A interface Substância consiste em várias implementações que aparecem no Editor de materiais clicando duas vezes no nó do mapa. Além disso, a maioria dos mapas Substância inclui várias saídas para conexão a diferentes entradas do mapa de material.
Os mapas Substância são únicos, pois fornecem três saídas de deslocamento diferentes: Saliência fornece deslocamento de alta frequência detalhado; Deslocamento fornece saída de baixa frequência com deslocamento mais abrangentes e Altura combina as duas em uma única saída. Por exemplo, com um mapa de dunas de areia, Deslocamento seria as dunas enquanto Saliência seriam os grãos de areia.
Este recurso permite que você use as saídas para minimizar o uso de memória e tempo de renderização, quando apropriado. É possível usar a saída Deslocamento para deslocar a malha, enquanto usa a saída Saliência (ou normal) como um mapa de Saliência. Ou, se as tolerâncias de memória forem liberais, você pode simplesmente usar a saída Altura como um mapa de deslocamento.
Ao usar as saídas Saliência e Deslocamento separadamente, especifique o equilíbrio entre as duas com a configuração Equilíbrio de relevo disponível na implementação Parâmetros do mapa Substância. O intervalo de valores de Equilíbrio de relevo é 0,0 a 32,0, sendo o último o padrão. Valores superiores de Equilíbrio de relevo favorecem a saída Saliência, enquanto valores inferiores colocam uma maior ênfase na saída Deslocamento.
Na ilustração seguinte, foi deslocado um plano primitivo com diferentes saídas a partir da substância Desert_Sand_01 com duas configurações Equilíbrio de relevo diferentes. A primeira linha mostra as saídas Saliência, Deslocamento e Altura, respectivamente, com o Equilíbrio de relevo definido como 18,0, um valor relativamente alto. A segunda linha mostra o deslocamento das saídas Saliência, Deslocamento e Altura, respectivamente, com Equilíbrio de relevo=2,0, perto do limite inferior da faixa do valor.
1. Saída Saliência, Equilíbrio de relevo=18,0
2. Saída Deslocamento, Equilíbrio de relevo=18,0
3. Saída Altura, Equilíbrio de relevo=18,0
4. Saída Saliência, Equilíbrio de relevo=2,0
5. Saída Deslocamento, Equilíbrio de relevo=2,0
6. Saída Altura, Equilíbrio de relevo=2,0
Note que os dois deslocamentos Altura (3 e 6) são idênticos, Equilíbrio de relevo não tem efeito na saída Altura.
A melhor maneira de usar o mapa Substância é com o Editor de materiais slate. Aqui é possível conectar as várias saídas de mapa a entradas de mapa de material e clicar duas vezes no nó do mapa para acessar seus parâmetros. Para procedimentos específicos, consulte Mapa Substância.
Nó do mapa Substância mostrando várias saídas
Ao contrário da maioria dos outros mapas no 3ds Max, os mapas Substância têm, muitas vezes, várias saídas. Isto significa que você pode conectar diferentes saídas de uma única Substância a diferentes entradas em um material, com diferentes resultados com base nas conexões que você fizer.
Se você aplicar uma nova Substância a um material arrastando-o diretamente do Navegador de materiais/mapas para um conector de entrada no material (usando o Editor de materiais slate) e, a seguir, especificar um arquivo Substância com o botão na implementação Navegador de pacotes, o 3ds Max define como padrão a saída Difuso do mapa. É possível alterá-lo diretamente arrastando entre um conector de saída diferente no nó do mapa e no nó Seletor de saída do mapa ou indiretamente alterando a configuração Nome do canal do Seletor de saída do mapa.
As saídas do mapa Substância disponíveis são as seguintes (não estão presentes em todas as Substâncias):
A coloração geral fornecida pelo mapa. Normalmente conectado ao mapa Difuso do material.
Um componente especular realista com base na luz e nos ângulos do agente de visualização e no conteúdo do mapa, independentemente da superfície do objeto atual. Normalmente conectado ao mapa Nível especular do material.
A ilustração seguinte representa a substância Carvão aplicada a um plano primitivo com um mapa Difuso usando o material Padrão, conforme observado na viewport Perspectiva:
Esquerda: Especular do mapa Difuso
Centro: Especular do material
Direita: Especular do mapa Substância
Uma mapa normal de Saliência, que usa uma coloração de vasto espectro para simular o deslocamento de superfície de alta frequência de uma forma altamente precisa. Normalmente é conectado ao mapa Saliência do material através de um mapa Saliência normal.
Um mapa de Saliência padrão, que usa uma imagem em escala de cinza para simular o deslocamento de superfície de alta frequência. Normalmente é conectado diretamente ao mapa Saliência ou mapa Deslocamento do material.
Para obter mais informações, consulte Substância e deslocamento.
Um mapa de deslocamento padrão, que usa uma imagem em escala de cinza para simular o deslocamento de superfície de baixa frequência. Normalmente conectado ao mapa Deslocamento do material.
Para obter mais informações, consulte Substância e deslocamento.
Combina os dados de Saliência e Deslocamento em uma única saída. Normalmente conectado ao mapa Deslocamento do material.
Para obter mais informações, consulte Substância e deslocamento.
Quando ativado, torna as áreas "de fundo" no mapa transparentes. Normalmente aplicado ao mapa Opacidade do material. Somente disponível com Substâncias aplicáveis, incluindo Cerca e Folhas de outono.
