Você pode importar a geometria 3D a partir de formatos de arquivo e aplicativos suportados.
Essa funcionalidade aproveita tecnologia sofisticada para fornecer uma qualidade maior e mais consistente de importações 3D do que outras ferramentas de importação. Quando importadas para projetos e famílias, essas formas 3D adotam alguns dos comportamento das categorias do Revit atribuídas. Como resultado, as formas 3D oferecem mais inteligência no modelo que outros tipos de geometria importada.
É possível importar os seguintes formatos 3D:
Para importar a geometria 3D usando outros tipos de arquivo (como DWG ou DGN), use o procedimento Importar um arquivo CAD.
Para importar formas 3D, use o procedimento Importar uma forma 3D.
As formas 3D importadas não são famílias; no entanto, elas assumem alguns dos comportamentos das categorias atribuídas.
Se necessário, é possível posicionar conectores na forma de modo que ela possa ser usada como parte de um sistema MEP. Consulte Conectores e Sobre os conectores nas famílias.
Cada forma 3D importada é tratada como um único elemento, e a categoria se aplica a toda a forma 3D. Você não pode especificar categorias separadas para partes individuais da forma 3D. Por exemplo, se você importar uma construção como uma forma 3D e atribuir a categoria Parede, essa categoria será atribuída a toda a construção, incluindo suas paredes, pisos e telhados.
Em um projeto ou em uma família do Revit, é possível usar formas 3D importadas da seguinte maneira:
Por exemplo, é possível criar cotas com base na posição da forma 3D no modelo do Revit. Além disso, supondo que você importe uma ponte do InfraWorks como uma forma 3D para o modelo do Revit. Após cortar transversalmente a ponte para criar uma vista de corte, será possível adicionar cotas que medem de uma aresta de corte da ponte até outra referência.
Por exemplo, se você importar uma parede sólida como uma forma 3D e atribuir a categoria Parede, a forma pode definir limites para ambientes e espaços. No entanto, se você importar toda uma construção e atribuir a categoria Parede, as capacidades de delimitação de ambiente podem variar, dependendo da geometria. Verifique os resultados com cuidado.
Por exemplo, se você criar uma nova família, importar um exaustor na forma 3D e o atribuir à categoria Equipamento mecânico, será possível adicionar um conector de duto. Ao carregar a família do exaustor em um modelo, será possível conectar o exaustor a um sistema de dutos. Consulte Conectores, Sobre os conectores nas famílias e Posicionar um conector.
A categoria atribuída à forma 3D fornece algumas funcionalidades similares às do Revit para a geometria importada. No entanto, o Revit tem uma compreensão limitada da geometria importada e não é capaz de oferecer suporte completo a todos os comportamentos compatíveis para a geometria nativa do Revit. Quando a geometria importada contiver diversos objetos distintos e você os usar como descrito acima, verifique os resultados para determinar se o Revit pode oferecer suporte à geometria conforme desejado.
Se você criar uma vista de corte que inclua uma forma 3D importada, a seção exibirá a geometria com base na categoria atribuída. Se a categoria for cortável, a seção corta a forma 3D. Se a categoria não for cortável, a seção não cortará a forma. Consulte Sobre as famílias cortáveis e Sobre as famílias não cortáveis. É possível usar as arestas de corte de uma forma 3D como referências das cotas.
Não é possível editar ou revisar a forma 3D importada no Revit. Se as alterações forem necessárias, use o aplicativo de origem para alterar a geometria. No Revit, exclua a forma importada do projeto ou da família e volte a importá-la. Você precisa redefinir as cotas, snap e outros comportamentos para a forma importada no Revit.