Gerenciar bibliotecas do Centro de conteúdo

As tarefas administrativas são executadas no computador que hospeda as bibliotecas do Centro de conteúdo. Acessar o console do servidor no computador que hospeda as bibliotecas: em um local de instalação do Autodesk Inventor, ou um de servidor remoto de Autodesk data management .

Se as bibliotecas do Centro de conteúdo estiverem instaladas em um servidor remoto:

Se as bibliotecas do Centro de conteúdo estão instaladas localmente e você está trabalhando em um ambiente de um único usuário:

Você deve ser um Editor do Centro de conteúdo para editar as bibliotecas do Centro de conteúdo do Autodesk Inventor.

Você deve ser um Administrador do Centro de conteúdo para executar tarefas administrativas do Centro de conteúdo no console do servidor.

Instalar, adicionar e remover as bibliotecas do Centro de conteúdo

A instalação do Autodesk Inventor vem com as seguintes bibliotecas de conteúdo padrão:

Para remover uma biblioteca padrão (ou criada pelo usuário) após a instalação, utilize o console do servidor.

Nota: É possível editar e publicar somente em bibliotecas de leitura e gravação. As bibliotecas do Centro de conteúdo instaladas com as bibliotecas de servidor de gerenciamento de dados são de somente leitura e não podem ser editadas. O estado de somente leitura de bibliotecas padrões não pode ser alterado.

As bibliotecas do Centro de conteúdo e o Console do servidor

O console do servidor gerencia as bibliotecas do Centro de conteúdo. O console do servidor é instalado quando o Autodesk data management server é instalado.

Utilize o console do servidor para:

  1. Criar bibliotecas novas de leitura/gravação ou de somente leitura quando precisar modificar as peças padrão do Centro de conteúdo para atender aos requisitos dos padrões da empresa. A seguir, use o comando Copiar no Autodesk Inventor para copiar as famílias de biblioteca de somente leitura em uma biblioteca de gravação, para que possa modificar de acordo com os padrões da empresa.

    Em adicional, é possível publicar só bibliotecas de leitura/gravação. Se você criou peças padrões para sua Empresa e deseja adicionar ao Centro de conteúdo, utilize o console do servidor para criar uma biblioteca de somente leitura para poder publicar.

  2. Excluir uma biblioteca que não está sendo utilizada por sua empresa a partir do servidor.
  3. Desanexar uma biblioteca da caixa de diálogo Centro de conteúdo e da caixa de diálogo Configuração quando você não deseja criar uma biblioteca disponível para os usuários.
  4. Vincular uma biblioteca existente e torná-la disponível na caixa de diálogo Configuração do Autodesk Inventor.
  5. Importar uma biblioteca a partir de outra fonte e torná-la disponível na caixa de diálogo Configuração do Autodesk Inventor.
  6. Exportar uma biblioteca para usar em outro lugar.
  7. Copiar uma biblioteca.

Você pode visualizar a lista de bibliotecas em um computador local que esta sendo gerenciado pelo console do servidor na caixa de diálogo Configuração de bibliotecas do Centro de conteúdo no Autodesk Inventor.

Uma biblioteca é composta por um arquivo .mdf e um arquivo .ldf. Estes arquivos devem ser mantidos como um par ao executar Importações e Exportações.

Você deve ser um Editor do Centro de conteúdo para editar as bibliotecas do Centro de conteúdo do Autodesk Inventor.

Você deve ser um Administrador do centro de conteúdo para executar tarefas administrativas do Centro de conteúdo no console do servidor.

Acessar o console do servidor

As tarefas administrativas do Centro de conteúdo são executadas no console do servidor.

Você deve acessar o console do servidor no computador que hospeda as bibliotecas do Centro de conteúdo para executar tarefas administrativas.

Acesse o console do servidor:

Acesse: Iniciar Programas Autodesk Autodesk Data Management Autodesk Data Management Server Console.

tópicos desta seção

Criar uma biblioteca

Você deve acessar o console do servidor no computador que hospeda as bibliotecas do Centro de conteúdo para executar tarefas administrativas.

