Cortes em painel

Clique em (Cortes em painel) ou selecione Resultados > Cortes em painel para criar diagramas de forças internas e deslocamentos em elementos finitos planos. Isso conclui a opção Mapas.

Os diagramas são desenhados em cortes arbitrários definidos pelo usuário. Para estruturas bidimensionais, o corte é feito ao longo de uma linha reta ou de um segmento localizado no plano no qual a estrutura foi definida. Para cascas, o corte é definido por um plano arbitrário no espaço 3D. É possível definir vários diagramas de corte para uma estrutura. Para criar um diagrama de qualquer quantidade disponível de forças internas, tensões e deslocamentos locais em elementos finitos, será necessário definir a linha de corte e indicar quais das quantidades disponíveis devem ser exibidas no diagrama.

É possível definir mais de um plano (linha reta) ao determinar o corte. Os diagramas podem ser desenhados simultaneamente para vários cortes. Ao definir um novo corte, ele é adicionado aos cortes previamente definidos. Os diagramas podem ser desenhados como tangentes ou normais em relação ao plano do corte. Também é possível usar a opção suavização para transições de elemento para elemento.

As seguintes guias estão disponíveis na caixa de diálogo Cortes em painel.

Nota: Ao selecionar uma norma de CA que permite cálculos SLS, a guia SLS ficará disponível.

Para exibir na tela um diagrama de qualquer quantidade, proceda da seguinte forma.

  1. Defina cortes através de uma estrutura de placa ou casca.
  2. Selecione a quantidade a ser apresentada em um diagrama.
  3. Determine os parâmetros do diagrama.
  4. Clique em OK.

Os diagramas apresentados podem ser exibidos com suavização, como indicado a seguir.

Suavização

Os resultados dos EFs planos são determinados nos pontos de Gauss localizados dentro de cada elemento. Os resultados estimados no nó comum de elementos adjacentes podem diferir ligeiramente em cada elemento e as isolinhas podem não ser contínuas. Para obter um mapa de suavização de uma quantidade selecionada, selecione a opção de suavização. Isso gera a média dos valores em um nó com base em todos os valores obtidos nos elementos adjacentes ao nó.

Consulte também:

Definição da direção principal de um sistema de coordenadas.