Este tópico inclui procedimentos para o uso da funcionalidade geral na janela Scene Explorer. Você pode localizar outros procedimentos para trabalhar com determinados recursos do Scene Explorer em alguns dos outros tópicos desta seção.
Selecionar objetos com o Scene Explorer:
Nota: Selecionar um objeto no Scene Explorer o seleciona automaticamente na cena e vice-versa.
Nota: Com relação a cor dos objetos selecionados na Scene Explorer:
- Azul indica que um objeto é selecionado e o Scene Explorer tiver foco.
- Cinza indica um objeto é selecionado e o Scene Explorer não tiver foco.
- Azul escuro indica o pai (objeto ou camada) de um objeto selecionado.
- Opcionalmente, defina os filtros do tipo de objeto na barra de ferramentas Exibição para exibir somente os tipos de objetos que você está interessado, por padrão, esta é a barra de ferramentas vertical no lado esquerdo da caixa de diálogo. Os mesmos filtros também estão disponíveis no menu Exibir
submenu Tipos de Objeto.
- A seguir, execute um dos seguintes procedimentos:
-
- Clique no campo de texto na parte superior do Explorer, em seguida, use o teclado para inserir caracteres suficientes para distinguir o objeto, ou os objetos, que você deseja selecionar do restante. Por exemplo, se a cena contém diversas esferas e diversas caixas, você pode listar todas as esferas simplesmente digitando e (considerando que as esferas ainda tenham seus nomes padrão).
Dica: Para combinações mais flexíveis, use caracteres coringa. Por exemplo, inserir ?i mostra somente os objetos cujos nomes a segunda letra é "i" e digitar *d exibe os objetos cujos nomes contêm a letra "d" após o primeiro caractere. Neste exemplo, uma entrada coringa corresponderia a todos os objetos que possuem nomes começando com "cilindro" e, possivelmente, outros.
Quando você digita, a lista exibe somente os nomes dos itens coincidentes e oculta o resto. Para remover este filtro, exclua o texto ou clique em
.
- Pressione Enter para realçar/selecionar somente os objetos correspondentes ao restaurar a lista completa.
- Use o mouse:
- Para selecionar um único item, clique em seu nome. Para selecionar um objeto e seus filhos, clique duas vezes na entrada.
- Para selecionar várias entradas de lista contíguas, clique no primeiro item e, em seguida aperte a tela Shift ao mesmo tempo que clica na última entrada.
- Para selecionar itens não contíguos, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica nos que deseja selecionar.
Para cancelar a seleção, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica no item que deseja remover a seleção. Para cancelar a seleção de todos os itens, clique em uma área vazia da Scene Explorer lista, como abaixo dos itens.
- Na barra de ferramentas Seleção, clique em Selecionar todos, Não selecionar nenhum ou, depois de fazer uma seleção, Inverter seleção.
- Se existirem conjuntos de seleção nomeados, escolha um conjunto na lista suspensa Selecionar conjunto na barra de ferramentas Selecionar.
- Utilize a caixa de diálogo Pesquisa avançada: do Scene Explorer
Selecione menu, escolha Pesquisar, defina qualquer número de termos de pesquisa booleano, e a seguir clique em Selecionar.
Excluir objetos da cena:
Ocultar ou exibir objetos e camadas:
Nota: O Scene Explorer fornece um conveniente ícone com uma lâmpada à esquerda de cada entrada que você pode clicar para alternar a visibilidade. Isso desempenha a mesma função que a Propriedade de visibilidade.
- Clique no ícone da lâmpada do objeto ou camada cuja visibilidade deseja alternar:
Ao desativar a visibilidade de uma camada ou objeto explicitamente, o ícone com a lâmpada muda para a cor cinza. O ícone para objetos que pertencem a uma camada cuja visibilidade está desativada é um ícone de camadas, mostrando que a sua visibilidade é determinada pela camada à qual pertencem.
Dica: É possível forçar a renderização da geometria oculta ativando Renderizar geometria oculta na caixa de diálogo Configuração de renderização

implementação Parâmetros comuns.
