações globais neste grupo. Configurar propriedades localmente para painéis será útil principalmente quando você estiver modelando um vestuário de vários painéis criado pelo modificador Criador de vestuário.

É possível atribuir dois conjuntos de propriedades a um único objeto de tecido: Propriedade 1 e Propriedade 2. Se ambos os conjuntos forem atribuídos, você poderá usar o grupo Atribuição de propriedade para interpolar ou animar entre os conjuntos. Consulte também Opções de tecido de alto nível.

Interface

Predefinições de grupo

Define os parâmetros de Propriedades do tecido para a predefinição escolhida na lista suspensa. Todas as predefinições internas do sistema ou que tenham sido anteriormente salvas e carregadas serão mostradas aqui.

Carregar

Carrega predefinições da sua unidade de disco rígido. Clique nesse botão e então navegue até o diretório com suas predefinições para carregá-las em Propriedades do tecido. Predefinições têm a extensão de nome de arquivo .sti.

Salvar

Salva os parâmetros de Propriedades do tecido em um arquivo a ser carregado posteriormente. Por padrão, todos os arquivos predefinidos de Tecido são salvos em sua pasta \scenes\cloth.

Curvatura U/Curvatura V

Resistência à curvatura. Quanto maior for a definição desse valor, menos o tecido poderá se curvar. Um tecido de algodão pode se curvar com mais facilidade do que o couro e, portanto, um valor 15,0 para a Curvatura U e V pode ser bom para algodão, enquanto 50,0 funcionaria bem para couro.

Por padrão, os parâmetros de Curvatura U e Curvatura V estão bloqueados juntos de forma que a alteração de um define o outro com o mesmo valor. Só será possível definir valores diferentes para os dois quando Anisotrópico estiver desativada. Recomendamos que você só faça isso para objetos do Criador de vestuário.

Esquerda: Curvatura U e V=50, simulando um material de aniagem

Direita: Curvatura U e V=2,5, simulando seda ou outros tecidos leves

Curva U B/Curva V B

Resistência à curvatura à medida que o tecido dobra. O valor padrão 0 define a resistência de dobra como constante. Uma configuração 1 torna o tecido muito resistente à curvatura como o ângulo entre triângulos se aproxima dos 180 graus. Você nunca deseja que dois triângulos adjacentes passem um pelo outro e, portanto, pode aumentar esse valor para impedir que isso aconteça.

Por padrão, os parâmetros de Curva U B e Curva V B estão bloqueados juntos de forma que a alteração de um define o outro com o mesmo valor. Só será possível definir valores diferentes para os dois quando Anisotrópico estiver desativada. Recomendamos que você só faça isso para objetos do Criador de vestuário.

Esticar U/Esticar V

Resistência ao esticamento. O valor padrão 50,0 é um valor razoável para a maioria dos tipos de tecido. Um valor maior será mais rígido, enquanto um valor menor poderá ser esticado como borracha.

Por padrão, os parâmetros de Esticar U e Esticar V são bloqueados juntos de forma que a alteração de um define o outro com o mesmo valor. Só será possível definir valores diferentes para os dois quando Anisotrópico estiver desativada. Recomendamos que você só faça isso para objetos do Criador de vestuário.

Compactar U/Compactar V

Resistência à compactação. Embora esses valores tenham como padrão 50,0, assim como seus valores Esticar de contrapartida, atribuir valores menores do que os valores de Esticar pode oferecer bons resultados, porque quando o tecido for compactado ao longo do comprimento de suas fibras, tende a apertar em vez de encolher.

Por padrão, os parâmetros de Compactar U e Compactar V são bloqueados juntos de forma que a alteração de um define o outro com o mesmo valor. Só será possível definir valores diferentes para os dois quando Anisotrópico estiver desativada. Recomendamos que você só faça isso para objetos do Criador de vestuário.

