A bússola é um guia que você pode utilizar durante o layout de rede de pressão para inserir o próximo componente de rede de pressão. A bússola aparece como um círculo e as marcas do marcador depois do primeiro segmento de tubulação são desenhadas. As marcas do marcador mostram os ângulos que podem ser estabelecidos com os cotovelos disponíveis ou os ângulos de deflexão permissíveis.
Quando o comando Tubulações e cotovelos estiver ativo, a bússola exibirá os ângulos e cotovelos na lista de peças que coincida o tamanho de peça selecionado e o material.
Por exemplo, na ilustração abaixo, a bússola mostra que cotovelos de 11,25, 22,5 e 90 graus estão disponíveis. Isto significa que, para o tamanho de tubulação e material selecionados, também há cotovelos de 11.25, 22.5 e 90 graus definidas para este mesmo material e diâmetro nominal na lista de peças.
A bússola restringe suas seleções para estes ângulos disponíveis. O ângulo ao qual seu cursor estiver mais próximo quando você clicar para estabelecer o próximo ponto na rede de pressão será encaixado. Por exemplo, um cotovelo de 22.5 graus será inserido no desenho se o dispositivo apontador for clicado na posição atual.
Quando o comando Somente tubulações estiver ativo, a bússola exibirá os ângulos de deflexão permissíveis para o tamanho de peça e material selecionados.
A deflexão permissível para a tubulação mostrada na ilustração a seguir é de 2 graus.
Se você selecionar um tamanho de peça e material diferentes durante o layout, as marcas do marcador da bússola serão atualizadas para exibir os ângulos dos cotovelos ou os ângulos de deflexão permissíveis para o tamanho de peça e o material.
Você pode ajustar as configurações da bússola no painel da faixa de opções Bússola, inclusive desativá-las ou ativá-las, na faixa de opções Layout de planta de rede de pressão.
Para utilizar a bússola