Quando as configurações de tubulação forem selecionadas no painel esquerdo, será possível especificar as configurações que serão aplicadas em tubulações, encanamentos e sistemas de proteção contra incêndio.
Clique na guia Sistemapainel Mecânica Configurações mecânicas.
No painel esquerdo da caixa de diálogo de configurações Mecânicas, clique em Configurações da tubulação.
No painel direito, especifique os seguintes parâmetros:
Usar Escala de anotação Escala para conexões de linha única: essa opção é selecionada para desenhar conexões e acessórios de tubulação no tamanho especificado pelo parâmetro Tamanho da anotação da conexão de tubulação.
Alterar esta configuração não altera o tamanho plotado dos componentes que já estiverem colocados em um projeto.
Tamanho da anotação da conexão de tubulação: especifica o tamanho plotado das conexões e acessórios desenhados em vistas de linha única. Este tamanho é mantido independentemente da escala do desenho.
Prefixo do tamanho da tubulação: especifica o símbolo que precede o tamanho da tubulação que aparece nos parâmetros das Propriedades de instância.
Sufixo do tamanho da tubulação: especifica o símbolo anexado ao tamanho da tubulação que aparece nos parâmetros das Propriedades de instância.
Separador do conector da tubulação: especifica o símbolo que é utilizado para separar informações quando dois diferentes tamanhos de conectores são utilizados.
Tolerância do conector da tubulação: especifica o número de graus pelos quais os conectores de tubulação podem ser desviados do seu ângulo de coincidência especificado. A configuração padrão é cinco graus. Por exemplo, se o ângulo entre a tubulação e o equipamento for de seis graus (excedendo a configuração padrão), os acessórios serão automaticamente adicionados. A opção Permitir ajuste da inclinação deve estar ativada para os conectores de tubulação na família de equipamentos. Consulte Permitir ajuste da inclinação em Propriedades do conector.
Tamanho da anotação de elevação/queda da tubulação: especifica o tamanho plotado da anotação de elevação/queda desenhados em vistas de linha única. Este tamanho é mantido independentemente da escala do desenho.
Plano na parte superior: especifica o símbolo utilizado em um identificador de conexão de peça para indicar seu deslocamento excêntrico no plano que não seja visível na vista atual. O valor é determinado pela face que estiver mais próxima do plano da vista. O fluxo é assumido do conector principal para o conector secundário da peça.
Plano na parte inferior: especifica o símbolo utilizado em um identificador de conexão de peça para indicar seu deslocamento excêntrico no plano que não seja visível na vista atual. O valor é determinado pela face que estiver mais próxima do plano da vista. O fluxo é assumido do conector principal para o conector secundário da peça.
Definir para cima: conexão de peça para indicar seu deslocamento excêntrico no plano que não esteja visível na vista atual. O valor é determinado pela face que estiver mais próxima do plano da vista. O fluxo é assumido do conector principal para o conector secundário da peça. Definir acima é seguido pelo comprimento do deslocamento.
Definir para baixo: especifica o símbolo utilizado em identificador de conexão de peça para indicar seu deslocamento excêntrico no plano que não esteja visível na vista atual. O valor é determinado pela face que estiver mais próxima do plano da vista. O fluxo é assumido do conector principal para o conector secundário da peça. Definir abaixo é seguido pelo comprimento do deslocamento.
Linha de centro: especifica o símbolo utilizado em um identificador de conexão da peça indicar seu deslocamento excêntrico no plano que não está visível na vista atual. O valor é determinado pela face que estiver mais próxima do plano da vista. O fluxo é assumido do conector principal para o conector secundário da peça.