Luz do IES Sky (fotométrica)

O IES Sky é um objeto de luz fisicamente baseado que simula efeitos atmosféricos na claraboia. (IES é o acrônimo de Illuminating Engineering Society; consulte Formato de arquivo padrão IES).

Cena externa iluminada pela luz do IES Sky

O sistema de luz do dia combina dois componentes de luz do dia de sol e céu em uma interface unificada. Permite definir as posições de data e hora com o tipo de luz que você deseja usar.

O IES Sky somente funciona corretamente quando o objeto de céu está apontando para baixo no eixo Z, o que significa que ele aponte para baixo ao ver desde a vista superior.

Ao utilizar o agente de renderização de linhas de digitalização padrão, o IES Sky produz os melhores resultados quando utilizado em conjunto com uma das opções avançadas de iluminação: radiosidade ou traçado de luz.

Aviso: Quando você renderiza com o agente de renderização mental ray, os objetos iluminados pelo IES Sky aparecem escuros, a não ser que você ative a Reunião final. A chave para a coleta final ocorre na implementação de coleta final da caixa de diálogo Configuração de renderização.

Usando elementos de renderização com uma luz do IES Sky

Se você utilizar Elementos de renderização para gerar o elemento de iluminação de uma luz do IES Sky em uma cena utilizando a radiosidade e o rastreador de luz, não será possível separar os canais direto, indireto e de sombra da luz. Todos os três elementos da iluminação do IES Sky são enviados para o canal de luz indireta.

Interface

Ativado
Liga e desliga a luz do céu na viewport.
Multiplicador
Ajusta a intensidade da claraboia.

Quando estiver definida como 1.0, a intensidade será fisicamente precisa com base no ângulo. No entanto, é possível substituir isso, alterando o valor. Isso é útil para fazer tomadas à noite com iluminação artificial.

Cor do céu
A amostra de cor abre o Seletor de cores, que permite definir a cor do céu.

grupo Cobertura

Escolha entre Limpo, Parcialmente nublado e Nublado para determinar a extensão de luz que é dispersa através do céu.

Grupo de renderização

Nota: Esses controles estão disponíveis quando o agente de renderização mental ray está ativo.
Projetar sombras
Faz com que a luz do céu projete sombras.

Uma grande quantidade de processamento é voltada para o cálculo das sombras sutis projetadas pela claraboia. Se sombras não forem importantes em seu modelo, você pode desativá-las e economizar uma quantidade significativa de tempo de processamento. No entanto, os resultados não serão tão realistas.

Nota: A chave de Sombras projetadas não tem efeito quando a radiosidade ou o traço de luz são usados.
Nota: Os objetos do IES Sky não projetam sombras em uma renderização ActiveShade.
Raios por amostra
O número de raios usados para calcular a claraboia caindo em um determinado ponto na cena. Para animação, você deve definir isso como um valor alto para eliminar a oscilação. Um valor aproximado de 30 deve eliminar a oscilação.

Aumentar o número de raios aumenta a qualidade da imagem. No entanto, também aumenta o tempo de renderização.

Desvio de raio
A distância mais curta à qual os objetos podem projetar sombras em um determinado ponto na cena. A definição desse valor como 0 pode fazer com que o ponto projete sombras sobre ele mesmo, e a definição como um valor maior pode impedir que os objetos se aproximem de um ponto a partir de sombras projetadas no ponto.