Caixa de diálogo Morph de Superfície — Duas curvas

Defina o morph utilizando curvas de controle e referência.

O método de duas curvas proporciona mais controle sobre a forma do resultado do que os métodos de ponto único.

Ao realizar morph com curvas:

Caixa de diálogo Duas curvas

  1. Selecione Seleção de Referência e selecione a curva de referência na tela.
  2. Selecione Seleção de Controle e selecione a curva de controle na tela.
  3. Por padrão, as curvas de referência e controle são apagadas do modelo após terem sido utilizadas para realizar o morph. Caso deseje mantê-las, selecione Manter Seleções.
  4. Selecione um Método adequado para a forma da suas curvas de referência e controle.

    — Selecione este método caso as curvas sejam abertas e apresentem somente uma pequena rotação.

    — Selecione este método caso as curvas sejam abertas e apresentem uma grande rotação.

    — Selecione este método caso as curvas sejam fechadas.

    Caso suas curvas sejam abertas e você não tenha certeza sobre qual método utilizar, recomendamos que você tente os métodos e e selecione o que proporcionar os melhores resultados.

    Em Projeção — Esta opção projeta certos objetos no plano principal de forma que o PowerShape possa calcular como executar morph nas superfícies.

    Para compreender completamente esta opção, você precisa saber como objetos sofrem morph.

    O plano principal é selecionado escolhendo um dos botões na barra de Status. Por exemplo, se você deseja selecionar o Plano principal YZ, selecione o botão com um X. Se nenhum plano de trabalho existir no modelo, o plano de trabalho absoluto é automaticamente utilizado.

    Usar Referência — (Somente disponível se o método de curvas fechadas for utilizado e a opção Em Projeção estiver ligada). Isso permite que você selecione o eixo de referência que é utilizado para calcular os pontos correspondentes na curva de referência. Ao usar morph de curva fechada, é recomendável que você use um eixo de referência se o objeto a sofrer morph posiciona-se em maior parte dentro da curva. Clique no botão para exibir a caixa de diálogo Direção. Utilize esse diálogo para selecionar o eixo.

    Consulte Movendo pontos utilizando o método de morph de duas curvas para obter informações sobre como os objetos sofrem morph.

  5. Selecione a opção Decair. Isso decide o quanto os pontos nas superfícies selecionadas se movem conforme você se afasta da curva de referência. Se os pontos a sofrerem morph se posicionam numa curva de referência, eles são movidos para o ponto correspondente na curva de controle sem considerar a opção de decaimento. Pontos que não estejam numa curva de referência são movidos de acordo com a opção selecionada de Decaimento.

    As seguintes opções estão disponíveis:

    Nenhum — Os pontos são movidos pela distância entre os pontos correspondentes nas duas curvas.

    Distância — Os pontos são movidos dependendo da distância do ponto correspondente na curva de referência .

    Se a distância é menor que o valor dado na caixa Limite, um ponto se move pela distância definida pelos seus pontos correspondentes nas duas curvas e na escala de Decaimento. Quanto mais próxima a distância for do valor dado na caixa Limite, menos os pontos se movem.

    Se a distância é igual ou maior que o valor dado na caixa Limite, os pontos não são movidos.

    Curva ou Superfície - Pontos são movidos dependendo da distância dos seus pontos correspondentes na curva de referência e da distância do ponto mais próximo na curva ou superfície limite selecionada.

    Quanto mais próxima a distância for da curva ou superfície limite, menos os pontos se movem. Além da curva ou superfície selecionada, os pontos não são movidos. A curva ou superfície não deve cruzar a curva de referência.

    As opções Curva e Superfície levam mais tempo para processar e só devem ser utilizadas quando outras opções não fornecerem a solução desejada.

  6. Selecione um Blend na lista suspensa. Para todos os tipos de decaimento diferentes de Nenhum, é possível usar as opções a seguir para definir como executar blend no entorno da forma da região com morph aplicado:

    Quártico — Esta é a opção padrão. Ela proporciona uma união e um blend suaves no entorno e uma forma suave quando cruza a curva de referência. Esta opção deve fornecer o resultado correto na maioria dos casos.

    Cúbico — Proporciona um blend em forma de "S", com uma união suave no entorno e uma forma suave quando cruza a curva de referência.

    As opções Quártico e Cúbico proporcionam resultados bastante semelhantes, portanto é melhor testar uma opção de cada vez e utilizar a opção que ofereça a melhor solução para o modelo.

    Parabólico — Varia suavemente de acordo com o entorno, mas acaba em um pico agudo na curva de referência.

    Isso é adequado quando a curva de referência se posiciona numa aresta aberta do modelo, de outra maneira uma aresta aguda será introduzida ao longo da curva.

    Linear — Varia em uma linha reta do ponto máximo na curva de referência até o ponto zero no limite. Portanto, não é possível executar blend suave no entorno do morph.

    É adequado se a superfície inteira estiver sofrendo morph, ou se existe uma curva limite definida ao longo de uma descontinuidade no modelo.

  7. Marque Seleção de Decaimento caso tenha selecionado Curva ou Superfície como a opção em Decair. Selecione o objeto necessário.
  8. Insira o Limite . Essa é a distância utilizada pela opção Distância na lista Decair.
  9. Selecione a escala de Decaimento caso tenha escolhido a opção Distância em Decair. Isso controla quão rapidamente a forma muda conforme você se afasta da curva de referência. Você pode configurar um valor entre 0.05 (mudança rápida) e 0.5 (mudança lenta).

    O decaimento define a fração da distância limite na qual a distorção é dividida em dois.