Métodos de cinemática inversa

A cinemática inversa é desenvolvida sobre conceitos de vinculação hierárquica. Para entender como a cinemática inversa funciona, primeiro é preciso entender os princípios da associação hierárquica e cinemática adiante. Consulte Animando com a cinemática adiante e a Cinemática inversa (IK).

Solucionadores de cinemática inversa

Solucionadores de cinemática inversa são controladores especializados que aplicam as soluções de cinemática inversa de forma processual em um intervalo de quadros.

Quatro solucionadores de cinemática inversa diferentes são fornecidos com o 3ds Max:

Dica: Para colocar um solucionador de cinemática inversa em uma cadeia de dois ossos, um terceiro osso é necessário. Selecione o primeiro osso, depois, no menu Criar, clique em Solucionador de cinemática inversa e clique no terceiro osso na viewport.

Em geral, todos os solucionadores de cinemática inversa:

Um solucionador de cinemática inversa coloca os quadros-chave somente na meta de cinemática inversa ou no atuador de extremidade, ao contrário da cinemática adiante (ou os métodos de cinemática inversa não do solucionador), o que coloca quadros-chave de rotação nos ossos ou nos objetos hierárquicos em si.

Outros métodos de cinemática inversa

Além dos solucionadores de cinemática inversa, o 3ds Max fornece dois métodos não de solucionador de animação de cinemática inversa: cinemática inversa interativa e cinemática inversa aplicada. Esses métodos de cinemática inversa não se aplicam a um solucionador de cinemática inversa.

Nota: São métodos de cinemática inversa mais antigos transferidos das primeiras versões do 3ds Max. Em geral, recomenda-se utilizar solucionadores de cinemática inversa em preferência a cinemática inversa interativa ou cinemática inversa aplicada.