É possível definir um traço, criando o traço em uma viewport e, em seguida, selecionando o comando que o traço define. Da próxima vez que você executar o traço, o comando será executado.
É possível definir os traços para trabalhar em conjunto com a tecla Shift, Alt ou com ambas Shift e Alt.
É possível definir traços com o botão esquerdo ou com o botão do meio do mouse. Se você deseja utilizar o botão do meio do mouse para definir e utilizar traços, primeiro deve ativar o menu Personalizar Preferências
caixa de diálogo Configurações de preferências
Preferências da viewport
grupo de Controle do mouse
Traço. Para definir e usar traços com o botão esquerdo do mouse, escolha o painel Utilitários
implementação de Utilitários
botão Mais
caixa de diálogo Utilitários
Utilitário de traços
Desenhar traços, depois desenhe os traços.
Na caixa de diálogo Definir traço, você pode ver como os traços são analisados, examinando a grade em Traço para definir. Quando você conclui o desenho de um traço, uma grade de novo quadrados é centralizada em torno do traço e se encaixa em suas extensões. Os segmentos internos da grade são atribuídos a letras exclusivas. Quando o traço cruza um segmento, a letra associada a esse segmento é acrescentada ao nome do traço. Portanto, a direção e a forma do traço importam, mas o tamanho do traço não tem efeito.
O traço sempre é centralizado na grade. Se você desenhar um traço verticalmente de cima para baixo, o traço será nomeado HK, porque ele cruzou os segmentos rotulados como H e K, nessa ordem. Depois de desenhado o traço de baixo para cima, ele é nomeado KH.
É possível definir mais de um traço para o mesmo comando. Por exemplo, você pode atribuir um traço em forma de U para Desfazer, mas às vezes você acaba desenhando uma forma em J ao tentar o U. Ao atribuir os traços de U e J a Desfazer, você não precisa se preocupar em perder esse traço.
O grupo de opções de Comando deve operar em é importante. Se o comando for aplicado às seleções, deixe esta opção definida como Único objeto no início do traço ou altere-o para Todos os objetos do conjunto de seleção. No entanto, se o comando não for aplicado às seleções, como Orbitar ou Ativar objeto de grade, altere-o para Não há objetos; apenas execute o comando.
Alguns comandos têm métodos de traço específicos associados a eles.
Para definir um traço usando a tecla Ctrl:
Para definir um traço por exemplo:
Exibe o nome do traço e exibe o traço que você acabou de desenhar como uma série de Xs em branco conectados por linhas em branco. O X verde representa o início do traço e um X vermelho representa o fim. A grade rotulada mostra como ela reconhece o traço. Quando o traço cruza os segmentos rotulados no eixo, uma letra é acrescentada ao nome do traço.
Lista todos os comandos aos quais é possível atribuir um traço. Selecione um comando e clique em OK para atribuir o traço exibido na grade ao comando selecionado. Dependendo do tipo de comando selecionado nesta lista, diversas opções estão disponíveis no grupo Comando deve operar em.
Alguns comandos têm métodos de finalidade especial associados a eles. Consulte Comandos com métodos de finalidade especial.
Fornece um número de opções que especificam quais objetos (se houver) são afetados pelo comando. Essas opções são ativadas ou desativadas, dependendo do tipo de comando que você selecionou na janela da lista.
Janela/Intersecção Quando você escolhe uma das duas opções anteriores, essas duas opções se tornam disponíveis. A janela seleciona somente os objetos que estejam totalmente dentro da região retangular ou circular. O cruzamento seleciona todos os objetos contidos ou que cruzam a região.
Exibe o nome do conjunto de traços atual, para que você possa rever os traços definidos nesse conjunto. Você pode criar e salvar diversos conjuntos de traços diferentes. Consulte Caixa de diálogo Preferências de traço.