O contêiner é um objeto auxiliar que pode controlar uma coleção de outros objetos. Você pode armazenar seu conteúdo em um arquivo independente, que fica, então, disponível para uso por outros membros da equipe. Ações como transformar, excluir, salvar, descarregar e clonar um contêiner também se aplicam ao seu conteúdo.
Você pode usar os contêineres para:
Contêineres utilizados para compartilhar três blocos de cidade entre cenas
contêineres são úteis em uma ampla variedade de contextos de criação de conteúdos digitais. Por exemplo, em um canal de processamento de desenvolvimento de jogos, os modeladores costumam criar peças de um nível, construções e caracteres em diferentes contêineres. Outro artista pode, então, reunir esses contêineres em uma cena e, em seguida, definir a iluminação.
O trabalho pode ser iniciado na montagem de cena enquanto as construções e outros componentes ainda estiverem em andamento, já que as atualizações para os contêineres são atualizados regularmente na cena montada.
Para assegurar-se de que os objetos sejam exportados dos seus arquivos originais com o mapa de luz, todos os contêineres podem ser editados na cena do nível, e os mapas de luz e UVs podem ser adicionados, sendo inseridos de volta às construções de origem com a opção Editar no local. A construção original ficará pronta para ser exportada.
Contêineres também ajudam a organizar cenas grandes, como aqueles com cidades. É possível colocar cada bloco da cidade em um contêiner, descarregar os blocos que não estiverem sendo editados e, portanto, reduzir o tempo de carregamento de cenas, salvamento e avaliação.
Em muitos casos, a visibilidade da cena é organizada por grupos, com árvores, carros e construções em suas próprias camadas. É possível substituir a visibilidade do objeto ao controlar sua visibilidade no contêiner com a opção Substituir propriedades do objeto. Em outras palavras, um contêiner específico pode exibir todo seu conteúdo, ainda que alguns deles estejam definidos como ocultos em suas camadas.
Um recipiente criado por outras pessoas e herdado ou importado em uma cena é denominado um contêiner de origem. Ao herdar um contêiner de origem, a cena referencia o conteúdo do contêiner externamente a partir do arquivo de origem, muito parecido com uma Cena XRef. É possível abrir e editar os conteúdos do contêiner de origem se o autor tiver definido as regras para permitir o acesso. E se o autor alterar o contêiner de origem e, em seguida, salvá-lo, os conteúdos poderão atualizar automaticamente sua cena.
Quando um contêiner está na cena, ele é local. Contêineres locais podem existir em um estado não salvo na cena e são utilizados como grupos e camadas para organizar objetos. É possível salvar um contêiner local para outro artista da equipe para herdar simplesmente ao fechar.
As regras podem permitir que outros usuários acessem e editem os conteúdos dos contêineres herdados localmente enquanto ainda estiverem herdando as alterações. As regras Sem acesso, Somente editar no local, Somente adicionar novos objetos e Qualquer coisa desbloqueada, são definidas na implementação Regras.
As regras permitem bloquear objetos ou atributos de objetos para que outros usuários possam alterar qualquer coisa, exceto o conteúdo bloqueado. Há atalhos para bloquear as categorias globalmente, tais como materiais, modificadores, transformações ou objetos de base, ou é possível bloquear atributos individuais manualmente na Vista de trilha. Para obter detalhes sobre todas essas opções e muito mais, consulte Bloqueio e desbloqueio de trilhas.
Um contêiner fornece proteção automática contra conteúdo substituído acidentalmente ao bloquear a definição enquanto o contêiner estiver aberto. O status de um contêiner (como, por exemplo, Editável ou Bloqueado) pode ser exibido nos viewports e no Explorer para ajudar a manter o controle da cada estado do contêiner. As Preferências do contêiner permitem uma configuração global para o comportamento do contêiner. E o recurso dos proxies do contêiner permitem alternar rapidamente entre vários conjuntos de conteúdo. Por último, para obter informações básicas de uso, teste o tutorial do contêiner, incluído nos tutoriais do 3ds Max.