Novos recursos do Autodesk® Civil 3D® 2020
O Autodesk ®Civil 3D® 2020 contém os aprimoramentos e recursos novos descritos a seguir.
Atualizações da eficiência do projeto
- Utilize o comando atualizado Analisar rede de gravidade para analisar uma rede de tubulação e aplicar os resultados a ela.
Como o comando atualizado utiliza uma caixa de diálogo que não tem um modo definido, você pode deixá-lo aberto enquanto realiza outras tarefas.
É possível utilizar esse comando para executar os seguintes tipos de análise:
- Redimensionar as tubulações e Redefinir as geratrizes: analisa o fluxo através das tubulações e, a seguir, redimensiona as tubulações e redefine as geratrizes para acomodar o fluxo.
- Calcular as linhas de declividade de energia e hidráulica: calcula as linhas de declividade de energia e hidráulica e informa se cada linha no sistema está no estado normal, sobrecarregada ou inundada.
- Análise da embocadura: analisa a capacidade das embocaduras e informa o fluxo, a profundidade e a dispersão em cada embocadura.
Para obter mais informações, consulte Sobre a análise e dimensionamento de uma rede de tubulação de gravidade.
- Utilize as novas configurações de recurso de estrutura para especificar valores padrão que podem ser usados pelo comando Analisar rede de gravidade.
Para obter mais informações, consulte Sobre a análise e o dimensionamento de uma rede de tubulação de gravidade e Caixa de diálogo Editar configurações de recurso - Estrutura.
- O Autodesk Storm and Sanitary Analysis foi atualizado com os seguintes recursos:
- As condições do escoamento podem ser definidas separadamente para cada drenagem durante a execução de vários eventos geradores de águas pluviais.
- O fator de taxa de pico de um hidrograma sem dimensões pode ser definido para cada sub-bacia.
- Estão disponíveis câmaras de armazenamento (novas e atualizadas) de sistemas avançados de drenagem® (ADS) e CULTEC®.
- Em relatórios de alinhamento referentes a alinhamentos que utilizam estacamento baseado em corda, agora são usados cálculos baseados em corda para informar os valores de estaca e a estaca final.
- Agora podem ser usadas normas de projeto chinesas em projetos de plataformas ferroviárias. Você pode selecionar o arquivo de critérios de projeto China_Metric.json ao criar ou editar uma aresta da plataforma ferroviária. Para obter mais informações, consulte Caixa de diálogo Criar/Editar aresta da plataforma.
Atualizações da eficiência de produção
- Use os comandos do Autodesk Dynamo para Civil 3D para desenvolver e executar scripts que permitem automatizar tarefas e fluxos de trabalho no Autodesk Civil 3D.
O Autodesk Dynamo para Civil 3D é um aplicativo de programação visual que está disponível como uma instalação separada que pode ser realizada por meio do Autodesk Desktop App e por meio da sua Autodesk Account.
Após a instalação do aplicativo, os comandos relacionados ao Dynamo ficam disponíveis na guia Gerenciar da faixa de opções do Civil 3D.
Para obter mais informações, consulte Sobre o Autodesk Dynamo para Civil 3D.
- Agora, quando você anexa um template de referência adicional a um desenho, ele é inserido no final da lista de templates, e as configurações personalizadas já especificadas nos templates anexados anteriormente são preservadas.
Para obter mais informações, consulte Para trabalhar com templates de referência.
-
Use a nova variável de sistema SyncDrefPsetToSource para determinar se os conjuntos de propriedades serão sincronizados quando as referências de atalho de dados forem sincronizadas. Você pode usar as seguintes configurações para SyncDrefPsetToSource:
Valor
|
Descrição
|
0
|
Os conjuntos de propriedades nunca são sincronizados quando os objetos de referência de dados relacionados são sincronizados.
|
1
|
Os conjuntos de propriedades são sincronizados quando os objetos de referência de dados relacionados são sincronizados.
A sincronização do conjunto de propriedades só ocorrerá no desenho host se o objeto tiver sido alterado no desenho de origem.
|
-
A sincronização de atalho a dados relacionada a alterações de superelevação e superelevação ferroviária foi aprimorada. Com esse aprimoramento, se forem feitas alterações em mais tipos de parâmetros de superelevação ou superelevação ferroviária no alinhamento de origem, você deverá sincronizar um alinhamento de referência de dados.
Atualizações de colaboração e de intercâmbio de dados
- O comando Exportar desenho do Civil 3D foi atualizado com os seguintes recursos:
- As legendas com máscaras de plano de fundo não são mais exportadas com hachuras em forma de nó.
- As referências externas são explodidas de forma apropriada na exportação.
- As mensagens de estado de proxy não são mais exibidas na exportação.
- O Autodesk Civil 3D 2020 agora tem a opção de converter linhas de recurso, segmentos de lote e imagens de levantamento topográfico em polilinhas 2D ou 3D, que foi incluída no Autodesk Civil 3D 2019.2 Update.
- Use uma nova configuração para controlar se os alinhamentos de trilhos serão exportados do Autodesk Civil 3D para uso no Autodesk InfraWorks como alinhamentos de linha de centro ou de trilhos.
- Quando definidos como Não, os alinhamento de trilhos exportados do Civil 3D para IMX se tornam objetos de ferrovia no InfraWorks, o que pode fazer com que parte da geometria perca um pouco da precisão.
- Quando definidos como Sim, os alinhamentos de trilhos exportados do Civil 3D para IMX serão exportados como alinhamentos de linha de centro e se tornarão componentes de estrada quando migrados para o InfraWorks. O componente de estrada terá a mesma geometria do alinhamento de trilhos do Civil 3D.
Nota: Essa configuração é aplicável ao usar o comando Exportar IMX no Civil 3D e ao abrir um desenho do Civil 3D diretamente no InfraWorks.
Para obter mais informações, consulte Caixa de diálogo Editar configurações de recurso - Alinhamento.
Outras atualizações
- O esquema de cores escuras e os ícones da faixa de opções do aplicativo foram atualizados.
- O esquema de cores escuras, que controla a aparência da janela do aplicativo, a faixa de opções e outros elementos da interface do usuário, foi atualizado com novas cores.
- Os ícones da faixa de opções para esquemas de cores claras e escuras foram atualizados quanto a estilo e clareza, otimizados para trabalhar com cores do plano de fundo e atualizados para se adequar a monitores de alta resolução.
- O formato de banco de dados de levantamento topográfico foi atualizado do Microsoft SQL Server Compact (SQL CE) para o SQLite. Para usar os bancos de dados de levantamento topográfico existentes com o Autodesk Civil 3D 2020, você precisa convertê-los em SQLite.
Use o Utilitário de migração de banco de dados de levantamento topográfico do Autodesk Civil 3D para converter bancos de dados de levantamento topográfico do SQL CE no SQLite.
O Utilitário de migração de banco de dados de levantamento topográfico do Autodesk Civil 3D pode ser encontrado como um download separado em https://www.autodesk.com/civil3d-survey-database-migration-utility.
Importante: Os bancos de dados migrados não são compatíveis com versões anteriores do Autodesk Civil 3D.
Para obter mais informações sobre como usar esse utilitário, consulte Para atualizar um banco de dados de levantamento topográfico.
- As pastas padrão para projetos e templates de projeto foram atualizadas.
Pasta anterior
|
Nova pasta
|
C:\Civil 3D Projects
|
C:\Users\Public\Documents\Autodesk\Civil 3D Projects
|
C:\Civil 3D Project Templates
|
C:\Users\Public\Documents\Autodesk\Civil 3D Project Templates
|
Integração das versões do Autodesk Civil 3D 2019 Update
Os recursos das versões do Autodesk Civil 3D 2019 Update descritos a seguir foram integrados ao Autodesk Civil 3D 2020. Para obter mais informações, consulte Novos recursos do Autodesk Civil 3D 2019.1 e Novos recursos do Autodesk Civil 3D 2019.2.
