Sobre pontos de rota

Os pontos de rota são criados entre a geometria do modelo selecionada quando é gerada uma região de rota automática ou quando são criados manualmente em esboço segmentos de rota. Podem ser criados em geometria existente ou no espaço 3D usando métodos interativos ou entradas de coordenadas exatas. Os pontos de rotação são pontos de esboço 3D, assim os pontos de trabalho que são criados antes do roteamento podem ser apanhados usando o comando Rota.

Quando é preenchida uma rota, cada ponto de rota normalmente está associado a um acessório a não ser que seja uma extremidade livre em rotas rígidas ou um ponto de rota de controle em rotas de mangueira. Se um estilo de mangueira não define um acessório inicial ou um acessório de final , o ponto de rota terminal apropriado estará nu sem um acessório.

Quando é inserido um acessório no segmento de rota, é criado automaticamente um ponto de rota subjacente. O ponto de rota compartilhado é em realidade um ponto de rota de esboço. Divide o segmento de rota em dois segmentos.

Representação dos pontos de rota durante a seleção

Durante o processo de definição de pontos de rota para uma rota usando a ferramenta de Rota ortogonal 3D aparecem símbolos e cores diferentes. Quando coloca o cursor sobre a ferramenta:

Nomes dos pontos de rota no navegador Modelo

O navegador Modelo mostra todos os pontos de rota, por padrão, Ponto de rota <n>, onde <n> é um número que é incrementado automaticamente. Comparados com os pontos de rota de esboço únicos, os segmentos de rota automática normalmente contêm uma série de pontos de rota contínuos que são exibidos identados no nó do navegador de rota automática.

Os nomes das regiões de rota automática e os pontos de rota identados devem ser exclusivos. Da mesma forma que os pontos de trabalho no Autodesk Inventor, é possível alterar os nomes dos pontos de rota no navegador Modelo usando a função clássica de edição dos sistemas operacionais Microsoft Windows para torná-los mais descritivos.

Diferenças entre os pontos de rota automática e os pontos de rota de esboço em uma rota rígida

Se o segmento de rota de esboço não estiver completamente restringido, os pontos de rota podem atualizar dinamicamente uma nova posição. No entanto, os pontos de rota não podem ser adicionados nem removidos durante as atualizações dinâmicas. Os pontos de rota devem ser inseridos ou excluídos manualmente.

Os pontos de rota automática sempre são ajustados dinamicamente à medida que são executadas alterações na montagem. Quando for selecionado geometria subjacente ou pontos de trabalho para pontos terminais de rota, a rota conserva a associação com estes pontos. Se a geometria do modelo alterar, o sistema recalcula automaticamente as soluções de rota automática disponíveis. Quando os pontos de rota automática são convertidos em pontos de rota de esboço, eles funcionam da mesma maneira.

Pontos de rota compartilhados

Os pontos de rota conectam vários segmentos de esboço contínuos para formar uma rota. Um ponto de rota pode ser compartilhado entre uma região de rota automática e um segmento de rota de esboço. As alterações nos pontos de rota compartilhados podem ter consequências nos segmentos adjacentes.

Edição de pontos de rota

Na guia Rota e no menu de contexto estão disponíveis diversas opções de edição para pontos de rota, segundo o mecanismo de criação de rotas empregado e o tipo de rota. Por exemplo, as opções de edição para os pontos de rota terminais são diferentes das opções para os pontos de rota intermediários; e os pontos de rota de mangueira dispõem de um conjunto de comandos de edição diferente do dos pontos de rota rígidos.

Tipos de rota

Opções de edição disponíveis para o ponto de rota

rotas de tubulações rígidas e tubos curvos

É possível inserir pontos de rota interiores em rotas automáticas ou segmentos de rota de esboço, continuar o roteamento final livre usando a adição de pontos de rota a rotas concluídas e alterar o nome de pontos de rota usando a lenta função de edição dos sistemas operacionais Microsoft Windows.

Somente para as regiões de rota automática:

  • Realoque dinamicamente os pontos intermediários de roteamento automático nos acessórios de acoplamento padrão usando os comandos Editar posição e Mover nós.
  • Realoque dinamicamente os segmentos de roteamento em uma face plana usando o comando Mover segmento.

Somente para os rotas de esboço e os pontos de rota inseridos manualmente em segmentos de rota automática:

  • Redefina os pontos de roteamento usando o comando Mover/Girar 3D.
  • Crie pontos de rota usando as ferramentas Vergadura personalizada, controle angular da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, Referência de ponto, Referência de rotação e Inserir distância.
  • Exclua os pontos de rota que não estão associados a nenhum acessório de direção .

Rotas de mangueira

  • Crie pontos de rota usando controle angular da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, as ferramentas Referência de ponto, Referência de rotação e Inserir distância.
  • Insira pontos de rota interiores em segmentos de mangueira flexível.
  • Continue o roteamento final livre onde a rota de mangueira não contém acessório de início e de final ou só um acessório.
  • Exclua os pontos de rota intermediários.
  • Altere o nome dos pontos de rota.
  • Realoque os pontos de roteamento usando os comandos Desloque e Mover/Girar 3D.
Nota: Ainda que os pontos de rota de mangueira sejam definidos manualmente durante a criação da rota, são completamente diferentes dos de rotas rígidas de esboço. Quando é adicionado, realocado ou excluído um ponto de rota de mangueira, a rota é automaticamente recalculada para refletir a alteração.

Rotas derivadas

  • Adicionar ou excluir geometria.
  • Editar o esboço base
  • Mostrar e editar as violações.
  • Interromper o vínculo entre a rota derivada e o esboço base.
Nota: As rotas derivadas estão associadas a esboços base subjacentes. Quando o vínculo é Interrompido, eles dispõem das mesmas opções de edição que as rotas automáticas.

Definição dos pontos de trabalho fixos

Os graus de liberdade dos pontos de trabalho fixos são excluídos para que as alterações na geometria do modelo não afetem a sua posição. Utilize o comando Ponto de trabalho fixo para definir um ponto de trabalho fixo em espaço 3D. A rota poderá utilizá-lo durante a criação para a frente ou edições posteriores.

Para criar um ponto de trabalho fixo, ative o ambiente de rota. Clique o comando Ponto de trabalho fixo da guia Rota, selecione um vértice, um ponto de trabalho ou a interseção das faces e as arestas da peça e, se desejar, utilize o comando Mover/Girar 3D para determinar a posição.

Nota:
  • Equivale a aplicar o comando Ponto de trabalho ao ambiente da montagem e, a seguir, definir o ponto de trabalho como Fixo.
  • Para obter uma descrição detalhada das opções de edição dos pontos de trabalho fixos, consulte Saber mais sobre os pontos de trabalho.