Sobre a iluminação indireta

As técnicas de iluminação indireta, como a iluminação global e coleta final, aumentam o realismo de uma cena ao simular a radiosidade ou a inter-reflexão de luz entre objetos na cena.

A Iluminação Global (IG) fornece efeitos como o sangramento de cor. Por exemplo, se um tampo de balcão vermelho estiver próximo à uma parede branca, a parede branca recebe uma característica matiz ligeiramente rosa. Pode-se achar que é um detalhe de menor importância, mas se a característica matiz rosa estiver faltando na imagem, esta parecerá falsa, mesmo que seja difícil indicar com precisão o motivo. Este efeito não é possível com cálculos comuns de tracejamento de raio.

Para calcular a iluminação global, o agente de renderização usa photon maps, uma técnica para gerar efeitos de iluminação indireta e a iluminação global. Um efeito colateral de usar mapa de fótons é o de causar artefatos de renderização, como cantos escuros e variações de baixa frequência na iluminação. É possível reduzir ou eliminar estes artefatos ao ativar a coleta final, que aumenta o número de raios usados para calcular a iluminação global.

Ao preparar para uma renderização terminada, assegure-se de ter especificado as unidades de desenho que deseja usar antes de efetuar quaisquer configurações GI. A alteração de unidades de desenho, após estar satisfeito com a iluminação global, irá causar um efeito adverso nos resultados da renderização.

A precisão e intensidade da iluminação global são controladas pelo número de fótons gerados, o raio de amostragem e sua profundidade de tracejamento. Este exemplo mostra os efeitos de um número pequeno de fótons e um raio de amostragem definido muito pequeno.

Fótons e raios de amostragem

A intensidade da iluminação global é calculada pelo número de fótons especificados. Números maiores de fótons tornam a iluminação global menos ruidosa e mais manchada. Quando o número de fótons são diminuídos, a iluminação global é mais ruidosa, mas menos manchada. Quanto maior o número de fótons, maior o tempo de renderização.

Dica:

Para visualizar previamente a iluminação global, defina configurações como Fótons/Amostra ou Fótons/Luz com valores menores e, em seguida, aumente os valores para a renderização final.

O raio de amostragem define o tamanho dos fótons. Em muitos casos, o tamanho-padrão de fóton (Usar raio = desativado) de um décimo do tamanho da cena fornece resultados úteis. Em outros casos, o tamanho-padrão de fóton pode ser muito grande ou muito pequeno.

O tamanho do raio de amostragem (Raio) determina se os fótons se sobrepõem. Quando os fótons se sobrepõem, o agente de renderização os suaviza juntos. Aumentar o raio aumenta o montante de suavização e pode criar uma iluminação de aparência natural. Quando os fótons têm um raio pequeno e não se sobrepõem, nenhuma suavização ocorre. Idealmente, os fótons não devem se substituir. Para obter bons resultados, se deve ativar Usar raio e aumentar o tamanho do raio.

Profundidade de tracejamento de iluminação global

Os controles de profundidade de tracejamento são similares aos usados para calcular reflexões e refrações, mas eles se referem aos fótons usados pela iluminação global, ao invés dos raios de luz usados na reflexão e refração de tracejamento de raio.

A profundidade máxima limita a combinação de reflexão e refração. A reflexão e refração de um fóton pára quando o número total de ambos iguala a profundidade máxima. Por exemplo, se Profundidade máxima é igual a 3 e Reflexões máximas e Refrações máximas são ambos definidos como 2, um fóton pode ser refletido duas vezes e refratado uma vez, ou vice-versa, mas o fóton não pode ser refletido e refratado quatro vezes.

A configuração Reflexões máximas especifica o número de vezes que um fóton pode ser refletido. Em 0, nenhuma reflexão ocorre. Em 1, o fóton pode ser refletido apenas uma vez. Em 2, o fóton somente pode ser refletido duas vezes e assim por diante.

A configuração Refrações máximas especifica o número de vezes que um fóton pode ser refratado. Em 0, nenhuma refração ocorre. Em 1, o fóton pode ser refratado apenas uma vez. Em 2, o fóton pode ser refratado duas vezes e assim por diante.