Simplificação do modelo
Remova os recursos desnecessários do modelo que complicam uma simulação.
Um modelo de simulação pode ser menos detalhado que um modelo de manufatura. Há frequentemente recursos em um projeto de produção que não são importantes em relação à simulação de tensão, modal ou térmica. No entanto, eles podem aumentar muito a complexidade da malha (produzindo uma alta contagem de elementos). Portanto, o tamanho do arquivo e o tempo da solução aumentam. Exemplos de operações potencialmente desnecessárias são números de peça elevados ou em alto-relevo e fillets em cantos externos.
Utilize as ferramentas Simplificar para remover corpos ou operações que são desnecessários para a simulação. Também é possível dividir faces para confinar cargas ou restrições a apenas uma parte de uma face maior. Por fim, é possível fazer outras alterações de geometria para medir como os resultados da simulação são afetados pelas variações do modelo. Uma vez que a geometria ideal é determinada, é possível fazer as mesmas alterações no modelo de produção base no espaço de trabalho Projeto.
Compreender os modelos de simulação
Importante: *É possível fazer modificações específicas da simulação no modelo *sem afetar a versão de produção base representada no espaço de trabalho Projeto. É possível:
- Remova componentes, corpos ou operações desnecessários para facilitar a simulação.
- Divida as faces para confinar cargas ou restrições a uma parte de uma face maior.
- Modifique a geometria para executar análises hipotéticas, avaliando os efeitos nas tensões resultantes, deslocamentos, temperatura, e assim por diante.
- Crie várias variantes do modelo de produção base. Por padrão, cada variante é denominada *Modelo de simulação x* * (onde "*x" é um número de série automaticamente incrementado). É possível renomear os modelos de simulação para que sejam mais descritivos.
Nota: Quando você cria um Novo Modelo de Simulação, a versão de produção do modelo é utilizada como o ponto inicial para o novo modelo de simulação. Para evitar refazer alterações feitas em um modelo de simulação anterior, clone o modelo de simulação.
Os comandos Simplificar não se limitam a simplificações. É possível fazer qualquer modificação na geometria. Qualquer modificação feita usando os comandos Simplificar é salva em um modelo de simulação e não afeta o modelo de produção salvo no espaço de trabalho do projeto.
Exemplos de modificações
- Simplificação do modelo - remova os recursos que são irrelevantes para a simulação, para reduzir o tempo e a complexidade da análise.
- Modifique a geometria - varie as cotas para análises hipotéticas, para medir o efeito nos resultados.
- Dividir faces: limita as cargas ou restrições a apenas uma parte de uma face maior.
- Dividir corpos - aproveite a simetria. Após dividir um corpo, remova uma de suas metades. A seguir, aplique a restrição apropriada à face ou às faces ao longo do plano de divisão para representar a simetria.
- Substituir por primitivos - substitui um corpo sólido básico por um ou mais componentes ou corpos selecionados. Faça isso quando...
- não estão preocupados com os resultados da simulação para as peças individuais que estão sendo substituídas, mas
- estão preocupados com o peso, a geração de calor, o contato com peças adjacentes ou outras características; ou
- quando você deseja simplificar uma montagem complexa. Por exemplo: em um estudo térmico, represente um padrão circular de componentes eletrônicos discretos (como LEDs) com um anel de anelar simples. Primeiro, selecione os LEDs e substitua-os por um cilindro sólido usando o comando Substituir por primitivos. A seguir, adicione um furo ao cilindro para convertê-lo em um anel angular. Por fim, aplique a geração de calor total combinado dos componentes discretos ao anel.