A guia Definição no diálogo Eixo da Ferramenta controla como a ferramenta deve ser orientada enquanto corta um percurso multi-eixos. O valor padrão é Vertical, que é usado para usinagem padrão 3-eixos.
Essa guia contém o seguinte:
Eixo ferramenta — Selecione para definir a orientação da ferramenta. O valor padrão é Vertical, que é usado para usinagem padrão 3-eixos. Porém, pode ser segundo um ângulo fixo ou uma orientação em constante alteração.
- Vertical — Quando selecionado, a ferramenta permanece alinhada com o eixo Z do plano de trabalho ativo. Este é o valor pré-determinado e é o valor utilizado para usinagem 3-eixos padrão.
- Aprox/Inclinação — Quando selecionado, a ferramenta está sob um ângulo fixo com relação ao eixo Z do plano de trabalho ativo. A ferramenta ainda desce para o modelo na direção do eixo Z.
- Aproximação — Insira o ângulo da ferramenta, com relação a Z, na direção do avanço (a direção de curso).
- Inclinação — Insira o ângulo da ferramenta, com relação a Z, perpendicular à direção do avanço (a direção de curso).
- Para ponto — A ponta da ferramenta tenta apontar na direção do ponto fixo. O ângulo da ferramenta muda constantemente. O cabeçote da máquina ferramenta move-se consideravelmente, enquanto a ponta da ferramenta permanece relativamente parada. Esta opção orienta a ponta da ferramenta na direção de um ponto.
Ponto definido pelo usuário. O eixo ferramenta sempre atravessa esse ponto.
- A partir do ponto — A ponta da ferramenta tenta apontar na direção oposta ao ponto fixo. O ângulo da ferramenta muda constantemente. A ponta da ferramenta move-se acentuadamente, enquanto o cabeçote da máquina ferramenta permanece relativamente parado. Esta opção orienta a ponta da ferramenta na direção oposta a um ponto.
Ponto definido pelo usuário. O eixo ferramenta sempre atravessa esse ponto.
- Para linha — Quando selecionado, a ponta da ferramenta tenta apontar na direção da linha fixa. O ângulo da ferramenta muda constantemente. O cabeçote da máquina ferramenta move-se consideravelmente, enquanto a ponta da ferramenta permanece relativamente parada. Esta opção orienta a ponta da ferramenta na direção de uma linha.
- A partir da linha — Quando selecionado, a ponta da ferramenta tenta apontar na direção oposta à linha fixa. O ângulo da ferramenta muda constantemente. A ponta da ferramenta move-se acentuadamente, enquanto o cabeçote da máquina ferramenta permanece relativamente parado. Esta opção orienta a ponta da ferramenta na direção oposta a uma linha.
- Para curva — Quando selecionado, a ponta da ferramenta tenta apontar na direção da curva fixa. A curva precisa ser um padrão com um segmento único (selecionável no campo Padrão). O ângulo da ferramenta muda constantemente.
O cabeçote da máquina ferramenta move-se acentuadamente enquanto a ponta da ferramenta permanece relativamente parada. Esta opção orienta a ponta da ferramenta na direção de uma curva.
- A partir da Curva — Quando selecionado, a ponta da ferramenta tenta apontar na direção oposta à curva fixa. A curva precisa ser um padrão com um segmento único (selecionável no campo Padrão). O ângulo da ferramenta muda constantemente.
A ponta da ferramenta move-se acentuadamente enquanto o cabeçote da máquina ferramenta permanece relativamente parado. Esta opção orienta a ponta da ferramenta na direção oposta a uma curva.
- Direção Fixa — Quando selecionado, o eixo ferramenta permanece ao longo do vetor definido pelo vetor I, J, K. O eixo da ferramenta é orientado numa direção fixa com relação ao plano de trabalho atualmente ativo definido por um vetor IJK especificado. Embora possa ser difícil calcular o vetor IJK, essa opção pode permitir usinar áreas de contra-saída de forma efetiva. O PowerMill primeiro procura na direção especificada, e então, se isso falhar, procura na direção oposta.
- Turbina — Quando selecionado, permite aplicar as configurações de orientação do eixo ferramenta utilizadas para usinar turbinas e rotores à sua estratégia de usinagem preferida. Utilize a área Elevação do eixo ferramenta para especificar o eixo ferramenta alvo inicial:
- Vetor radial — Um eixo da ferramenta radial normal ao eixo Z.
- Normal do cubo — O eixo ferramenta é normal ao cubo. Isso proporciona um ângulo de elevação de alteração contínua.
- Normal do envoltório — O eixo ferramenta é normal ao envoltório. Isso proporciona um ângulo de elevação de alteração contínua.
- Normal do offset — O eixo ferramenta é normal ao offset do percurso atual. Isso proporciona um ângulo de elevação de alteração contínua.
