Assim como telhados, os pisos e forros podem consistir de múltiplas camadas horizontais, as paredes podem consistir de mais de uma camada ou região vertical. É possível utilizar diversas ferramentas para modificar a estrutura de paredes compostas na vertical. É possível adicionar, excluir ou modificar camadas e regiões individuais, ou adicionar extrusões por percurso e frisos para personalizar o tipo da parede.
Parede de sete camadas exibida em uma vista de plana
Camadas de parede
Use a caixa de diálogo Editar montagem para definir as propriedades de cada camada da parede. As propriedades de cada camada da parede são as seguintes:
- Função – Define as funções de camadas (por exemplo, Estrutura, Substrato e Acabamento) e determina como as camadas de elementos compostos serão unidas com os elementos compostos adjacentes. Consulte Sobre como aplicar uma função a uma camada de estrutura composta.
- Prioridade – Define a prioridade de união das camadas para cada elemento.
- Material – O material atribuído é usado para gráficos e análises. Consulte Sobre os materiais na geometria composta.
- Espessura – Define a espessura de um nível. As camadas atribuídas a uma função de membrana podem ter espessura igual a 0.
- Coberturas – Controla se uma camada será ajustada em extremidades de parede ou em inserções de parede (portas e janelas). Consulte Sobre o revestimento de camada.
- Material estrutural – É possível definir uma camada entre os limites do núcleo da parede como Material estrutural. O ativo físico do material atribuído a essa camada é usado no modelo analítico estrutural. As camadas fora dos limites do núcleo da parede não podem ser atribuídas como um material estrutural.
- Variável – É possível definir uma camada de uma parede composta como variável. As paredes com somente uma camada ainda podem ser definidas como uma variável. Quando você faz isso, é ativada a escolha de Com conicidade, além de Vertical e inclinada, para o parâmetro de instância Seção transversal de uma parede. Nas propriedades de tipo de parede, defina os ângulos padrão (na vertical) desejados para a face interna e externa do tipo de parede com conicidade. O ângulo será aplicado à camada variável da parede. Todas as camadas exceto a camada variável terão espessura constante. Consulte Propriedades de tipo de paredes.
Se uma camada de espessura variável for definida, não será possível alterar a estrutura vertical da parede composta. As ferramentas para Dividir, Mesclar e Atribuir camadas serão desativadas. Consulte Modificar paredes compostas.
Nota: Ao usar os fluxos de trabalho do monitor de cópia, a configuração da variável de uma camada de parede não será alterada se a configuração da variável for alterada no arquivo vinculado após a cópia da parede ter sido monitorada. Nesse caso, o tipo de parede precisa ser alterado manualmente ou é necessário transferir padrões de projeto do arquivo vinculado.
Linhas de camadas: corresponde a camadas ou regiões da parede
Uma camada é atribuída a uma linha. Ela tem uma espessura constante e estende a altura da parede. Você pode alterar sua espessura e a linha atribuída à mesma. Também é possível atribuir um material a cada camada.
Camada de parede: espessura constante e estende a altura da parede.
Regiões de parede
Uma região é qualquer forma na parede que não atende ao critério de uma camada. As regiões podem ter espessura constante ou variável. Em uma linha atribuída à uma região, se a região tem uma espessura constante, um valor numérico aparece para ela. Se a região tiver uma espessura variável, então o valor é variável. Você não pode alterar a espessura da região na linha à qual está atribuída. Observe que o valor da espessura aparece sombreado, indicando que está indisponível para modificação. Você somente pode alterar sua espessura e altura de forma gráfica no painel de visualização.
Regiões: camada de acabamento da parede dividida em regiões.
Núcleo da parede
As camadas de parede posicionadas entre as linhas do “limite do núcleo” na caixa de diálogo Editar montagem definem o “Núcleo” da parede. A definição do núcleo da parede é usada quando a linha central do núcleo ou as faces do núcleo são usadas para estabelecer a linha de localização da parede. Consulte Sobre a linha de localização da parede.
Como a espessura núcleo pode variar em paredes verticalmente compostas, a linha central núcleo e as linhas de localização de face núcleo são determinadas pela espessura núcleo na parte inferior da parede. Por exemplo, se o núcleo da parede é mais espesso na parte superior do que na parte inferior, e você especifica a linha de localização como a Linha central núcleo, a linha central do núcleo é medida entre os limites núcleo na parte inferior.
Ao cotar, a linha de centro do núcleo da parede e as faces do núcleo da parede são uma configuração opcional para posicionar a linha de extensão.
Defina as sobreposições de visibilidade e gráficos em vistas de planta para desativar a visibilidade das camadas não núcleo ou criar uma sobreposição para as linhas do núcleo da parede.
Nota: Como as camadas de parede não são exibidas no
nível de detalhe de baixa resolução, as camadas de parede que não fazem parte do núcleo de visibilidade e sobreposição de gráficos não afetam a exibição da parede.
Camadas visíveis que não fazem parte do núcleo
|
Camadas que não fazem parte do núcleo substituídas/ocultas
|
Quando o núcleo da parede tem uma substituição aplicada, o limite do núcleo é afetado. Use a caixa de diálogo Visibilidade/Gráficos para aplicar uma substituição às camadas núcleo de uma parede. Na ilustração, o núcleo da parede é substituído por uma cor verde. Para obter mais informações, consulte
Substituir a exibição gráfica de categorias de elementos.
Nota: Não é possível desativar a visibilidade do núcleo da parede. Selecionar “Níveis principais” na caixa de diálogo Visibilidade/Gráficos somente permite aplicar uma substituição às linhas de corte do núcleo.