Ao executar a análise de energia usando massas conceituais, use as seguintes diretrizes.
Inicie com um modelo simples para estudar a massa e a orientação no terreno para o projeto.
Use a análise de energia conceitual durante a fase inicial para assegurar que o uso de energia e de recursos naturais sejam considerados durante o processo de seleção do projeto. Uma complexidade geométrica maior não necessariamente resulta em uma maior precisão durante a análise.
Modele apenas os espaços principais e combine espaços menores combinados que representam requisitos programáticos-chaves do projeto. Não é necessário definir espaços secundários como banheiros, closets ou escadas. Ao particionar o espaço em mais partes do que o necessário, você pode introduzir erros e tornar mais lenta a simulação sem aprimorar significativamente a precisão dos resultados.
| Use uma massa simples com formas grandes para representar as partes principais do projeto. | Uma massa complexa que consiste em muitas formas pequenas pode resultar em erros, e não necessariamente irá produzir uma simulação mais precisa. |
![]() |
![]() |
Execute a análise de energia usando uma vista 3D na área de desenho.
O Revit somente simula as massas exibidas na vista 3D. Quando a simulação for concluída, a seção Análise de energia da caixa de diálogo Resultados e comparar mostra a massa que foi simulada.

Durante a simulação, o tipo de superfície afeta a modelagem automática (como a presença de vidraças e clarabóias) e impacta os resultados da simulação, incluindo a perda ou ganho de aquecimento. Superfícies não alinhadas podem conduzir a erros de simulação, como as superfícies de paredes internas analisadas como superfícies de paredes externas ou superfícies de pisos analisados como telhados.
Para evitar estes erros de simulação, modele as massas com precisão, para que as superfícies coincidentes estejam apropriadamente alinhadas.
A simulação pode falhar em modelos com superfícies curvas ou formas complexas porque estas superfícies são facetadas pelo sistema. O zoneamento automático (definido usando um deslocamento núcleo e perímetros divididos) aumenta mais a complexidade do modelo.
Se a simulação falhar, modifique o modelo ao simplificar ou remover curvas.
| As superfícies curvas ou formas complexas podem causar a falha da simulação. | Altere as curvas em facetas para ter uma simulação com êxito. |
![]() |
![]() |
Em um modelo complexo, substitua o uso de zonas automáticas por zonas personalizadas para simplificar o núcleo.
Durante a análise de energia conceitual, o Revit pode simular o seguinte número máximo de superfícies e espaços:
Tente usar formas simples diferentes para determinar quais alterações têm o maior impacto no consumo de energia ou que permita o maior potencial de geração de energia. Determinados parâmetros de construção influenciam mais o consumo de energia (ou menos) do que você pode esperar, devido ao tipo e localização da construção.
Por exemplo, experimente executar uma análise em um modelo que usa um grande montante de vidro de alto desempenho. A seguir, execute uma segunda análise em um modelo que usa vidro de menor desempenho. Compare os resultados para ver se a modificação do vidro tem um impacto significativo no consumo de energia para o tipo e localização da construção.
O consumo de energia de edifícios com altas taxas de ocupação ou densidades de equipamento (como construções de montagem, centros de dados, centros de convenções e teatros) com frequência dependem nas horas assumidas de operação e na intensidade da operação. Para estes tipos de construções, é importante determinar os parâmetros de simulação que são condutores principais do consumo de energia. Estude e otimize a orientação, tipo e quantidade de vidraças e a construção da casca.
Lembre-se que o modo Usar massas conceitual para a ferramenta Executar a simulação de energia é projetado para fornecer a análise de energia em modelos conceituais. Ela não tem a intenção de fornecer resultados que sejam equivalentes a análise de energia em projetos detalhados.
Use as opções de projeto para explorar de forma rápida e fácil as formas alternativas. A seguir, analise cada opção e compare os resultados. A ferramenta Executar a simulação de energia analisa a opção de projeto que esteja no momento visível na vista 3D.
| Explore formas alternativas usando as opções de projeto. | |
![]() |
![]() |
Você pode atribuir diferentes construções ou parâmetros para pisos de massa individuais, paredes, janelas, telhados e clarabóias no modelo.
Os parâmetros definidos para faces individuais substituem as configurações no âmbito do projeto definidas na caixa de diálogo Configurações de energia.
Por exemplo, para reduzir o montante de vidraças na face sul do edifício.
painel Massa conceitual
Mostra tipos de superfícies da massa. Caso não deseje usar os padrões no âmbito do projeto para todas as zonas, atribua detalhes específicos de zona/espaço à zonas individuais no modelo de massa, como segue:
painel Massa conceitual
Exibir zonas e sombras de massa.