- Normal média do cubo — O eixo ferramenta é o ângulo médio se Normal do cubo foi selecionado. Isso proporciona um ângulo de elevação de alteração contínua. Se possível, o PowerMill irá manter esse ângulo; caso contrário, o PowerMill desvia conforme necessário.
- Normal média do envoltório — O eixo ferramenta é o ângulo médio se Normal do envoltório foi selecionado. Isso proporciona um ângulo de elevação de alteração contínua. Se possível, o PowerMill irá manter esse ângulo; caso contrário, o PowerMill desvia conforme necessário.
- Normal média do offset — O eixo ferramenta é o ângulo médio se Normal do offset foi selecionado. Isso proporciona um ângulo de elevação de alteração contínua. Se possível, o PowerMill irá manter esse ângulo; caso contrário, o PowerMill desvia conforme necessário.
- Ângulo — Insira o ângulo de elevação. Esta opção somente está disponível se você selecionar Vetor radial na lista A partir de.
Utilize a área Definição da turbina para especificar o Nível ou Conjunto que contém a superfície de referência:
- Envoltório — Selecione o Nível ou Conjunto que contém a superfície Envoltório.
- Cubo de Roda — Selecione o Nível ou Conjunto que contém a superfície Cubo de Roda.
- Automático — Quando selecionado, o PowerMill utiliza a geometria para determinar o eixo da ferramenta. Isso é útil para usinagem swarf e swarf em arames onde Automático segue a regra da superfície.
Padrão — Selecione o padrão de segmento simples utilizado para especificar a curva quando o Eixo Ferramenta é configurado como Para Curva ou A partir da Curva.
Criar padrão — Clique para criar um novo padrão vazio.
Padrão selecionado — Selecione um padrão na lista. Se nenhum padrão estiver em exibição, ou
estiver selecionado, então nenhum padrão é selecionado. A lista exibe todos os padrões disponíveis.
Editor de Curva — Clique para exibir a guia Editor de Curva, que permite criar e editar padrões. A ideia é que você primeiro extraia curvas do modelo, e então modifique a curva para criar o padrão exato necessário.
Selecionar padrão — Clique para selecionar um padrão clicando na janela gráfica.
Capturar curvas — Clique para copiar as curvas selecionadas para o padrão.
Ângulos aproximação/inclinação — Insira o ângulo da ferramenta a partir da vertical.
Modo — Selecione a direção de referência para o eixo ferramenta a partir da qual o PowerMill mede os ângulos de aproximação e inclinação.
Ponto — Insira a posição do ponto fixo ao utilizar Eixo Ferramenta configurado como Para Ponto, A partir do Ponto, Para Linha ou A partir da Linha.
— Clique para exibir o diálogo Posição. Utilize o diálogo para inserir manualmente coordenadas e localizar itens na janela gráfica.
Direção — Insira a orientação da linha a partir do ponto fixo ao utilizar o Eixo Ferramenta configurado como Para Linha ou A partir da Linha.
— Clique para exibir o diálogo Direção, que permite editar a direção de um item.
Ângulo fixo — Fixa o ângulo de azimute ou elevação do eixo ferramenta para um valor específico após a orientação ter sido calculada utilizando a definição primária. Isso fixa um eixo rotacional de uma máquina ferramenta sempre que possível, fornecendo um melhor acabamento de superfície, e aumentando o avanço total reduzindo aceleração e desaceleração. O eixo travado somente é substituído para evitar uma colisão e para assegurar que a ferramenta permaneça na peça.
Nota: Ângulo Fixo está disponível para todas as definições de eixo ferramenta exceto para as que apresentam Eixo Ferramenta com Direção Fixa e Automático.
Limites do Eixo da Ferramenta — Selecione essa opção para habilitar a página Limites, que controla limites angulares da máquina ferramenta, limitando assim o ângulo de uma ferramenta ao cortar um percurso multi-eixos.
Evasão Automática de Colisão — Selecione essa opção para habilitar a página
Evasão de colisão, que permite acessar opções 5-eixos que inclinam automaticamente o eixo da ferramenta, em uma maneira definida pelo usuário, para evitar colisões entre a haste/suporte da montagem da ferramenta e o modelo. Só funciona ao usinar com a ponta da ferramenta.
- Manter movimentos em colisão — Selecione esta opção para manter seções em colisão detectadas do percurso que não possam ser evitadas automaticamente. Clique na guia Início > painel Verificação > Seções em colisão para exibir uma lista de seções em colisão para o percurso ativo.
Suavização de eixo ferramenta — Selecione para exibir a página Suavização. Utilize a função para suavizar alterações em velocidade ou direção do eixo ferramenta.
Traçar Eixo Ferramenta — Selecione essa opção para exibir em vermelho a linha ou ponto utilizado para definir o eixo ferramenta. Também está disponível em guia Ferramenta > painel Exibir > Exibir > Definição do Eixo da Ferramenta.