Cisalhamento

Resistência ao cisalhamento. Valores maiores resultam em tecidos mais rígidos. O Cisalhamento define o quanto os triângulos individuais podem deformar. Se você tivesse de estender as arestas do triângulo em uma linha reta, esse valor representaria o quanto essa linha poderia ser esticada. Com um valor alto, esse comprimento será somente a soma do comprimento de todos os lados . Um valor baixo permite esse comprimento seja maior do que todos os lados do triângulo. Esse comprimento dos lados esticados não é um para um. Um lado do polígono poderá esticar mais do que o outro, desde que o valor total não seja excedido.

Densidade

O peso do tecido por área de unidade (em gm/cm 2 ). Valores maiores significam tecidos mais pesados, como brim. Utilize valores menores para tecidos mais leves, como seda.

Amortecimento

Quanto maior esse valor, mais lenta será a reação do tecido. Com um valor menor, o tecido se comportará com mais elasticidade. Um tecido com mais amortecimento entrará em repouso antes de um tecido com menos amortecimento. Resultados altos de amortecimento em tecido que se comporta embora se mova por óleo. O amortecimento excessivo pode causar instabilidades de simulação.

Dica: Comece pela definição de Amortecimento como 0,01. Se a sua simulação exigir mais amortecimento, tente aumentar esse valor gradualmente.
Plasticidade

A tendência do tecido é manter sua deformação atual (ou seja, os ângulos de curvatura).

Isso é diferente de Manter a forma, que determina a extensão até a qual o tecido tende a manter sua deformação original (ou a definida pelo Estado de destino). Se você definir a Plasticidade como 100,0, o tecido não tentará alterar os ângulos entre triângulos. Se você desejar um tecido mais rígido, mas se não quiser que o tecido "infle", aumente o valor de Plasticidade.

Espessura

Define a espessura virtual de um tecido para a finalidade de detectar colisões entre tecidos. Esse valor será irrelevante se as colisões entre tecidos estiverem desativadas. Valores maiores mantêm o tecido separado por distâncias maiores. Tome cuidado para não usar valores muito grandes ou muito pequenos nesse campo. Valores muito grandes vão interferir no comportamento natural do tecido. Valores muito pequenos farão com que o simulador demore muito para calcular. Essa distância será medida em cm (centímetros) e deverá ser menor do que o tamanho dos triângulos que compõem o objeto de tecido. Uma configuração 0,0 permitirá que Tecido atribua automaticamente um valor razoável para espessura.

Esquerda: a parte superior do tecido com uma Espessura 0

Direita: Espessura 9

Repulsão

A quantidade de força usada para repelir outros objetos de tecido. Esse valor será irrelevante se as colisões entre tecidos estiverem desativadas. O simulador aplicará uma força de repulsão dimensionada por esse valor para impedir que o tecido entre em contato com outros objetos de tecido. Aumente esse valor se houver muitas colisões entre diferentes partes de tecido ou se o tecido estiver tendendo a interpenetrar.

Res. ar

Resistência ao ar. Esse valor determinará o quanto o ar afetará o tecido. Um valor maior de Resistência ao ar será útil para um tecido de entrelaçamento apertado, enquanto um valor menor será adequado a um vestuário de malha frouxa.

Din. Fric.

Fricção dinâmica entre o tecido e objetos sólidos. Um valor maior adicionará mais fricção e fará com que o tecido deslize menos em um objeto. Um valor menor que permitirá que tecido deslize com facilidade em um objeto, de forma semelhante ao comportamento da seda.

Fric. estática

Fricção estática entre o tecido e objetos sólidos. Quando o tecido estiver em uma posição estacionária, esse valor controlará sua capacidade de permanecer onde está ou de deslizar.

Auto fric.

A fricção entre o tecido e ele mesmo. É semelhante à fricção dinâmica e estática, mas se aplica a colisões entre tecidos ou à colisão do tecido com ele mesmo. Um valor maior causará mais fricção entre o tecido e ele mesmo.

