Utilize a opção Somente tubulações quando você deseja efetuar o layout de uma rede de pressão sem inserir cotovelos quando a direção da rede de pressão muda. Esta opção pode ser utilizada para criar a deflexão para peças de rede de pressão com ângulos de deflexão permissíveis. Você também pode usar curvas para representar o tubulação curva flexível ou flexionada, tubulação não flexível.
- Na guia Prospector do Toolspace, clique com o botão direito do mouse em
Redes pressurizadas e selecione Criar rede de tubulação pressurizada por layout.
- Utilize a caixa de diálogo Criar rede de pressão para especificar o nome da rede de pressão, a lista de peças, objetos de referência, camadas e estilos de legenda.
- Clique em OK para exibir a faixa de opções Layout de planta da rede de pressão.
Clique em Somente tubulações
. Você será solicitado na linha de comando a especificar o primeiro ponto ou inserir uma elevação.
Nota: Se você especificar uma superfície de referência e um valor de cobertura , então as elevações de superfície e o valor da cobertura são utilizados para estabelecer as elevações da rede de pressão durante o layout da rede de pressão. Você também pode inserir uma elevação para o ponto inicial (a elevação do primeiro ponto especificado), que irá substituir a elevação determinada pela superfície de referência e cobertura. Isto pode ser útil quando um projeto estiver conectado à uma rede existente com uma elevação conhecida.
- No painel Configurações de rede na faixa de opções, verifique se a superfície de referência desejada está selecionada e se o valor de cobertura é definido como o valor necessário para seu projeto.
- No painel Layout na faixa de opções, especifique o tamanho e material para as tubulações da rede de pressão.
- Comece selecionando pontos no desenho. Desenhe segmentos retos para inserir segmentos de tubulação retos ou insira C para Curva para desenhar um segmento curvado. Para obter mais informações, consulte Como inserir segmentos curvados da rede de pressão.
Após selecionar dois pontos para inserir a primeira tubulação de pressão, a bússola é exibida e mostra os ângulos de deflexão permissíveis no qual é possível inserir a próxima tubulação (com base na deflexão permissível definida na lista de peças para o tamanho da tubulação e material selecionados).
A deflexão permissível para a tubulação de pressão mostrada na ilustração a seguir é de 2 graus.
- Para inserir a próxima tubulação de pressão em um ângulo flexionado, mova o cursor até o comprimento desejado e para que o ângulo seja alinhado para perto de um dos ângulos na bússola. O ângulo de deflexão mais próximo à localização do clique é forçado e a peça é inserida.
Nota: Durante o layout, ou ao utilizar a alça
Continuar layout, uma única tubulação de pressão é criada quando múltiplos segmentos conectados são desenhados em uma linha reta sem alterações direcionais horizontais ou verticais.
- Continue desenhando a rede de pressão e pressione Enter para finalizar o comando.