Para criar uma rede pressurizada com base em peças que contenha tubulações e cotovelos

Utilize a opção Tubulações e cotovelos quando você deseja efetuar o layout de uma rede de pressão sem inserir cotovelos quando a direção da rede de pressão muda. Você também pode usar curvas para representar o tubulação curva flexível ou flexionada, tubulação não flexível.

Os ângulos de cotovelo são medidos em relação à direção da última tubulação desenhada.

  1. Na guia Prospector do Toolspace, clique com o botão direito do mouse em Redes pressurizadas e selecione Criar rede de tubulação pressurizada por layout.
  2. Utilize a caixa de diálogo Criar rede de pressão para especificar o nome da rede de pressão, a lista de peças, objetos de referência, camadas e estilos de legenda.
  3. Clique em OK para exibir a faixa de opções Layout de planta da rede de pressão.

    A opção Tubulações e cotovelos é selecionada por padrão. Você será solicitado na linha de comando a especificar o primeiro ponto ou inserir uma elevação.
    Nota: Se você especificar uma superfície de referência e um valor de cobertura , então as elevações de superfície e o valor da cobertura são utilizados para estabelecer as elevações da rede de pressão durante o layout da rede de pressão. Você também pode inserir uma elevação para o ponto inicial (a elevação do primeiro ponto especificado), que irá substituir a elevação determinada pela superfície de referência e cobertura. Isto pode ser útil quando um projeto estiver conectado à uma rede existente com uma elevação conhecida.
  4. No painel Configurações de rede na faixa de opções, verifique se a superfície de referência desejada está selecionada e se o valor de cobertura é definido como o valor necessário para seu projeto.
  5. No painel Layout na faixa de opções, especifique o tamanho e material para as tubulações de pressão. As tubulações e os cotovelos compartilharão o mesmo material e diâmetro nominal.
  6. Comece selecionando pontos no desenho. Desenhe segmentos retos para inserir segmentos de tubulação retos ou insira C para Curva para desenhar um segmento curvado. Para obter mais informações, consulte Como inserir segmentos curvados da rede de pressão.

    Depois que você seleciona dois pontos para inserir a primeira tubulação de pressão, a bússola é aberta e exibe os ângulos de cotovelos na lista de peças que coincidem com o tamanho e material selecionados.

    Por exemplo, na ilustração abaixo, a bússola mostra que cotovelos de 11,25, 22,5 e 90 graus estão disponíveis. Um cotovelo com 22.5 graus será inserido no desenho se o dispositivo apontador for clicado na posição atual.

  7. Para inserir um cotovelo, clique em um ângulo próximo aos ângulos na bússola. O ângulo de deflexão mais próximo à localização do clique tem o snap efetuado e inserido.
    Nota: Durante o layout, ou ao utilizar a alça Continuar layout, uma única tubulação de pressão é criada quando múltiplos segmentos conectados são desenhados em uma linha reta sem alterações direcionais horizontais ou verticais.
  8. Continue desenhando a rede de pressão e pressione Enter para finalizar o comando.