Força de união

Não usado no momento e mantido somente para compatibilidade com versões mais antigas do produto anterior, chamado Stitch. Era uma intensidade de união global, mas a intensidade da união agora é definida por união no nível de subobjeto Uniões.

Escala de U

Controla quanto o tecido deverá ser encolhido ou expandido ao longo da direção U (como definido pelo Criador de vestuário). Para malhas não geradas pelo Criador de vestuário, isso aplica um dimensionamento uniforme ao tecido ao longo de ambos os eixos e o parâmetro de Escala de V é ignorado. Um valor menor do que 1 encolherá o tecido no tempo de simulação, enquanto um valor maior do que 1 o esticará.

Escala de V

Controla quanto o tecido deverá ser encolhido ou expandido ao longo da direção V (como definido pelo Criador de vestuário). Um valor menor do que 1,0 encolherá o tecido no tempo de simulação, enquanto um valor maior do que 1,0 o esticará.

Profundidade

A profundidade da colisão para o objeto de tecido. Se uma parte do tecido atingir sua profundidade dentro de um objeto de colisão, então a simulação não tentará mais empurrar o tecido para fora da malha. Esse valor é medido em unidades do 3ds Max.

Para especificar um valor de Profundidade específico do objeto de tecido, use essa configuração e não se esqueça de ativar Usar profundidade/deslocamento do tecido.

Deslocamento

A distância mantida entre o objeto de tecido e o objeto de colisão. Um valor muito baixo pode fazer com que a malha da colisão projete-se da parte inferior do tecido. Um valor muito alto faz com que o tecido pareça estar flutuando acima do objeto de colisão. Esse valor é medido em unidades do 3ds Max.

Para especificar um valor de Deslocamento específico do objeto de tecido, use essa configuração e não se esqueça de ativar Usar profundidade/deslocamento do tecido.

Segurar

A extensão até a qual o objeto de tecido adere a um objeto de colisão. Intervalo=0,0 a 99999,0. Padrão=0,0.

Você pode usar esse parâmetro para simular efeitos, como tecido molhado. Uma configuração 1,0 deve ser suficiente para manter o material padrão em uma superfície em relação a seu próprio peso.

Layer (Camada)

Indica a "ordem" correta de peças de tecido que podem entrar em contato umas com as outras. Faixa = – 100 para 100. Padrão=0.

Se suas peças de vestuário e/ou painéis estiverem corretamente orientados para começar, então a detecção de colisão entre tecidos deverá impedir que os itens se interpenetrem. No entanto, o estado inicial de uma peça de vestuário ou de um painel poderá ter alguma interpenetração que não possa ser resolvida. Por exemplo, suponha que você faça uma do revestimento com Garment Maker onde a parte frontal direita do painel deveria ficam no topo do painel frontal esquerdo. Quando costurar juntas o Garment (geralmente com A autocolisão desativado), a frente painéis irão interpenetrate, portanto, para assegurar que o painel direito está fora do painel esquerdo, você pode precisar usar as restrições ou arraste dinâmico. Camadas usando a opção nos painéis podem ajudar aqui.

Essa é a lógica das camadas: quando dois pedaços de tecido (A e B) estão no intervalo de detecção de colisão, suas camadas (camadaA e camadaB) são comparadas e as seguintes regras são aplicadas:

  • Se a camadaA ou a camadaB for 0, a função Tecido usará o método de colisão regular tecido a tecido.
  • Se layerA = layerB, tecidos utiliza o método de colisão cloth-to-cloth regular.
  • Se ABS (layerA) > ABS (layerB) e, a seguir, peça um é empurrado para o lado apropriado de B. qual lado? Se layerB > 0 e, em seguida, para o lado indicado pelo normais de face. Se layerB<0, ao lado oposto.

