Sobre rotas derivadas e esboços de base em tubos e tubulações

Uma rota derivada é criada tomando como base um esboço 3D na montagem. Pode ser criado um esboço base tomando como base a geometria de qualquer peça que exista em uma montagem regular do Autodesk Inventor ou uma montagem de trechos de tubos e tubulações. Deve estar fora de qualquer rota. Ao utilizar esboços 3D para criar rotas derivadas, as rotas resultantes contêm exatamente a mesma geometria que a selecionada do esboço base.

Os esboços 3D podem estar fora de uma peça, por exemplo, você pode desejar criar linhas de esboço separadas que só sejam paralelas ou perpendiculares à geometria da peça. Para utilizar a geometria de uma peça, aplique restrições a um esboço base entre os elementos de esboço e a geometria da peça. As restrições 3D, como Paralelo e Perpendicular, são significativas para os sistemas de projeto de tubos e tubulações ortogonais. Entre os esboços base válidos estão:

Fluxo de trabalho geral para criar rotas derivadas

  1. Utilize os esboços 3D existentes ou crie um esboço base novo com base na geometria útil na montagem para projeto de tubos e tubulações. Verifique que o esboço base não seja utilizado em nenhuma rota.
  2. Crie a rota derivada inicial.
  3. Edite o esboço base no ambiente de esboço 3D para atualizar automaticamente os elementos de esboço selecionados ou permitir elementos de esboço novos até que seja Interrompido o vínculo entre eles.
  4. Adicione ou remova elementos de esboço do esboço base.
  5. Preencha a rota derivada e, a seguir, altere a rota com componentes conforme necessário.

Que elementos de esboço são seleções válidas para as rotas derivadas?

Só é possível selecionar elementos de esboço em um único esboço base. É possível selecionar linhas e arcos de esboço em um esboço base para criar rotas derivadas. As emendas não constituem uma seleção válida.

Utilize o menu de contexto para selecionar entre único, cadeia e esboço completo:

Relação entre uma rota derivada e o esboço base

As rotas derivadas estão vinculadas por padrão com os esboços base associados. Inclua uma nova geometria no esboço base e, a seguir, selecione novos elementos de esboço para a rota derivada. A geometria adicionada ao esboço base não é adicionada automaticamente à rota derivada. Para adicioná-la, deve editar a rota derivada e selecionar a geometria.

As seguintes alterações no esboço base atualizam automaticamente a rota derivada:

Para alterar uma rota derivada ou o esboço base de maneira independente, quebre o vínculo entre eles.

Diferenças entre uma rota derivada e uma rota normal

Um ícone de rota concreto no navegador de modelo indica uma rota derivada. São diferenciados nos seguintes aspectos:

  • Os estilos de tubos e tubulações disponíveis são diferentes. Os rotas normais podem usar qualquer estilo de tubulação rígido, tubo curvo ou mangueira flexível, mas não é possível criar rotas derivadas utilizando os estilos de mangueira flexível.
  • Ao editar geometria no esboço base que está selecionada na rota derivada, a rota derivada é atualizada automaticamente até que é Interrompido o vínculo entre eles.

Quando o vínculo entre uma rota derivada e o esboço base é Interrompido, a rota derivada é convertida em uma rota normal e o ícone de rota do navegador de modelo altera.

Resposta das rotas derivadas às atualizações adiadas de tubos e tubulações

Ao editar uma rota derivada que está definida para adiar atualizações, só é atualizado automaticamente o esboço de rota derivada. A rota derivada não é preenchida novamente automaticamente quando estão ativadas as atualizações adiadas de tubos e tubulações. Uma rota derivada recém criada e preenchida sempre é aberta por padrão como cheia. É possível adiar as atualizações automáticas para rotas derivadas novas. Ao editar uma rota derivada adiada, só o esboço de rota derivada é atualizado automaticamente. A rota derivada não preenchida novamente até que sejam ativadas as atualizações automáticas.

Razão pela qual são requeridos ajustes manuais para completar uma rota derivada

Quando existem violações do comprimento de segmento máximo ou mínimo, ou do raio da vergadura mínimo do estilo, é possível fazer o seguinte para corrigir a violação:

Quando uma rota derivada está preenchida, só as peças de conduíte , os acoplamentos e os cotovelos são gerados e inseridos automaticamente utilizando peças de biblioteca especificadas do Centro de conteúdo do Autodesk Inventor. Nos pontos de ramificação do esboço, especialmente onde é requerido uma cruz ou um T, ou onde a seleção de geometria não é contínua, os segmentos de tubulação podem ser sobrepostos ou afastar um do outro. Nestes casos deve ser inserido o acessório correto e executado os ajustes necessários ao comprimento do segmento de tubulação para conseguir a inserção correta e finalizar a rota. Para conseguir a inserção correta, você pode:

Nota: Uma rota derivada não é possível atuar como um componente livre durante a conexão de acessório antes de interromper o vínculo.

Ruptura do vínculo entre uma rota derivada e o esboço base

Por padrão, as rotas derivas estão vinculadas ao esboço base. Uma vez Interrompido o vínculo: