Defina o morph utilizando curvas de controle e referência.
O método de duas curvas proporciona mais controle sobre a forma do resultado do que os métodos de ponto único.
Ao realizar morph com curvas:
— Selecione este método caso as curvas sejam abertas e apresentem somente uma pequena rotação.
— Selecione este método caso as curvas sejam abertas e apresentem uma grande rotação.
— Selecione este método caso as curvas sejam fechadas.
Caso suas curvas sejam abertas e você não tenha certeza sobre qual método utilizar, recomendamos que você tente os métodos e
e selecione o que proporcionar os melhores resultados.
Em Projeção — Esta opção projeta certos objetos no plano principal de forma que o PowerShape possa calcular como executar morph nas superfícies.
Para compreender completamente esta opção, você precisa saber como objetos sofrem morph.
O plano principal é selecionado escolhendo um dos botões na barra de Status. Por exemplo, se você deseja selecionar o Plano principal YZ, selecione o botão com um X. Se nenhum plano de trabalho existir no modelo, o plano de trabalho absoluto é automaticamente utilizado.
Usar Referência — (Somente disponível se o método de curvas fechadas for utilizado e a opção Em Projeção estiver ligada). Isso permite que você selecione o eixo de referência que é utilizado para calcular os pontos correspondentes na curva de referência. Ao usar morph de curva fechada, é recomendável que você use um eixo de referência se o objeto a sofrer morph posiciona-se em maior parte dentro da curva. Clique no botão
para exibir a caixa de diálogo Direção. Utilize esse diálogo para selecionar o eixo.
Consulte Movendo pontos utilizando o método de morph de duas curvas para obter informações sobre como os objetos sofrem morph.
As seguintes opções estão disponíveis:
Nenhum — Os pontos são movidos pela distância entre os pontos correspondentes nas duas curvas.
Distância — Os pontos são movidos dependendo da distância do ponto correspondente na curva de referência .
Se a distância é menor que o valor dado na caixa Limite, um ponto se move pela distância definida pelos seus pontos correspondentes nas duas curvas e na escala de Decaimento. Quanto mais próxima a distância for do valor dado na caixa Limite, menos os pontos se movem.
Se a distância é igual ou maior que o valor dado na caixa Limite, os pontos não são movidos.
Curva ou Superfície - Pontos são movidos dependendo da distância dos seus pontos correspondentes na curva de referência e da distância do ponto mais próximo na curva ou superfície limite selecionada.
Quanto mais próxima a distância for da curva ou superfície limite, menos os pontos se movem. Além da curva ou superfície selecionada, os pontos não são movidos. A curva ou superfície não deve cruzar a curva de referência.
As opções Curva e Superfície levam mais tempo para processar e só devem ser utilizadas quando outras opções não fornecerem a solução desejada.
Quártico — Esta é a opção padrão. Ela proporciona uma união e um blend suaves no entorno e uma forma suave quando cruza a curva de referência. Esta opção deve fornecer o resultado correto na maioria dos casos.
Cúbico — Proporciona um blend em forma de "S", com uma união suave no entorno e uma forma suave quando cruza a curva de referência.
As opções Quártico e Cúbico proporcionam resultados bastante semelhantes, portanto é melhor testar uma opção de cada vez e utilizar a opção que ofereça a melhor solução para o modelo.
Parabólico — Varia suavemente de acordo com o entorno, mas acaba em um pico agudo na curva de referência.
Isso é adequado quando a curva de referência se posiciona numa aresta aberta do modelo, de outra maneira uma aresta aguda será introduzida ao longo da curva.
Linear — Varia em uma linha reta do ponto máximo na curva de referência até o ponto zero no limite. Portanto, não é possível executar blend suave no entorno do morph.
É adequado se a superfície inteira estiver sofrendo morph, ou se existe uma curva limite definida ao longo de uma descontinuidade no modelo.
O decaimento define a fração da distância limite na qual a distorção é dividida em dois.