As luzes fotométricas usam valores fotométricos (energia da luz) que permitem definir com maior precisão as luzes como seriam no mundo real. Você pode criar luzes com várias características de distribuição e de cor ou importar arquivos fotométricos específicos disponíveis a partir dos fabricantes de iluminação.
Quando você cria luzes a partir do painel Criar, as luzes fotométricas aparecem como padrão.
Você pode escolher como uma luz fotométrica é distribuída. Isto pode modelar como a luz é gerada e como é montada. Há quatro opções:
A lista suspensa que permite selecionar o tipo de distribuição aparece na implementação Parâmetros gerais para luzes fotométricas. Nas viewports, a distribuição Uniforme é representada por uma pequena esfera (a posição da esfera indica se a distribuição é Esférica ou Hemisférica), a distribuição de Foco de Luz é representada por um cone e a distribuição em Teia é representada em forma de uma teia.
Enquanto a sua escolha de distribuição afeta como a luz é dispersa ao longo da cena, a forma da luz afeta a maneira como os objetos projetam sombras. Esta configuração é uma escolha independente. Em geral, áreas maiores projetam sombras mais suaves. Existem seis opções:
Os objetos projetam sombras como se a luz fosse emitida a partir de um único ponto geométrico, como uma lâmpada a nu.
Os objetos projetam sombras como se a luz fosse emitida a partir de uma linha, como um tubo fluorescente.
Os objetos projetam sombras como se a luz fosse emitida a partir de uma área retangular, como uma claraboia.
Os objetos projetam sombras como se a luz fosse emitida a partir de um disco, como uma vigia circular.
Os objetos projetam sombras como se a luz fosse emitida a partir de uma esfera, como um acessório de iluminação globular.
Os objetos projetam sombras como se a luz fosse emitida a partir de um cilindro, como um acessório de iluminação tubular.
Você seleciona a forma da luz na implementação Sombras de forma/área.
Antes do 3ds Max 2009, existem diversos tipos de luz fotométrica, com base na forma da luz para cálculo de sombras. Existem agora apenas dois tipos de luz fotométrica, Alvo e Livre, e você seleciona a forma para a projeção da sombra independentemente do tipo de luz.
Quando você abre uma cena criada em uma versão anterior do 3ds Max, as luzes fotométricas da cena são convertidas para o seu equivalente no novo esquema. Por exemplo, uma Luz Linear Alvo com distribuição Isotérmica se torna uma Luz Alvo com Sombras em linha e distribuição Esférica Uniforme. Não são perdidas nenhumas informações e a luz se comporta como nas versões anteriores.