Configurar uma análise de deformação estrutural

Nota: Esta seção abrange procedimentos, cargas, restrições e opções que são específicos somente para análises de Flambagem estrutural.

Vídeo de visão geral (3:45)

Observação: Para saber mais, tente concluir um tutorial.

Fluxo de trabalho: executar uma análise de flambagem estrutural

  1. Acesse o espaço de trabalho Simulação.
  2. Clique no ícone do novo estudo de simulação ** (guia Setup > painel Estudo > Novo estudo de simulação)** para abrir o diálogo Novo estudo.
  3. Selecione o ícone de flambagem estrutural Flambagem estrutural.
  4. Opcionalmente, utilize o ambiente contextual Simplificar para fazer alterações específicas da simulação no modelo, preservando o modelo de produção:
    • Remova recursos desnecessários que apenas complicam a análise e não fornecem informações úteis. Consulte Simplificação do modelo (Remoção de material).
    • Divida as faces para confinar cargas ou restrições a uma única parte de uma face maior.
  5. Atribua os materiais apropriados.
  6. Defina as Restrições.
  7. Defina Cargas.
    • Mais informações podem ser encontradas na página Análise de cargas gerais.
    • As cargas aplicadas em uma análise de flambagem devem resultar na compressão do modelo para evitar fatores de carga de flambagem negativos.
  8. Defina Contatos.
  9. Clique no ícone configurações ** (guia Resultados > painel Gerenciar > Configurações)** e defina as configurações de Malha e Refinamento de Malha Adaptativa.
    • A página Caixa de diálogo Configurações tem mais informações sobre as configurações de análise.
    • Mais detalhes sobre as configurações de Malha podem ser encontrados na seção Malhas.
  10. Resolva a Análise.
  11. Revise os Resultados.
Importante: A flambagem estrutural está determinando a carga de flambagem com base em suposições de flambagem totalmente elásticas. Assume-se que todos os materiais estejam abaixo da tensão de escoamento, independentemente da magnitude da carga de flambagem. Um fator de carga de flambagem alto não significa necessariamente que uma estrutura é segura. Em uma coluna mais curta, a carga crítica de flambagem é muito maior em que ponto ela pode ultrapassar a tensão de escoamento do material. Recomenda-se executar uma análise de Tensão estática e uma análise de Flambagem estrutural.