Nota: Esta seção aborda os procedimentos e recursos (cargas, restrições e opções) que são específicos somente para análises de Frequências modais.
Abrir ou criar um modelo.
Acesse o espaço de trabalho Simulação.
Na guia Setup, selecione Estudo > Novo Estudo de Simulação .
Defina o Tipo de estudo como Frequências modais.
Especifique o número de modos de vibração a serem calculados.
Se você planeja pré-carregar a estrutura de uma forma que afete os resultados da vibração, ative Calcular modos pré-carregados na caixa de diálogo Configurações do estudo.
Opcionalmente, utilize o ambiente contextual Simplificar para fazer alterações específicas da simulação no modelo, preservando o modelo de produção:
Aplique materiais.
Opcionalmente, aplique restrições.
Nota: Uma característica única das análises de frequências modais é que é possível executar com êxito uma simulação sem restrições aplicadas ao modelo. De forma similar, é possível resolver um modelo parcialmente restringido. Geralmente, você deve restringir o modelo para simular, o mais próximo possível, a forma como a estrutura é realmente suportada. No entanto, há situações em que é necessário ver os modos de vibração livre e as frequências naturais de uma peça ou montagem sem restrições. Seis modos de vibração de corpo rígido ocorrem para modelos totalmente não restringidos (três modos de translação e três modos de rotação). Não há deformação do modelo para modos de corpo rígido, somente movimento. O sétimo e os modos seguintes envolvem a deformação da estrutura. Para uma estrutura parcialmente restringida, há menos de seis modos de corpo rígido. É claro que não há modos de vibração de corpo rígido para uma estrutura totalmente restringida.
Opcionalmente, aplique cargas.
Qualquer carga que produza tensão ou compressão de uma parte do modelo afeta as frequências naturais.
A tensão aumenta as frequências de vibração e a compressão diminui-as.
As massas de ponto afetam as frequências de vibração e as formas de modo.
As cargas de dobra pura não afetam os resultados.
Aplicar condições de contato.
É uma boa ideia gerar a malha, embora o modelo seja automaticamente mesclado quando você resolver a simulação. Se você não estiver satisfeito com a aparência da malha, ajuste os parâmetros de tamanho ou aplique o refinamento local. Repita esse passo até que esteja satisfeito com a malha.
Resolva a simulação.
Revise os resultados modais: