No nível de subobjeto Aresta, você pode selecionar aresta única ou várias arestas e transformá-las usando métodos padrão. Este tópico aborda as implementações Editar geometria e Editar arestas; para outros controles, consulte Polígono editável.
Exemplo: para usar os recursos Cortar e Virar:
O 3ds Max oferece uma função conveniente para virar arestas que, junto com o recurso Cortar, simplifica consideravelmente o processo de modelagem personalizada. Especificamente, cortar um novo polígono em geometria existente minimiza o número de arestas visíveis extras, normalmente adicionando nenhuma ou uma. Depois de usar cortar, a função Virar permite ajustar qualquer diagonal com um clique único.
Por padrão, o objeto Plano é dividido em polígonos 4 x 4. Se você não vir os polígonos no viewport Perspectiva, pressione F4 para ativar o modo de vista Faces com aresta.
Para converter o objeto, clique com o botão direito do mouse uma vez no viewport Perspectiva para sair do modo de criação. Isso deixa o objeto selecionado. Clique com o botão direito do mouse novamente no viewport Perspectiva e, em seguida, na parte inferior do quadrante Transformação, escolha Converter para Converter para polígono editável. Como alternativa, aplique o modificador Editar polígono.
Agora, o objeto é um polígono editável e o painel de comando muda para o painel Modificar.
Duas ou três linhas aparecerão e se moverão à medida que você mover o mouse. Uma linha conecta o cursor do mouse para a localização do clique original e indica onde o próximo corte aparecerá quando você clicar no botão do mouse. Outro conecta-se a um canto do polígono; essa conexão muda dependendo da posição do mouse. E se o cursor não estiver sobre uma aresta ou sobre um vértice (sua aparência mudará se ele estiver, dependendo de qual), uma terceira linha conecta o cursor do mouse a outro vértice.
Isso demonstra um aspecto da nova funcionalidade Cortar; em versões anteriores, o primeiro clique em uma operação Cortar conectada a dois cantos do polígono.
O resultado é um retângulo entre quatro polígonos, sem qualquer aresta de conexão visível. Em versões anteriores, você teria oito arestas de conexão visíveis: duas em cada um dos polígonos originais. Observe que todas as arestas criadas são selecionadas e estão prontas para outras transformações ou edições.
Neste caso, você terminará com uma única aresta visível adicional em vez de sete como nas versões anteriores. A aresta conecta o canto do novo polígono ao canto do original. Essa nova aresta não está selecionada, mas as que você criou explicitamente estão.
Para a conexão dos cantos restantes, há algumas diagonais, que servem para triangular totalmente os polígonos. A nova função Virar permite que você manipule cada um deles com um único clique.
Todas as diagonais, incluindo as criadas desde as operações Cortar, aparecem como linhas tracejadas.
No modo Virar, clique em uma diagonal (linha tracejada) uma vez para virá-la.
Cada diagonal tem apenas duas posições diferentes disponíveis, dada nenhuma alteração nas posições de qualquer outra diagonal ou aresta.
Compare isso à ferramenta Editar triangulação, com a qual você deve clicar em dois vértices para alterar a posição de uma diagonal.
Esta demonstração simples mostra como, na subdivisão manual de uma malha de polígono para fins de modelagem e de animação, você pode economizar bastante tempo usando as ferramentas Cortar e Virar no 3ds Max.
Para criar uma forma de uma ou mais arestas:
A forma resultante consiste em um ou mais splines cujos vértices coincidem com os vértices nas arestas selecionadas. A opção Suavizar resulta em vértices usando valores suaves, enquanto a opção Linear resulta em splines lineares com vértices de canto.
Se as arestas selecionadas não forem contínuas, ou se tiverem ramificação, a forma resultante consistirá em mais de uma spline. Quando a função Criar forma encontrar uma ramificação em 'Y' nas arestas, tomará uma decisão arbitrária em relação a qual aresta produzirá qual spline. Caso seja necessário controlar isso, selecione somente as arestas que resultarão em uma única spline e execute uma operação Criar forma repetidamente para criar o número correto de formas. Por fim, use Anexar na Spline editável para combinar as formas em uma.
Acima: objeto original
Abaixo: objeto com arestas selecionadas
Acima: arestas selecionadas removidas do objeto original
Abaixo: arestas indesejadas removidas
Este tópico oferece informações detalhadas sobre a implantação específica de aresta. Editar arestas. As implementações restantes são descritas em seus próprios tópicos.
Esta implementação inclui comandos específicos para edição de arestas.
Depois de ativar Inserir vértices, clique em uma aresta para adicionar um vértice àquela localização. Você pode continuar a subdividir polígonos enquanto o comando estiver ativo.
Para parar a inserção de arestas, clique com o botão direito do mouse no viewport ou clique em Inserir vértice novamente para desativá-lo.
Remover uma aresta é como torná-la invisível. A malha é afetada somente quando todas ou todas menos uma das arestas dependentes de um vértice são removidas. Nesse ponto, o vértice é excluído e a superfície é retriangulada.
Para excluir os vértices associados ao remover as arestas, pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl ao executar uma operação Remover. Essa opção, denominada Remoção limpa, assegura que os outros polígonos sejam planos.
