O assistente Tinta de Partícula permite aplicar sementes de partícula com um padrão específico e temporização na superfície de um ou mais objetos.
Sementes de partículas pintadas com o assistente Tinta de Partícula não são partículas, mas são sementes que podem ser transformadas em partículas com os operadores Tinta de nascimento ou operadores de Colocação de tinta em Fluxo de partícula.
É possível pulverizar sementes de partícula com uma ferramenta de pintura à mão, usando os splines do 3ds Max para definir o padrão. A tinta de partícula funciona em qualquer viewport ortográfico como a visão Frontal ou Superior. Ele pulveriza diretamente no viewport (que é perpendicular ao plano da vista), e planta sementes de partículas na superfície do primeiro objeto que encosta.
Para criar o ícone Tinta de Partícula, clique no painel Criar Assistentes
Fluxo de Partícula
Tinta de Partícula e, a seguir, arraste em um viewport.
O ícone Tinta de Partícula é composto de duas peças: um ícone de círculo e um pulverizador.
Ícone do assistente Tinta de Partícula
A Tinta de Partícula ajuda usar a metáfora do aerógrafo do mundo real para sementes de partícula de pulverização de tinta na superfície. Quando você usa a ferramenta de pintura a mão livre, as sementes de partículas são pulverizadas por meio de um bico virtual, como com um aerógrafo. O círculo no ícone Tinta de Partícula representa o tamanho do bico. Se, por outro lado, você utilizar o percurso de splines, as sementes de partícula são pulverizadas ao longo do spline.
O ícone Tinta de Partícula não tem que ficar na frente ou os objetos nos quais você deseja pintar as sementes de partículas, nem deve ser criado no viewport na qual você planeja pintar.
Excluindo o ícone Tinta de Partícula exclui todas as sementes de partículas e traços associados a ele.
O assistente Tinta de Partícula ajuda funciona com grupos de partículas denominados strokes. Com um aerógrafo no mundo real, cada vez que você apertar o soquete, pulverize e, a seguir, solte o soquete, você cria um traço (stroke). Com a ferramenta à mão livre, você pode arrastar através de objetos várias vezes para criar traços. Com o método de spline, é possível selecionar vários splines para criar diferentes traços.
Cada conjunto de traços armazenados com o assistente Tinta de Partícula pode ser usado como uma série de instruções com os operadoresTinta de Nascimento e Tinta de Colocação em Fluxo de Partícula. É possível trabalhar com cada traço separadamente para ajustar sua sincronização, exclua algumas de suas partículas, e execute outras operações. Para editar de sementes de partículas e traços após sua criação, selecione o assistente Tinta de Partícula e, a seguir, acesse a implementação de edição no painel Modificar.
É possível desfazer a criação de traços, e também é possível excluir as sementes de partículas ou alterar as semente de partícula com as opções na implementação de Edição. Também é possível reiniciar o assistente Tinta de Partícula e criar um novo.
Exemplo: para criar traços com pintura à mão livre:
Depois de liberar, as sementes de partículas aparecem como +marcas de espessura formadas na superfície do objeto.
Você acaba de criar um traço.
Quando você arrasta o deslizador de tempo, as partículas de semente mudam de cor quando são elegíveis para criação. Você verá o segundo traço começar na estrutura em que você moveu o controle deslizante de tempo antes de fazer o traço.
Para criar traços com splines:
Os splines não devem estar realmente na frente do objeto 3D no espaço 3D. Mas como Tinta de Partícula irá projetar splines no objeto para criar sementes de partículas, os splines deve se sobrepor aos objetos 3D ao serem vistos no viewport.
Isso cria o primeiro traço.
Isto cria um segundo curso, iniciando na estrutura atual.
Quando você arrasta o deslizador de tempo, as partículas de semente mudam de cor quando são elegíveis para criação. Você verá o segundo traço começar na estrutura em que você moveu o controle deslizante antes de pegar o segundo spline.
Os controles em Setup, Orientação e o Mapeamento estabelecem parâmetros para as sementes de partícula mediante criação. Essas configurações entram em vigor quando você criar as sementes de partícula com a ferramenta à mão livre ou spline. A alteração dos valores de parâmetro após você criar sementes de partículas não tem efeito sobre as sementes. Após a criação de semente de partícula é possível alterar alguns aspectos de sementes e traços com a edição de configurações de implementação.
As implementações Tinta de Partícula são:
Implementação de Setup (tinta de partícula )
Implementação de Layout (tinta de partícula )
Implementação de Orientação (tinta de partícula )