Use comandos específicos com base em peças para modificar redes pressurizadas com base em peças no desenho.
Para criar uma rede pressurizada com base em peças na vista da planta, é necessário especificar as configurações padrão na caixa de diálogo Criar rede de tubulação pressurizada e usar as ferramentas contidas na faixa de opções Layout da planta da rede pressurizada para definir o layout da rede pressurizada com base em peças. O layout pode ser feito em segmentos desconectados, que podem ser conectados posteriormente ao inserir peças, ou como segmentos contínuos.
O processo de layout deve incluir conectar a uma peça existente. Quando o cursor está perto de uma peça existente com uma conexão livre, um glifo pequeno aparece para indicar o potencial para conectar as duas peças. Quando clicar no desenho para inserir uma peça quando este glifo é exibido, uma conexão é criada.
As duas opções de layout principais na vista da planta: Tubulações e cotovelos e Tubulações somente.
A opção Tubulações e cotovelos é selecionada por padrão quando o processo de layout é iniciado. Se você usar a opção Tubulações e cotovelos, serão inseridos cotovelos quando houver uma mudança de direção no caminho da rede pressurizada com base em peças. Se usar a opção Somente tubulação, você poderá inserir tubulações desviadas para criar mudanças de direção no caminho da rede pressurizada com base em peças.
A bússola, que é exibida durante a definição do layout da rede pressurizada com base em peças na vista da planta, mostra que ângulos de cotovelo (para a opção Tubulações e cotovelos) ou ângulos de deflexão (para a opção Somente tubulação) podem ser utilizados para o material e o tamanho de tubulação atualmente selecionados.
Ambas opções Tubulações e cotovelos e Tubulações somente podem criar segmentos curvados.
Um segmento curvado pode representar uma tubulação flexível (quando a peça de tubulação de pressão tem um Raio de flexão mínimo maior do que zero), ou pode representar uma série de tubulações rígidas e retas (quando a peça de tubulação de pressão tem um Raio de flexão mínimo de zero).
Durante a definição do layout na vista da planta, são estabelecidas as informações de elevação iniciais da rede pressurizada com base em peças. Elevações são estabelecidas nos pontos de início e fim (para tubulações de pressão) ou pontos de inserção (para acessórios e equipamentos).
Durante o layout da planta, é possível estabelecer a informação de elevação das seguintes formas:
Após definir o layout da rede pressurizada com base em peças na vista da planta, você poderá atribuir e editar informações de elevação de peças nas caixas de diálogo Propriedades da tubulação pressurizada, Propriedades do acessório e Propriedades do equipamento.
Após as informações de inicial serem estabelecidas, é possível efetuar o ajuste fino das informações de elevação no gráfico do perfil longitudinal. Para obter mais informações, consulte Sobre como trabalhar com redes de pressão no gráfico do perfil longitudinal.
Acessórios e equipamentos podem ser inseridos na vista da planta usando as opções Adicionar acessório e Adicionar equipamentos.
Não há uma opção específica para Adicionar tubulação em uma vista de planta. Tubulações podem ser adicionadas ao reiniciar a opção Tubulações e cotovelos ou Tubulações somente, ou usando a alça Continuar Layout.