O sinal do valor da Camada indica qual é a "parte externa" da peça de tecido. Um sinal positivo significa "o lado que os normais de face é o exterior".

Com base em

Esse campo de texto exibe o nome da predefinição em que se baseiam os valores iniciais da Propriedade do tecido. Caso você não tenha escolhido uma predefinição, ele exibirá "padrão".

Quando você modificar alguns parâmetros e salvar uma predefinição, o 3ds Max salvará o arquivo usando o nome da última predefinição carregada.

Herdar velocidade

Quando ativado, o tecido herda a velocidade da malha no início da simulação. Isso poderá ser útil se você estiver gerando uma simulação em estágios: gerando uma simulação e então gerando outra que comece onde a primeira termina. Ativar Herdar velocidade pode ajudar a criar uma transição suave entre as duas simulações. Padrão=desativado.

Usar Molas de aresta

Ativa um método alternativo para calcular o esticamento. Quando ativado, a força de esticamento se baseia em molas ao longo de arestas de triângulo. Quando desativado, as forças de esticamento e de cisalhamento são calculadas de uma maneira mais sofisticada para refletir com mais precisão a física subjacente. Padrão=desativado.

Anisotrópico (desbloquear U,V)

Quando ativado, você pode definir valores diferentes de U e V para os parâmetros Curvatura, Curva B e Esticar. As direções de U e V são definidas pelo Criador de vestuário e não se aplicam às malhas que não sejam do Criador de vestuário, para as quais a definição de valores diferentes de U/V poderá resultar em comportamento inesperado. Padrão=desativado.

Usar profundidade/deslocamento de tecido

Quando ativado, usa os valores de Profundidade e de Deslocamento definidos em Propriedades do tecido. Quando ativado, o objeto de tecido ignora os valores de Profundidade e de Deslocamento do objeto de colisão. Padrão=desativado.

Usar fricção de obj de colisão

Quando ativado, usa a fricção do objeto de colisão para determinar a fricção. Os valores para colisão podem ser atribuídos aos objetos de tecido ou de colisão. Isso permite definir valores de fricção diferentes para cada objeto de colisão. Padrão=desativado.

Grupo Manter a forma

Essas configurações preserva a forma da malha com base nos valores de % de curvatura e % de esticar. Em operação normal, quando Cloth cria uma simulação, ele tenta "aplainar OUT" do tecido. Para permitir essas configurações, ative Usar estado de destino.

% de curvatura

Modula os ângulos de curvatura de destino para um valor entre 0,0 e os ângulos definidos pelo estado de destino. Um valor negativo inverte a ângulos. Intervalo=-100,0 a 100,0. Padrão=100,0.

% de esticar

Modula os ângulos de esticamento de destino para um valor entre 0,0 e os ângulos definidos pelo estado de destino. Faixa = 0.0 a 100,0. Padrão = 100.0.

Grupo Pressão

Um volume fechado de tecido (por exemplo, uma polimalha com base em uma esfera) pode se comportar com se estivesse cheio de gás.

Pressão

A pressão do gás que preenche a malha. Aumente esse valor para observar o efeito da pressão. Em pressões próximas a 100,0, o volume do tecido se comporta como um balão; valores menores reduzem a velocidade do efeito da gravidade. Padrão=0,0.

Amortecimento

Aumentar o valor de Amortecimento para reduzir a velocidade do efeito da força de pressão. Padrão=0,0.

Volume de trilha

Quando Volume de trilha estiver ativado, Pressão será alterado à medida que o volume do tecido for alterado. Isso modela o gás do mundo real, onde a compactação do volume aumenta a pressão e assim por diante. Padrão=desativado.

Quando Volume de trilha estiver ativado, o valor de Pressão definirá somente a pressão no início da simulação.

Fechar furos

Se houver furos na malha, ativar Fechar furos ajustará a pressão de forma que a malha se comporte como se os furos tivessem sido fechados. Padrão=desativado.