Acesse o console do servidor:

Dica: as bibliotecas do Centro de conteúdo instaladas por padrão são de somente leitura e não podem ser modificadas. Utilize Criar biblioteca para criar uma nova biblioteca de leitura/gravação e, a seguir, use o comando Copiar no Autodesk Inventor para copiar peças de biblioteca de somente leitura em uma nova biblioteca de leitura/gravação. A nova biblioteca pode ser modificada para atender às suas necessidades.

É possível publicar somente em bibliotecas que estejam habilitadas para leitura e gravação. Se você criou peças padrões para sua empresa e deseja adicionar ao Centro de conteúdo, utilize o console do servidor para criar uma biblioteca de leitura/gravação para poder publicar.

  1. No painel de navegação, clique com o botão direito do mouse na pasta Bibliotecas e, a seguir, selecione Criar biblioteca.
  2. Na caixa de diálogo Criar biblioteca, insira um nome de exibição para a nova biblioteca.
  3. Na lista suspensa Partição, selecione uma partição para a nova biblioteca. A partição associa a biblioteca com uma versão específica do Autodesk Inventor. Somente os usuários do Inventor que utilizam a versão correspondente do Inventor podem acessar as bibliotecas na partição correspondente.
  4. Insira um nome para o arquivo .mdf de banco de dados da biblioteca.
  5. Clique em OK.
Nota: Por padrão, uma biblioteca nova é leitura/gravação. Para alterar o status de uma biblioteca criada por usuário, clique com o botão direito do mouse na biblioteca no painel de navegação, e selecione Somente leitura.

Exclu são de uma biblioteca

Utilize a opção Excluir para remover permanentemente uma biblioteca do servidor SQL Server que hospeda as bibliotecas.

Nota: Ao trabalhar em Grupos de trabalho conectados (replicação completa aka/ replicação de banco de dados), a operação de Exclusão é limitada para o Grupo de trabalho do Publisher.

Uma biblioteca não pode ser excluída se estiver sendo replicada.

Você deve acessar o console do servidor no computador que hospeda as bibliotecas do Centro de conteúdo para executar tarefas administrativas.

Acesse o console Autodesk Data Management Server.

  1. No painel de navegação, amplie a pasta Bibliotecas.
  2. Selecione a biblioteca que deseja excluir. Clique com o botão direito do mouse na biblioteca e, a seguir, selecione Excluir.
  3. Você será solicitado a confirmar a exclusão da biblioteca selecionada. Clique em Sim para excluir a biblioteca do servidor.

Copiar uma biblioteca

Acesse o console do servidor:

  1. No painel de navegação, amplie a pasta Bibliotecas.
  2. Na pasta Bibliotecas, clique com o botão direito do mouse na biblioteca que deseja copiar e, a seguir, selecione Copiar.
  3. Na caixa de diálogo Copiar biblioteca, o nome de exibição, partição e nome de banco de dados associados a biblioteca que deseja copiar são exibidos.
    • Insira um nome para a nova cópia da biblioteca.
    • Na lista suspensa de Partição, selecione uma partição para a nova cópia da biblioteca. A partição associa a biblioteca copiada com uma versão específica do Autodesk Inventor. Somente os usuários do Inventor que utilizam a versão correspondente do Inventor podem acessar as bibliotecas na partição correspondente.
    • Insira o nome do banco de dados para a cópia da biblioteca.
  4. Clique em OK.

Copiar bibliotecas durante a migração

Nota: A caixa de diálogo Copiar bibliotecas está disponível somente durante a migração inicial imediatamente após uma atualização de instalação.

