O Character Studio utiliza vários formatos de arquivo com diferentes finalidades.
Arquivo de movimento de bípede (. bip). Salva todas as informações sobre o movimento do bípede: o tamanho e a escala do esqueleto do bípede original, passos, dados do quadro-chave incluindo rotação dos membros, o valor da gravidade ativa (GravAccel) e a animação de elementos de apoio. Os valores da mesclagem de cinemática inversa para as chaves de objeto e as configurações de Espaço de objeto também são salvas.
Você pode carregar o movimento salvo em um arquivo bip em outros bípedes com precisão. Consulte Carregar e salvar animação BIP. Também é possível utilizar o Fluxo de movimento ou o Motion Mixer para combinar movimentos gravados em vários arquivos BIP.
Arquivo de imagem (. fig). Contém os tamanhos e poses de cada parte do corpo do bípede e o tamanho geral do bípede. Utilize este arquivo para salvar e carregar uma pose do bípede no modo Figura. Consulte Salvar e carregar arquivos FIG.
Copiar arquivo (. cpy). Contém posturas, poses e trilhas copiadas usando a implementação Copiar/Colar. É possível carregar um arquivo CPY criado com um bípede em outro bípede. Consulte Copiar e colar posturas e poses e Copiar e colar trilhas.
Arquivo de Gráfico de fluxo de movimento (. mfe). Contém o gráfico do fluxo de movimento e um script do fluxo de movimento se um estava presente para o bípede quando o arquivo foi salvo. Consulte Salvar, carregar e anexar gráficos de fluxo de movimento.
Arquivo do Motion Mixer (. mix). Contém dados do clipe, trilhas e grupos de trilhas, transições entre clipes, pesos de trilha/clipe e informações sobre escala, cortes e flambagem de tempo para clipes editados. Consulte Implementação Mixer e Exportar animação ao bípede.
Arquivo Physique (. phy). Contém informações sobre os tamanhos de envelopes e espessuras de vértices definidos com o modificador Physique. Os dados são comuns a todos os objetos que compartilham esta instância do modificador Physique. Você pode recarregar um arquivo PHY, seja para restaurar os dados que pertencem a uma determinada pele ou parte de pele, ou para transferir o Physique de uma pele (ou uma parte dela) para uma outra pele. Consulte Salvar e carregar dados do Physique.
Arquivo de etapas (. stp). Contém dados de passos. Diferente de um arquivo BIP, ele não salva as chaves para os pés ou o corpo superior: Após carregar um arquivo STP, o bípede pode gerar chaves com base no padrão dos passos. Consulte Carregar e salvar arquivos STP.
Arquivos STP são arquivos ASCII, um propósito desse formato é permitir que os desenvolvedores escrevam programas que possam gerar arquivos STP.
O ™ formato de dados hierárquicos BioVision (. bvh). Armazena dados do esqueleto, bem como dados sobre a rotação de membros/juntas. Normalmente, os arquivos BVH são obtidos com um hardware de captura de movimento que registra os movimentos de um artista humano.
O BVH é um formato padrão da indústria.
Character Studio Formato de marcador (. csm). Esse é um formato ASCII (texto) que usa marcadores de posições em vez de dados de rotação de membros.
Quando você importa um arquivo de marcador de posição “raw”, os dados sobre posição são armazenados no buffer de captura de movimento. O 3ds Max utiliza os dados do marcador para posicionar um bípede calculando os dados de rotação do membro.
Arquivo Marker Name Map (. mnm). Não é um formato de captura de movimento por si só, mas um formato de arquivo do Character Studio que mapeia nomes personalizados em CSM, BVH ou importando arquivos TRC para a lista padrão de nomes de marcadores de bípedes convencionais.
(. trc) Pode conter dados de movimento do corpo e da face. O TRC é um formato de geometria que você pode importar para o 3ds Max: Consulte Importar arquivos TRC para obter mais informações. Para aplicar dados TRC a um bípede, use o utilitário MACUtilities para converter o formato TRC em um arquivo CSM.
O formato TRC foi desenvolvido pela Motion Analysis Corporation.