Use subobjetos Envelope para ajustar o comportamento da pele. Cada vínculo tem um envelope e a forma do envelope determina quais vértices serão afetados pelo movimento do vínculo. Um envelope tem um limite interno e externo; fora desses limites, os vértices não são afetados. Dentro desses limites, a influência do envelope é mais forte no limite interno. Uma configuração de Enfraquecimento permite que você controle com que rapidez a influência cairá à medida que se aproximar do limite externo.
Os envelopes também controlam a mesclagem: eles fornecem deformação suave da pele entre as juntas. Os vértices que recaem entre envelopes sobrepostos recebem a influência entre eles, criando uma transição mesclada suavemente. Os limites externos dos envelopes de vínculos adjacentes devem se sobrepor o suficiente para oferecer uma mesclagem suave nas juntas. É possível ajustar a resistência relativa de envelopes, dando a um envelope do vínculo mais influência do que outro.
No nível de subobjeto Envelope, além das configurações já mencionadas, você pode ajustar a Escala radial de um envelope. Isso é útil para certificar-se de que o envelope englobe vértices ao longo do comprimento do vínculo. As configurações de Resistência, Enfraquecimento, Escala radial e Sobreposição são agrupadas sob Parâmetros do envelope.
Os envelopes têm seções transversais. Você pode adicionar as seções transversais para refinar a forma de um envelope e pode mover ou dimensionar pontos de controle de uma seção transversal para alterar a forma da seção transversal. (As seções transversais também são usadas para criar convexidades).
O objetivo é modificar os envelopes de forma que cada vértice da malha seja englobado por pelo menos um envelope do vínculo.
Normalmente, o primeiro ajuste é atribuir um envelope à cabeça do personagem. Um envelope rígido mescla-se a outros envelopes, mas mantém a forma da malha. A cabeça não deve deformar com o spline de deformação.
Com Pose inicial do esqueleto ativado, verifique se os envelopes englobam todas as áreas da malha. Se você desativar Pose inicial do esqueleto, o personagem adotará sua posição animada no quadro atual. Utilize uma animação que estique o personagem, como um movimento de corrida ou de dança. Localize um quadro onde os envelopes precisam de ajuste e edite os parâmetros do envelope. A alteração dos envelopes com o personagem em uma posição animada sempre fará referência à Pose inicial do esqueleto.
Estes são alguns dos problemas encontrados com frequência na atribuição padrão de vértice:
Para corrigir isso, aumente a Escala radial do limite externo de um envelope.
Envelopes em excesso podem estar afetando esses vértices. Tente reduzir a Escala radial do limite interno e os valores de Sobrepor dos vínculos em ambos os lados da junta.
Aumente o valor de Sobrepor externo do envelope em direção ao vínculo no outro lado da junta.
Alguns ajustes adicionais são descritos na seção "Procedimentos" a seguir.
Consulte Ajuste da forma padrão do envelope
Há controles para subobjetos Envelope na implementação Envelopes de mesclagem.
Por exemplo, você pode ativar Link, selecionar um vínculo de bíceps, clicar com a tecla Ctrl pressionada para adicionar o bíceps oposto à seleção e então editar parâmetros de envelope para ambos os vínculos ao mesmo tempo.
Por exemplo, você pode ativar Seção transversal, selecionar uma seção transversal no limite interno ou externo de um envelope e então movê-la ou dimensioná-la. Talvez você use uma escala não uniforme da seção transversal de um envelope de pescoço para que ele evite vértices na área do peito.
Por exemplo, você pode ativar o Ponto de controle, selecionar um ponto em uma seção transversal de um envelope e mover o ponto para alterar a forma e a área de influência do envelope.
Por padrão, envelopes deformáveis são mostrados em vermelho.
Por padrão, envelopes rígidos são mostrados em verde.
A Mesclagem parcial em todos os envelopes deformáveis para os ossos da mandíbula desse personagem permite a deformação suave da malha quando ossos são movidos.
Resistência se aplica aos limites interno e externo do envelope.
Essa opção é usada principalmente para áreas onde os envelopes se sobrepõem e onde você quer que um seja mais influente do que o outro.
Vértices dentro do limite interno são totalmente influenciados (peso=1,0) e aqueles além do limite externo não são influenciados desde o vínculo (peso=0,0). Enfraquecimento determina a taxa em que a influência enfraquece de 1,0 para 0,0.
Os botões Interno, Externo e Ambos determinam se os controles seguintes, Escala radial, Sobreposição pai e Sobreposição filho, se aplicam ao limite interno do envelope, seu limite externo ou ambos de uma só vez. Primeiro, use os botões para escolher quais limites serão ajustados e então altere os valores nos giradores.
Quando Ambos estiver selecionado, os valores exibidos para Escala radial e Sobreposição pai e filho irão refletir os valores para o limite interno.
Um valor 0,0 faz com que a extremidade do envelope recaia na junta. Valores inferiores a 0,0 trazem o envelope dentro do vínculo e valores acima de 0,0 serão sobrepostos ao vínculo adjacente.
Um valor de 0.0 a extremidade do invólucro para estar na junta. Valores menores do que 0.0 trazer o invólucro dentro do vínculo, e valores acima de 0.0 irá sobrepor no vínculo adjacentes.
Após uma operação Espelho, você pode ajustar a orientação clicando em Girar na barra de ferramentas Principal, escolhendo Coordenadas locais e então clicando e arrastando o vínculo ou a seção transversal.