Se você escolheu migrar as bibliotecas existentes, a caixa de diálogo Copiar bibliotecas é exibida. A caixa de diálogo lista as bibliotecas personalizadas e padrões que requerem a migração. As bibliotecas de conteúdo padrão podem ser salvas e migradas para uso com a nova versão do servidor de gerenciamento de dados ou excluída. Bibliotecas de conteúdo personalizado podem ser conservadas e migradas para uso com a nova versão do servidor de gerenciamento de dados, excluídas ou copiadas posteriormente para usar com uma versão mais recente do Autodesk Inventor. Por padrão, todas as bibliotecas devem ser mantidas e migradas para uso com a nova versão do servidor e bibliotecas personalizadas devem ser copiadas posteriormente para a versão mais recente do Autodesk Inventor.

Copiar bibliotecas durante a migração

  1. Para excluir uma biblioteca padrão ou personalizada, desative todas as caixas de seleção correspondentes a biblioteca. Se todas as caixas de seleção para uma biblioteca estiverem desativadas, a biblioteca será excluída durante a migração.
  2. Para copiar uma biblioteca personalizada para uma nova versão do Autodesk Inventor, ative a caixa de seleção para a biblioteca correspondente para a nova versão do Inventor.
    • Se a versão atual da biblioteca personalizada também está selecionada, a biblioteca existente também será migrada para uso com a nova versão do servidor e copiada posteriormente para uso com a nova versão do Autodesk Inventor. Escolher manter a biblioteca original e copiar a biblioteca posteriormente, requer mais espaço em disco. A quantidade de espaço em disco necessária e a quantidade de espaço livre em disco são exibidas na caixa de diálogo.
    • Se a versão atual da biblioteca é desativada, a biblioteca existente será copiada posteriormente para uso com a nova versão do Autodesk Inventor e, a seguir, a biblioteca original será excluída.
    Nota: Para retornar a caixa de diálogo para as configurações padrão, clique em Redefinir.
  3. Clique em OK. Um resumo das operações de migração a serem executadas é exibida. Se o resumo coincide com as expectativas, clique em Sim para continuar com a migração da biblioteca ou clique em Não para voltar a caixa de diálogo Copiar bibliotecas e alterar as configurações de migração.

Anexar uma biblioteca

Utilize Anexar para reanexar um arquivo de banco de dados de uma biblioteca de ao servidor SQL que hospeda as bibliotecas.

Acesse o console do servidor:

Você deve ser um Editor do Centro de conteúdo para editar as bibliotecas do Centro de conteúdo do Autodesk Inventor.

Você deve ser um Administrador do centro de conteúdo para executar tarefas administrativas do Centro de conteúdo no console do servidor.

Anexação básica de biblioteca

Se o arquivo de dados (.mdf) da biblioteca e o arquivo de registro associado estão localizados na pasta de dados SQL. Siga estes passos para anexar a biblioteca:

  1. No painel de navegação, clique com o botão direito do mouse na pasta Bibliotecas e, a seguir, selecione Anexar biblioteca.
  2. Na caixa de diálogo Anexar biblioteca, selecione a guia Básica.
  3. Os Arquivos de dados disponíveis listam as bibliotecas desanexadas. Selecione a biblioteca .arquivo mdf para anexar o SQL Server.
  4. Insira um nome de exibição para a biblioteca no campo Nome da biblioteca.
  5. Clique em OK.

Anexação avançada de biblioteca

Se o arquivo de dados da biblioteca (.mdf) da biblioteca e o arquivo de registro associados não estão localizados na pasta de dados SQL, siga estes passos para anexar a biblioteca:

  1. No painel de navegação, clique com o botão direito do mouse na pasta Bibliotecas e, a seguir, selecione Anexar biblioteca.
  2. Na caixa de diálogo Vincular biblioteca, selecione a guia Avançado.
  3. Insira o nome do arquivo de dados para anexar no campo Arquivo de dados ou clique no botão procurar para procurar o servidor para o arquivo de dados (.mdf).
  4. Insira o nome do arquivo de registro de transação associado com o arquivo de dados no campo Arquivo de registro ou clique no botão procurar para procurar o servidor para o arquivo de registro de transação (.ldf).
  5. Insira um nome de exibição para a biblioteca no campo Nome da biblioteca.
  6. Clique em OK.