Atualizações da eficiência do projeto das versões do Autodesk Civil 3D 2019 Update
- Acesse comandos relacionados a trilhos nas guias Trilho e Alinhamento dos trilhos da faixa de opções.
- Acesse submontagens de trilhos em uma paleta de ferramentas dedicada. Para obter mais informações, consulte Novas submontagens de ferrovias.
- Crie alinhamentos de trilhos usando comandos de criação de alinhamento que tenham configurações relacionadas a trilhos selecionadas por padrão. Para obter mais informações, consulte Para criar um alinhamento de trilhos e Para criar um alinhamento de trilhos a partir de objetos.
- Aplique declive transversal a um alinhamento de bordo. Para obter mais informações, consulte Guia Parâmetros de deslocamento (caixa de diálogo Propriedades do alinhamento).
- Crie, edite e exporte arestas de plataforma ferroviária. Para obter mais informações, consulte Sobre arestas da plataforma ferroviária.
- Crie e legende perfis de alinhamento com melhor ajuste usando as novas opções. Para obter mais informações, consulte Caixa de diálogo Criar alinhamento com melhor ajustado e Caixa de diálogo Criar perfil com melhor ajuste.
- Especifique a taxa máxima de mudança da inclinação transversal de superelevação de um alinhamento. Para obter mais informações, consulte Caixa de diálogo Editar configurações de recurso - Alinhamento.
- Crie uma tangente vertical flutuante em um perfil especificando uma declividade e um comprimento. Para obter mais informações, consulte Para adicionar tangentes flutuantes a perfis.
- Use as novas folhas de estilo de relatório para determinar a aparência e o conteúdo dos relatórios de corredores de reabilitação. Para obter informações sobre como selecionar essas folhas de estilo, consulte Para gerar relatórios de corredor de reabilitação.
- Acesse comandos transparentes novos e atualizados na faixa de opções e a partir do menu de contexto. Para obter mais informações, consulte Sobre comandos transparentes, Sobre o comando transparente Conjunto de ferramentas de perfil e Para utilizar uma estaca e um deslocamento de forma transparente para especificar a localização de um ponto.
- Especifique que tipo de ponto de conexão de estrutura deseja usar no layout de redes de tubulação. Você também pode redefinir os pontos de conexão depois de definir o layout da rede de tubulação. Para obter mais informações, consulte Sobre pontos de conexão de redes de tubulação e Para redefinir pontos de conexão de redes de tubulação.
- Atribua propriedades às estruturas que podem ser usadas pelo comando Analisar rede de gravidade para análise de drenagem. Para obter mais informações, consulte Guia Propriedades de peça (caixa de diálogo Propriedades de estrutura).
Atualizações da eficiência de produção das versões do Autodesk Civil 3D 2019 Update
- As notificações de sincronização serão exibidas para as referências de dados somente se um objeto for alterado no desenho de origem e o desenho for salvo; elas não serão exibidas se ocorrer algo não relacionado ao objeto no desenho.
- Faça referência a grupos de linhas de amostra de desenhos usando atalhos aos dados. Para obter mais informações, consulte Como trabalhar com os atalhos aos dados.
- Agora, ao criar uma referência de atalho a dados para um grupo de linhas de amostra, se houver atalhos aos dados para essas origens, você poderá criar automaticamente referências para as origens amostradas. Para obter mais informações, consulte Sobre referências de atalhos a dados de grupos de linhas de amostra.
- Use o Autodesk Vault para fazer referência a grupos de linhas de amostra dentro de desenhos. Para obter mais informações, consulte Para criar referências de grupo de linhas de amostra.
- Adicione objetos de interseção a gráficos de perfil longitudinal para mostrar onde objetos lineares cruzam o perfil relativo ao alinhamento principal Para obter mais informações, consulte Sobre como adicionar objetos de interseção a gráficos de perfil longitudinal.
- Insira caminhos de pastas, inclusive caminhos UNC, diretamente no campo Pasta de caixas de diálogo que solicitam uma localização de pasta.
Atualizações de colaboração e de intercâmbio de dados das versões do Autodesk Civil 3D 2019 Update