Aplicar a saída Opacidade ao mapa Opacidade do material permite que você, por exemplo, substitua o fundo por conteúdo personalizado (de um objeto adjacente com um mapa de textura diferente).
Esquerda: Folhas de outono com fundo padrão; somente saída Difuso
Direita: Folhas de outono com saída Opacidade aplicada à entrada do mapa Opacidade do material, mostrando o mapa Substância subjacente (Gramado)
O componente "brilhante" de um material, tipicamente aplicado ao mapa Irradiação do material. Somente disponível com Substâncias que contêm elementos com brilho, como Rocha Vulcânica e Carvão.
Por exemplo, consulte Especular anterior.
O alcance dos realces especulares como definido pelo mapa Substância. Tipicamente aplicado ao mapa Brilho do material. Somente disponível com Substâncias aplicáveis, incluindo Rocha vulcânica e Mármore_02.
As configurações globais incluem o mecanismo (subsistema do software) que renderiza mapas Substância, bem como o tamanho da textura.
Quando você alterar a configuração Mecanismo, será solicitado para reiniciar o 3ds Max. A partir deste momento, o mecanismo permanece em efeito para todas as texturas de substâncias até que a próxima vez em que você alterar o mecanismo e reiniciar o software.
A resolução de saída básica de todas as texturas Substância na cena, sujeita a alterações para cada textura individual, depende das configurações (locais) Tamanho da textura. Alterar as configurações globais de qualquer Substância também as altera relativamente a todas as outras Substâncias na cena.
Para um feedback mais rápido ao editar a cena e materiais, use um valor menor aqui.
Um arquivo Substância é por vezes chamado de "pacote", pois pode conter várias definições de textura. Use estas configurações para abrir e recarregar arquivos Substância e, quando um arquivo contém mais do que uma definição, para escolher a definição a usar.
Abre a caixa de diálogo do navegador de arquivos Procurar substâncias. Use a caixa de diálogo para abrir um arquivo Substância.
Para obter uma lista de todos os mapas Substância imagens de exemplo, consulte Exemplos de substância.
Depois de você abrir um arquivo, o nome do arquivo e o nome da Substância ativa aparecem neste botão. Além disso, se posicionar o cursor do mouse sobre o botão, abre uma dica de ferramenta mostrando o caminho do arquivo.
A exceção a isto é se você carregar uma Substância de saída única, tal como Espaço ou um dos mapas Ruído, em um mapa com várias saídas conectadas a um material. Nesse caso, a saída única é conectada a todas as entradas de material que foram conectadas anteriormente.
Carrega a Substância de novo a partir de seu arquivo de definição.
Use esta lista suspensa para escolher a definição Substância a usar de um pacote que contenha várias definições.
Estas configurações apenas afetam a resolução de saída da textura atual. Você basear a resolução da textura atual no tamanho global (Relativa) ou configurá-la como independente do tamanho global. Use esta implementação para escolher uma opção e definir as dimensões da Substância individual atual. Definições avançadas do Tamanho da textura produzem texturas com melhor aspecto, mas demoram mais tempo a renderizar.
Quando ativado, somente as configurações Largura nesta implementação estão disponíveis e alterar a configuração Largura também altera o valor Altura para manter a proporção atual.
Quando Relativa é escolhido, as configurações Largura e Altura atuam como multiplicadores das dimensões globais. Por exemplo, se Largura da Textura global e Altura da Textura global estiverem configurados como 512 e você configurar Largura relativa e Altura relativa como x2, a resolução de saída para renderização é 1024 x 1024 para essa textura. Deste modo é possível definir uma resolução de base ao nível global e, a seguir, variá-la com os multiplicadores Relativos para cada mapa Substância individual.
Quando Absoluta é escolhido, as configurações Largura e Altura determinam a resolução da saída independentemente das configurações globais.
Para qualquer opção, escolha as configurações Largura e Altura nas listas suspensas.
Este campo somente de leitura mostra a resolução de saída atual, como calculada a partir das configurações Tamanho da textura global e local.
Esta implementação somente de leitura exibe a versão atual do software Substância, configurações de resolução e a descrição do pacote atual, se fornecido pelo autor.
É a implementação Coordenadas padrão para texturas 2D no 3ds Max; para detalhes, consulte Implementação Coordenadas (2D).
É a implementação Ruído padrão para texturas 2D no 3ds Max; para detalhes, consulte Implementação Ruído (2D).
Cada textura Substância tem seu próprio conjunto de parâmetros, alguns dos quais são comuns à maioria das texturas, tais como Semente aleatória. A maioria dos parâmetros fornece um nome e uma breve explicação em uma dica de ferramenta, como mostrado na ilustração anterior. Salvo especificado em contrário, o intervalo de valores disponível para a maioria dos parâmetros é 0,0 – 1,0.
O que merece uma menção especial nesta implementação é a configuração Equilíbrio de relevo, disponível com todos os mapas Substância que podem deslocar a malha. O Equilíbrio de relevo permite ajustar o ponderação entre saídas Saliência e Deslocamento. Para detalhes, consulte Substância e Deslocamento.
Outra configuração importante, também comum à maioria das Substâncias, é o parâmetro supracitado Semente aleatória. Mudar este valor altera completamente os detalhes da textura mantendo o mesmo aspecto geral. Ao usar valores Semente aleatória diferentes, é possível aplicar a mesma textura a diferentes partes de sua cena enquanto produz uma variação natural dos materiais.
Esquerda: textura Old_Painted_Planks com Semente aleatória=0
Direita: textura Old_Painted_Planks com Semente aleatória=1