Com sombras, é possível criar imagens renderizadas que tenham maior profundidade e realismo.
O agente de renderização pode gerar sombras com o mapeamento de sombra ou com o rastreio de raio.
Os mapas de sombras fornecem arestas mais suaves e requerem menos tempo de cálculo do que as sombras com rastreio de raio. No entanto, são menos precisos. Os mapas de sombras são a única forma de gerar sombras com arestas suaves, mas não mostram a cor projetada por objetos transparentes ou translúcidos.
O exemplo a seguir mostra como os mapas de sombras produzem sombras mais suaves e menos precisas.
Durante a etapa de pré-renderização, um bitmap de mapa de sombras é criado. A qualidade da sombra é controlada ao aumentar ou diminuir o tamanho do mapa de sombras. O tamanho-padrão do mapa de sombras é de 256 x 256 pixels. Se a sombra estiver muito granulada, aumentar o tamanho do mapa irá fornecer uma melhor qualidade. As sombras mapeadas por sombras não devem ser usadas se houver uma luz brilhando através de uma superfície transparente (por exemplo, uma janela de múltiplos painéis onde se deseja que a moldura e as réguas projetem sombras). Seria preciso remover o vidro para que as réguas projetem sombras.
O tracejamento de raio acompanha o caminho dos raios amostrados da fonte de luz. As sombras aparecem onde os raios foram bloqueados por objetos. Sombras com tracejamento de raio têm arestas duras e menos precisas e requerem mais tempo de cálculo.
O exemplo a seguir mostra que o tracejamento de raio leva mais tempo para processar, mas produz sombras mais realistas e precisas.
As sombras de tracejamento de raio têm arestas fortes e contornos precisos. Também transmitem cores de objetos transparentes e translúcidos. Portanto, as sombras das molduras e réguas de uma janela com múltiplos painéis serão renderizados. Como as sombras de tracejamento de raio são calculadas sem um mapa, não é necessário ajustar a resolução, como faria para mapas de sombras sombreadas.
Você pode selecionar uma das três configurações de modo de sombra quando as sombras estão desativadas. O modo de sombra pode ser definido como Simples, Classificar ou Segmento.
Para que as sombras sejam projetadas no modelo, a iluminação precisa ser estabelecida. Uma fonte de luz precisa ser adicionada à cena se for preciso especificar se aquela fonte de luz irá projetar sombras. Para que as sombras sejam exibidas na viewport ao definir a cena, será necessário ativar as sombras para o estilo visual. Se desejar que as sombras apareçam na imagem renderizada, será necessário ativar as sombras e escolher os tipos de sombras para a renderização na paleta Configurações de renderização avançadas.