![]() |
No painel Criar da guia Inserir vistas, utilize os comandos para inserir vistas independentes em projeções multivista ou isométricas únicas ou para inserir uma vista que capture a orientação atual do modelo. |
Aspectos destacados:
Use o Editor de estilos e normas para configurar as propriedades padrão das vistas de desenho e as anotações de vista.
O estilo Norma controla os valores padrão da legenda da vista, a visualização das roscas e o tipo de projeção. Para alterar as configurações, clique na
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Editor de estilos
e clique na guia Preferência da vista no painel Padrão
Quando é criada uma vista de seção, de detalhe ou auxiliar, é utilizada a indexação automática alfanumérica para gerar o identificador da vista. Por padrão, os seguintes caracteres são excluídos da sequência de indexação: I, O, Q, S, X e Z. É possível personalizar a lista de caracteres excluídos na guia Geral do painel Estilo de norma.
O estilo Anotação de vista controla o estilo de texto das legendas de vista e os valores padrão das linhas e das setas das anotações de vista. Para alterar o estilo, expanda o item Anotação de vista no Editor de estilos e normas e selecione um estilo de anotação da vista na lista. Em seguida, edite o estilo e salve as alterações.
Clique com o botão direito do mouse e use os comandos de edição para substituir o aspecto das anotações de vista do desenho.
Ao inserir a primeira vista de desenho, o Autodesk Inventor utiliza o tamanho da folha e o tamanho geral do modelo para determinar uma escala de vista razoável. A escala da primeira vista define a escala padrão das vistas subsequentes. É possível aceitar a escala padrão ou definir uma escala diferente.
Se alterar a escala de uma vista, a escala das vistas dependentes da mesma chapa também serão atualizadas. É possível alterar a escala de uma vista dependente, independentemente de sua vista principal.
A escala das vistas dependentes de outra folha não serão atualizadas automaticamente quando a escala da vista principal for alterada.
Para mover uma vista, clique e arraste borda vermelha. É possível mover várias vistas usando uma janela de seleção. Clique no canto superior direito e arraste em diagonal da direita para a esquerda para englobar todas as vistas que deseja na janela e, em seguida, clique de novo. São selecionadas as vistas que estão total ou parcialmente dentro de suas bordas. Clique e arraste uma borda vermelha para mover as vistas.
Também é possível selecionar várias vistas mantendo a tecla Shift ou Ctrl pressionada ao selecionar cada vista. Remova uma vista do conjunto de seleção mantendo a tecla Shift pressionada e selecione uma ou várias vistas.
Para mover uma visualização para uma outra folha, arraste a vista de uma folha para outra no navegador.
Para copiar vistas, selecione as vistas no navegador ou na janela de gráficos, clique com o botão direito do mouse e clique em Copiar. Clique com o botão direito do mouse em uma folha para colocar o ver cópias, e clique em Colar.
Ao documentar modelos grandes ou complexos, é frequentemente necessário inserir uma vista dependente em uma folha diferente da da vista principal. Quando é inserida uma vista dependente em uma folha diferente, é inserida uma linha de projeção junto à vista principal. No navegador, a vista dependente aparece embaixo da vista principal com um ícone de atalho. Para exibir a vista dependente, clique duas vezes o ícone de atalho. Também há um atalho para a vista principal a partir da folha que contém a vista dependente.
É possível selecionar componentes individuais de uma montagem em uma vista de desenho, e alterar sua cor e o estilo de linha.
![]() |
É possível criar uma vista de seção de toda uma montagem ou excluir certos componentes da seção. Para excluir um componente, selecione-o na vista principal e desative, em seguida, a opção de seção, antes de criar a vista de seção. |
É possível definir a opção Suprimir para uma vista de desenho para controlar se a vista está visível ou suprimida.
A opção Suprimir fornece um nível maior de controle da visibilidade, o que complementa o controle da visibilidade para componentes, anotações, arestas de modelo e camadas. O atributo Suprimir afeta a todas as geometrias geradas por modelo (arestas visíveis e ocultas, arestas de rosca, trajetórias de ajuste de posição) e anotações unidas à vista selecionada (esboço de vista, cotas, símbolos, linhas de centro). A supressão da visibilidade da vista não é fornecida para sobreposições nem rupturas.
Ao importar modelos, algumas vezes os dados podem ser incorretos. É possível criar vistas de desenho sem limpar os dados.
![]() |
Ao criar uma vista de desenho para dados importados errôneos, uma caixa de diálogo de advertência é exibida. Se decidir criar uma vista recuperada, será utilizado um algoritmo alternativo para o cálculo e a vista recuperada resultante será marcada com um ícone que é situado junto ao nó da vista no navegador. A vista de desenho pode não ser precisa no caso dos corpos individuais com violações. É possível limpar manualmente a vista de desenho ou descartá-la. |
É possível criar vistas de peças que só contêm esboços 2D ou 3D, mas não corpos sólidos. Os esboços 2D só são visíveis na vistas base e devem ser paralelos à vista.
Quando você cria uma vista de um arquivo de peça que só contém superfícies, as superfícies que estão definidas como invisíveis no arquivo de peça não são exibidas em uma vista de desenho. Somente as superfícies definidas como visíveis são exibidas na vista de desenho.
Depois de criar a vista, as superfícies do arquivo de peça correspondente definidas como invisíveis não exibirão mais o arquivo de desenho.
Para criar uma vista base de um modelo de chapa, clique na
guia Inserir vistas
painel Criar
Base
na faixa de opções. Em seguida, selecione o arquivo da chapa de metal e defina as opções adequadas na caixa de diálogo Vista de desenho.
Dois tipos de vistas de desenho podem ser criadas para uma chapa de metal ou iPart: a vista de modelo dobrado e a de planificação. A opção Padrão de planificação só está disponível se existir um padrão de planificação no arquivo de origem.
Aspectos destacados (iParts de chapa de metal):
As vistas explodidas e outras vistas de apresentação são desenvolvidas em um arquivo separado denominado arquivo de apresentação.
Um arquivo de apresentação pode conter tantas vistas de uma montagem quantas necessárias. Configure as vistas de apresentação com a orientação, a visibilidade e o layout de explosão adequados. Ao adicionar uma vista de apresentação a um desenho, você especifica o arquivo e a vista de apresentação que deseja utilizar.
Quando você gera vistas de desenho de modelos com geometria de spline, são usadas curvas de spline reais nos desenhos.
A geometria de spline real só é utilizada nas splines novas.