Este tópico fornece informações úteis, dicas, práticas recomendadas e métodos para trabalhar com o recurso Container.
Uma definição de container é um arquivo MAXC que armazena o conteúdo de um container. É possível utilizar um arquivo de definição de duas maneiras:
Ao salvar um container em sua cena, você salva uma definição local. Se outras pessoas fizerem referência a seu conteúdo, a definição de origem será a mesma que sua definição local. Se efetuarem alterações em seu conteúdo, eles salvam essas alterações em sua própria definição local exclusiva. A exceção é a opção Editar no local, que salva as alterações de volta à definição de origem, substituindo-a.
É possível abrir um arquivo de definição para solucionar problemas em seu conteúdo da mesma forma que faria um arquivo de cena regular MAX: simplesmente renomeie a extensão MAXC do arquivo do container para MAX.
Quando a mesma definição local é compartilhada por vários destinatários, você pode acessar somente um dos containers por vez. Quando o status estiver bloqueado, isso significa que esta definição do container está sendo acessada em outro lugar. Isso pode ocorrer quando:
Enquanto uma definição local existir, quando o container estiver aberto ou editado, um arquivo temporário será criado para identificar o status para outras pessoas que tentarem acessá-lo. Este arquivo será excluído quando você sair do modo de Editar no local ou fechar o container. No entanto, se você sair ou redefinir o 3ds Max ao editar no local, este arquivo de bloqueio poderá permanecer, tornando o container inacessível posteriormente. Para restaurar a acessibilidade, abra a pasta na qual o arquivo do container reside e exclua o arquivo com o mesmo nome do arquivo do container, acrescentado com a extensão .lock . Por exemplo, se o arquivo do container for denominado dining_room.maxc , o arquivo de bloqueio deve ser renomeado como dining_room.maxc.lock .
Para evitar conflitos, torne uma prática fechar um container quando estiver pronto para ser acessível localmente para outro usuário.
Por exemplo, se o movimento de uma esfera afetar a deformação de um cilindro com o modificador Linked XForm, você poderá colocar o cilindro e quaisquer objetos relacionados dentro de um container e, em seguida, colocar aquele container e a esfera dentro de um segundo container.
Se você clonar um container salvo ou fechado, não será possível desfazer a ação.
Para transformar um container sem afetar seu conteúdo, selecione um container aberto e, no painel de hierarquia, Implementação Ajustar transformação, ative Não afetar os secundários. Esta configuração se aplica somente quando o painel de hierarquia estiver ativo.
Desvincular o conteúdo de um container também o remove.
De forma similar, se você vincular um objeto fora de um container como o principal de um objeto dentro de um container, o último será removido do container sem avisos. No entanto, se você vincular um objeto fora de um container como um secundário de um objeto dentro de um container, você receberá uma solicitação para adicionar o antigo ao container.
Em tais casos, é possível utilizar a caixa de diálogo Arquivos de mapa em falta que abre para localizar os arquivos.
Para criar um container:
Quando criado pela primeira vez, o container é aberto e, portanto, é editável.
Para criar um container a partir de objetos selecionados:
Depois de selecionar objetos para colocá-los em um container, execute um dos procedimentos a seguir:
Um container é adicionado à cena com os objetos selecionados inseridos.
Para adicionar objetos em um container:
Execute uma das seguintes ações:
Os objetos adicionados permanecem visíveis na viewport, mas quando o container estiver fechado, eles serão removidos da cena e referenciados a partir do arquivo MAXC do container.
Para remover objetos de um container:
Execute uma das seguintes ações:
Os objetos são removidos do container e adicionados à cena.
Para identificar à qual container um objeto pertence:
O container do objeto é selecionado na cena.
Para fechar e salvar um container:
A Ajuda do container muda do estado aberto para fechado. Depois de fechar o container, ele poderá ser editado por outro usuário.
Objetos em containeres fechados são removidos da cena, mas permanecem visíveis. Agora eles são referenciados pela cena do arquivo do container salvo. Containeres de fechamento podem ser uma forma eficaz para melhorar o desempenho da cena.
Para salvar um container:
Execute uma das seguintes ações:
Se esta for a primeira vez que estiver salvando o container, uma caixa de diálogo de arquivo fará uma solicitação para o nome e a localização do arquivo MAXC a ser salvo.
Para recarregar um container:
Execute uma das seguintes ações:
Isso atualizará o container aberto para sua versão salva mais recente. É possível utilizar este recurso para anular as alterações do container sem salvá-las, ou para atualizar cópias dos containers.
Para atualizar um container:
Somente os containeres com conteúdo herdado podem ser atualizados. Para atualizar um container herdado, execute um dos procedimentos a seguir:
Isso atualiza o container para a sua versão salva mais recente.
Para herdar um container:
Este procedimento mostra como colocar um container em uma cena como uma nova entidade. Alternativamente, você pode herdar um container em um container existente; veja o procedimento a seguir.
Se o autor do container tiver fornecido permissão de edição e você clicar em Editar no local, será possível editar seu conteúdo.
Para herdar o conteúdo de um container salvo em um container existente:
Qualquer conteúdo do container atual é excluído e substituído com o conteúdo de um container escolhido para herdar.
Se o autor do container tiver fornecido permissão e você clicar em Editar no local, será possível editar seu conteúdo.
Para editar um container herdado:
É possível editar container herdado somente se o autor tiver fornecido permissão de edição.
Se a permissão de edição tiver sido concedida, execute um dos procedimentos a seguir:
Qualquer pessoa que fizer referências subsequentes ao container herdará as alterações.
Para permitir edições em um container:
O arquivo do container agora pode ser editado por outro usuário. Qualquer pessoa que fizer referências subsequentes ao container herdará as alterações.
Para alterar o conteúdo herdado para o conteúdo local:
O conteúdo herdado é referenciado na cena do arquivo do container, de modo que a alteração de conteúdo também altera o arquivo. É possível desfazer a referência do conteúdo, tornando-o exclusivo, ao seguir este procedimento.
Execute uma das seguintes ações:
O status do container é alterado de Fechado para Aberto e todo o seu conteúdo é carregado na cena. Os conteúdos não são mais referenciados pelo arquivo MAXC; quaisquer alterações feitas nos conteúdos do container são feitas localmente.
Para mesclar um container em sua cena:
Selecione um container fechado que esteja herdando conteúdos de um container de origem referenciado externamente e execute um dos procedimentos a seguir:
O container é carregado com a versão mais recente do container de origem e é alterado de fechado para aberto. O container é agora local e quaisquer alterações feitas no container não mais afetam a origem.
Para substituir as configurações de exibição de conteúdo:
Selecione o container cujas propriedades de exibição do objeto deseja substituir e faça um dos seguintes procedimentos:
As propriedades de exibição individuais de todos os objetos no container selecionado, incluindo a cor de exibição, mostrar/ocultar e renderização, são sobrescritos e substituídos pelas propriedades de exibição definidas para o container.
Para excluir um container:
Ao excluir um container, seu conteúdo também será excluído.