Esquerda: a seleção da aresta original
Centro: a operação Remoção padrão deixa vértices adicionais.
Direita: Remoção limpa com Ctrl+Remover exclui os vértices extras.
As arestas com o mesmo polígono em ambos os lados normalmente não podem ser removidas.
Isso não faz nada quando aplicado a uma única aresta no meio de uma malha. Os vértices no final de arestas afetadas devem ser separáveis para essa opção funcionar. Por exemplo, isso pode funcionar em uma única aresta que intersecta uma borda existente, uma vez que o vértice da borda pode ser dividido em dois. Além disso, duas arestas adjacentes podem ser divididas no meio de uma grade ou esfera, desde que o vértice compartilhado possa ser dividido.
Ao extrudir um vértice ou uma aresta de forma interativa na viewport, defina a altura da extrusão movendo o mouse na vertical e a largura da base movendo o mouse na horizontal.
Extrudir uma aresta a move ao longo de uma normal e cria novos polígonos que formam os lados da extrusão, ligando a aresta ao objeto. A extrusão terá três ou quatro lados; três se a aresta estiver em uma borda ou quatro se ela for compartilhada por dois polígonos. À medida que você aumenta o comprimento da extrusão, a base aumenta em tamanho até a extensão dos vértices adjacentes até os pontos de extremidade da aresta de extrusão.
Veja a seguir aspectos importantes da extrusão de arestas:
Caixa de chanfro mostrando a aresta de extrusão
Se você clicar no botão após executar uma extrusão manual, a mesma extrusão será feita na seleção atual como uma visualização e o caddy abrirá com a Altura de extrusão definida como a quantidade da última extrusão manual.
Você só poderá soldar arestas com um polígono anexado; ou seja, arestas em uma borda. Além disso, não é possível executar uma operação de solda que poderia resultar em geometria inválida (por exemplo, uma aresta compartilhada por mais de dois polígonos). Por exemplo, não é possível soldar arestas opostas na borda de uma caixa com um lado removido.
Para usar Chanfro de forma interativa, clique neste botão e arraste uma aresta no objeto ativo. Se você arrastar uma aresta selecionada, o chanfro será aplicado igualmente a todas as arestas selecionadas. Para chanfrar arestas numericamente, clique no botão Configurações de chanfro e altere o valor de Quantidade de chanfro.
Chanfrar arestas
Como alternativa, você pode criar um espaço aberto entre as arestas chanfradas; para obter detalhes, consulte Chanfro.
Se você clicar neste botão com uma ou mais arestas selecionadas, o caddy Chanfro abrirá com uma Quantidade de chanfro definida como a quantidade do último chanfro e o chanfro especificado pela configuração será executado na seleção atual como uma visualização.
Somente é possível soldar arestas que tenham um polígono anexado; isto é, as arestas em uma borda. Além disso, não é possível executar uma operação de solda que poderia resultar em geometria inválida (por exemplo, uma aresta compartilhada por mais de dois polígonos). Por exemplo, não é possível soldar arestas opostas na borda de uma caixa com um lado removido.
Há duas formas de usar Ponte no modo Manipulação direta (isto é, sem abrir o caddy Arestas de ponte):
Os novos polígonos resultantes de uma operação de Ponte são automaticamente selecionados; isso pode ser visto por meio do acesso ao nível de subobjeto Polígono.
Uso de Ponte no nível Aresta
A conexão de duas ou mais arestas usando a caixa de diálogo Configurações cria arestas igualmente espaçadas. O número de arestas definido na caixa de diálogo. Quando você clica no botão Conectar, as configurações da caixa de diálogo atual são aplicadas à seleção.
Uma seleção de aresta (superior); uma forma suave (centro); uma forma linear (inferior)
Permite nomear a saída de Criar forma e defini-la como Suave ou Linear.
Aumentar o peso de uma aresta tende a afastar o resultado suavizado.
Para obter instruções sobre o uso do caddy, consulte A interface de caddy.
Em configurações baixas, a aresta será relativamente suave. Em configurações mais altas, a dobra se tornará cada vez mais visível. Em 1,0, o valor mais alto, a aresta se torna uma dobra acentuada.
Para obter instruções sobre o uso do caddy, consulte A interface de caddy.
Esquerda: arestas selecionadas; Centro: definido como rígido; Direita: Exibir arestas rígidas ativado e definido como verde
No modo Editar triangulação, você pode ver a triangulação atual na viewport e alterá-la clicando em dois vértices no mesmo polígono.
Para editar a triangulação manualmente, ative este botão. As arestas ocultas são exibidas. Clique em um vértice de polígono. Uma linha de banda elástica aparece anexada ao cursor. Clique em um vértice não adjacente para criar uma nova triangulação para o polígono.
Cada diagonal somente tem duas posições disponíveis em um determinado momento, por isso, clicar duas vezes seguidas em uma diagonal simplesmente retorna-a à sua posição original. Mas alterar a posição de uma diagonal próxima pode tornar uma posição alternativa diferente disponível para uma diagonal.
Para obter mais informações sobre como usar Girar com a ferramenta Cortar avançada, consulte este procedimento.