Edite hierarquias com o Scene Explorer no modo Classificar por hierarquia:
- Para vincular um objeto a outro (filho ao pai), arraste o ícone ou nome de um objeto a outro objeto. Quando o cursor do mouse ganhar a forma de dois retângulos sobrepostos, solte o botão do mouse. O objeto arrastado passa a ser um filho do objeto para o qual foi arrastado.
- Para vincular múltiplos objetos a um pai, primeiro selecione-os e, em seguida, arraste-os a outro objeto.
- Para remover qualquer número de objetos filhos de seus pais, restaure-os para o nível superior, primeiro selecione-os e, depois, arraste-os para uma área vazia, abaixo da lista ou para a esquerda. Nesse ponto, a imagem do cursor muda de dois retângulos sobrepostos para um retângulo e você pode soltar o botão do mouse para completar o processo de desvinculação.
Como alternativa, depois de selecionar os objetos, clique com o botão direito do mouse e selecione Desvincular no quadrante inferior direito do menu de contexto.
É possível utilizar técnicas similares para editar o conteúdo da camada.
Encaixar e flutuar a caixa de diálogo do Scene Explorer:
- Para encaixar uma caixa de diálogo flutuante do Scene Explorer, arraste a caixa de diálogo para a esquerda ou direita da interface do 3ds Max, ou clique com o botão direito do mouse na aresta superior e selecione Encaixar
à esquerda ou Encaixar
à direita.
Dica: Para fechar um Scene Explorer encaixado, faça-o flutuar primeiro, e logo, clique em Fechar (X) no canto superior direito.
- Para fazer flutuar o Scene Explorer encaixado, arraste a aresta superior para longe da sua localização atual, ou clique com o botão direito do mouse na aresta superior e selecione flutuar no menu aberto.
Editar vários objetos:
- Assegure-se de que o valor, ou os valores, que você deseja alterar estejam visíveis na interface do Scene Explorer. Se não estiverem, adicione-os com Configurar colunas.
- Selecionar múltiplos objetos.
- Alterar um valor para um dos objetos.
O Scene Explorer define o mesmo valor para todos os objetos selecionados.
Dica: Você pode alternar uma propriedade tipo ativada/desativada, como Congelado, clicando em qualquer lugar na célula, não apenas no ícone ou na caixa de seleção.
Nota: Clicar em uma linha do objeto selecionado não cancela a seleção de outros objetos.
Expandir ou retrair uma hierarquia, camada, contêiner ou grupo:
A visualização de hierarquia, contêiner e estrutura do grupo está disponível apenas no modo Classificar por hierarquia. A visualização da estrutura de camada está disponível apenas no modo Classificar por camada.
- Clique na seta à esquerda do nível de hierarquia, camada, contêiner ou nome do grupo:
- Se a seta estiver apontando para a direita, indicando uma estrutura retraída, clicar nela expandirá a estrutura para exibir o respectivo conteúdo recuado.
- Se a seta estiver apontando para baixo, indicando uma estrutura expandida, nela retrairá a estrutura, mostrando somente o nível superior.
- Para expandir ou retrair todos os níveis de uma hierarquia ou camada, mantenha pressionada a tecla Ctrlenquanto clica na seta da entidade de nível superior.
Para abrir a caixa de diálogo Propriedades de objeto para a seleção de um objeto:
- Abrir Scene Explorer ou Layer Explorer.
- Na lista da caixa de diálogo, selecione os objetos ou camadas cujas propriedades você deseja examinar ou alterar.
- Clique com o botão direito do mouse e, no menu quad, escolha Propriedades.
Renomear um objeto ou objetos:
- Selecione o objeto na lista clicando em seu nome. Se preferir, selecione vários objetos. A edição é aplicada a todos os objetos selecionados.
- Clique duas vezes lentamente no nome de um único objeto selecionado, ou clique com o botão direito do mouse e escolha Renomear.
Nota: É possível renomear múltiplos objetos somente com o menu do botão direito usando a caixa de diálogo Renomear objetos.