Sobre a criação de redes pressurizadas com base em peças

Use comandos específicos com base em peças para modificar redes pressurizadas com base em peças no desenho.

O processo de criação de rede de pressão

Para criar uma rede pressurizada com base em peças na vista da planta, é necessário especificar as configurações padrão na caixa de diálogo Criar rede de tubulação pressurizada e usar as ferramentas contidas na faixa de opções Layout da planta da rede pressurizada para definir o layout da rede pressurizada com base em peças. O layout pode ser feito em segmentos desconectados, que podem ser conectados posteriormente ao inserir peças, ou como segmentos contínuos.

Dicas de layout

O processo de layout deve incluir conectar a uma peça existente. Quando o cursor está perto de uma peça existente com uma conexão livre, um glifo pequeno aparece para indicar o potencial para conectar as duas peças. Quando clicar no desenho para inserir uma peça quando este glifo é exibido, uma conexão é criada.

Nota: Essa dica também aparece quando uma peça que faz parte de uma rede pressurizada com base em peças é editada com as alças. O glifo indica uma conexão potencial, mas não necessariamente uma correta. Por exemplo, uma verificação de validação subsequente pode identificar uma incompatibilidade de diâmetro ou problema de deflexão nesta conexão.
Nota: Você pode desejar desativar snaps de objetos ao trabalhar com determinados comandos de rede de pressão. Por exemplo, ao utilizar o comando Quebrar tubulação, o snap ao objeto de extremidade irá efetuar o snap no ponto de seleção até a extremidade da tubulação ao invés de permiti-lo selecionar um ponto ao longo do segmento de tubulação.

Adição de cotovelos ou deflexões para controlar a direção da rede pressurizada com base em peças

As duas opções de layout principais na vista da planta: Tubulações e cotovelos e Tubulações somente.

A opção Tubulações e cotovelos é selecionada por padrão quando o processo de layout é iniciado. Se você usar a opção Tubulações e cotovelos, serão inseridos cotovelos quando houver uma mudança de direção no caminho da rede pressurizada com base em peças. Se usar a opção Somente tubulação, você poderá inserir tubulações desviadas para criar mudanças de direção no caminho da rede pressurizada com base em peças.

A bússola, que é exibida durante a definição do layout da rede pressurizada com base em peças na vista da planta, mostra que ângulos de cotovelo (para a opção Tubulações e cotovelos) ou ângulos de deflexão (para a opção Somente tubulação) podem ser utilizados para o material e o tamanho de tubulação atualmente selecionados.

Nota: Se não há cotovelos que coincidam com o tipo de tubulação selecionado na lista de peças atual, ou se a deflexão não é permitida para a peça selecionada no momento, a bússola não exibe qualquer marcação de ângulo.

Desenho de segmentos curvos em redes pressurizadas com base em peças

Ambas opções Tubulações e cotovelos e Tubulações somente podem criar segmentos curvados.

Um segmento curvado pode representar uma tubulação flexível (quando a peça de tubulação de pressão tem um Raio de flexão mínimo maior do que zero), ou pode representar uma série de tubulações rígidas e retas (quando a peça de tubulação de pressão tem um Raio de flexão mínimo de zero).

Estabelecimento de informações de elevação para redes pressurizadas com base em peças

Durante a definição do layout na vista da planta, são estabelecidas as informações de elevação iniciais da rede pressurizada com base em peças. Elevações são estabelecidas nos pontos de início e fim (para tubulações de pressão) ou pontos de inserção (para acessórios e equipamentos).

Durante o layout da planta, é possível estabelecer a informação de elevação das seguintes formas:

Após definir o layout da rede pressurizada com base em peças na vista da planta, você poderá atribuir e editar informações de elevação de peças nas caixas de diálogo Propriedades da tubulação pressurizada, Propriedades do acessório e Propriedades do equipamento.

Após as informações de inicial serem estabelecidas, é possível efetuar o ajuste fino das informações de elevação no gráfico do perfil longitudinal. Para obter mais informações, consulte Sobre como trabalhar com redes de pressão no gráfico do perfil longitudinal.

Estabelecimento informações de estaca e deslocamento para a rede de pressão

Se deseja atribuir informações de estaca e deslocamento para a rede de pressão para propósitos de legendas, é possível atribuir um alinhamento de referência para a rede de pressão. Você pode especificar o alinhamento de referência na caixa de diálogo Criar redes de tubulação de pressão, ou na guia da faixa de opções Layout de planta de rede de pressão.
Nota: Isso não é o mesmo que criar um alinhamento a partir da rede de pressão; no entanto, se criar um alinhamento a partir da rede de pressão, é possível subsequentemente atribuir aquele alinhamento como o alinhamento de referência da rede de pressão.

Adicionando tubulações, acessórios e equipamentos na vista da planta

Acessórios e equipamentos podem ser inseridos na vista da planta usando as opções Adicionar acessório e Adicionar equipamentos.

Não há uma opção específica para Adicionar tubulação em uma vista de planta. Tubulações podem ser adicionadas ao reiniciar a opção Tubulações e cotovelos ou Tubulações somente, ou usando a alça Continuar Layout.