Desvincular uma biblioteca

Use a opção Desvincular para desconectar um arquivo .mdf da biblioteca do servidor SQL que estiver hospedando as bibliotecas. As bibliotecas desvinculadas não são mais exibidas em Bibliotecas. As bibliotecas desvinculadas podem ser re-anexadas posteriormente.

Acesse o console do servidor:

  1. No painel de navegação, amplie a pasta Bibliotecas.
  2. Na pasta Bibliotecas, clique com o botão direito do mouse na biblioteca que deseja desvincular e, a seguir, selecione Desvincular.
  3. Você será solicitado a confirmar a desvinculação da biblioteca selecionada. Clique em Sim para desvincular a biblioteca do servidor do SQL.

Exportar uma biblioteca

É possível exportar uma biblioteca para compartilhar o conteúdo com outros sites ou divisões. Quando uma biblioteca é exportada, uma cópia dessa biblioteca é feita em uma pasta local. A biblioteca exportada pode ser importada para outro Autodesk Data Management Server.

Acesse o console do servidor:

  1. No painel de navegação, amplie a pasta Bibliotecas.
  2. Na pasta Bibliotecas, clique com o botão direito do mouse na biblioteca que deseja exportar e selecione Exportar.
  3. Na caixa de diálogo Procurar pasta, selecione a localização de destino para a qual a biblioteca será exportada.
  4. Clique em OK.
  5. Uma mensagem será exibida informando que biblioteca foi exportada com sucesso. Clique em OK.

Importar uma biblioteca

Acesse o console do servidor:

Dica: utilize o comando Importar para adicionar e anexar automaticamente uma biblioteca exportada (um par de.mdf e.ldf ) para o servidor SQL. Por exemplo: um fornecedor pode criar conteúdo para seu uso e exportar os arquivos.mdf e.ldf em um CD. Utilize o comando Importar para copiar esses arquivos do CD para o seu Autodesk data management server.

  1. No painel de navegação, clique com o botão direito do mouse a pasta Bibliotecas e selecione Importar.
  2. Na caixa de diálogo Importar biblioteca, especifique o banco de dados de biblioteca .mdf para importar ou clique no botão procurar para localizar o arquivo de biblioteca que deseja importar.
  3. Insira um nome de exibição para a biblioteca importada.
  4. Clique em OK.
  5. Uma mensagem será exibida informando que biblioteca foi importada com sucesso. Clique em OK.

Mover uma biblioteca

Uma biblioteca pode ser movida ao mover os arquivos MDF e LDF correspondente a partir de sua localização existente para outra localização no mesmo computador.

Nota: O caminho padrão para arquivos de banco de dados de uma biblioteca é C:\Arquivos de programa\Microsoft SQL Server\MSSQL10_50.AUTODESKVAULT\MSSQL\DATA.
  1. Selecione uma biblioteca da pasta Bibliotecas.
  2. Selecione ações ► Mover (ou selecionar Mover clicando com o botão direito do mouse no menu ).
  3. No navegador de diálogo Mover arquivos de banco de dados para a nova localização para o arquivo de Dados (MDF) e Arquivo de registro (LDF).
  4. Clique em OK na caixa de diálogo de procura.
  5. Clique em OK na caixa de diálogo Mover arquivos de banco de dados
  6. Selecione Sim no prompt para continuar com a operação de deslocamento.
Nota: MS SQL requer que a localização onde o banco de dados está sendo movido deve estar no mesmo computador onde o banco de dados está localizado.

MS SQL requer que o usuário que está executando o serviço SQL tenha Controle completo para o local para o qual o banco de dados é movido.

Não é necessário que o arquivo MDF e LDF de uma dada biblioteca estejam na mesma localização.