Após configurar o sistema de renderização de rede e o software, há duas etapas para iniciar uma sessão de renderização de rede:
Os programas do Gerenciador e do servidor precisam ser iniciados e ficar em execução durante uma sessão de renderização de rede. O programa permanece em operação até você desativá-lo ou desligar a máquina.
Quando você configurar os serviços de rede do Gerenciador e do Servidor, você estará pronto para enviar uma animação para a fila de renderização de rede. Há duas etapas para iniciar a renderização de rede:
No 3ds Max, você pode renderizar com o uso da caixa de diálogo Configuração de renderização Caixa de diálogo Configuração de renderizaçãoou da caixa de diálogo Renderizar para textura.
Se você estiver usando a caixa de diálogo Renderizar para textura, em seguida, na implementação Configurações gerais, clique para ativar a Renderização de rede e, depois, clique em Renderizar na parte inferior da caixa de diálogo.
O 3ds Max abrirá a caixa de diálogo Atribuição de trabalho de rede, que permite tomar decisões final sobre o trabalho e enviar sua animação para os servidores de renderização.
Estes procedimentos explicam como iniciar e enviar um trabalho de renderização de rede no 3ds Max.
Este procedimento explica como renderizar um trabalho na rede, depois que o Gerenciador e o servidor do Backburner estiverem em execução. (Consulte Guia de instalação do Autodesk Backburner em www.autodesk.com/backburner-documentation http://www.autodesk.com/backburner-documentation para obter mais informações sobre como configurar o Gerenciador e o servidor do Backburner.)
Para iniciar o programa do Gerenciador:
Na primeira vez que você executar o Gerenciador após a instalação ou após a exclusão do arquivo Backburner.xml, a caixa de diálogo Propriedades do gerenciador será exibida. Na maioria dos casos, é possível aceitar as configurações padrão e clicar em OK para continuar.
Depois disso, quando você iniciar o Gerenciador, sua janela aparecerá e será exibida a mensagem "Iniciando administrador de rede". A máquina agora está executando o Gerenciador no modo Área de trabalho. Você pode deixar esta janela aberta para ver as mensagens relacionando o que o Gerenciador e os Servidores estão fazendo, conforme são exibidos, ou pode minimizá-la, onde ela reside na bandeja da barra de tarefas. Para abrir a janela quando estiver minimizada, clique em seu ícone na bandeja da barra de tarefas.
Para iniciar o programa do Servidor:
Na primeira vez que você executar o Servidor após a instalação ou exclusão do arquivo Backburner.xml, a caixa de diálogo Propriedades do servidor será exibida. Por padrão, a Pesquisa automática fica ativada e a máscara da sub-rede é definida como 255.255.255.0. Isso funciona com a maioria das redes. Se preferir, desative a Pesquisa automática e insira o nome ou o endereço de IP do gerenciador no campo Endereço IP ou Nome do gerenciador.
Depois disso, quando você iniciar o Servidor, sua janela aparecerá e será exibida a mensagem "Iniciando o servidor Backburner" na janela de log: Após alguns segundos, você também verá a mensagem "Registro no (endereço IP do gerenciador) aceito" na janela do servidor. Esta mensagem indica que o servidor encontrou o gerenciador e está se comunicando com ele. Caso não veja a mensagem "Registro em..." na janela do servidor, consulte "Solução de problemas do Backburner” no Guia do usuário do Autodesk Backburner em www.autodesk.com/backburner-documentation.
A máquina agora é executada como um servidor de renderização no modo da Área de trabalho. Você pode deixar esta janela aberta para ver outras mensagens conforme elas aparecem ou minimizá-la para bandeja da barra de tarefas. Para abrir a janela quando estiver minimizada, clique em seu ícone na bandeja da barra de tarefas.
Para iniciar um trabalho de renderização de rede:
Também é possível renderizar na caixa de diálogo Executar publicação de vídeo publicar ou na caixa de diálogo Renderizar para textura.
\\machine1\project1\images\output.tga
Como alternativa para inserir o nome da UNC do teclado, é possível ir para Salvar em Meus locais de rede e navegar até a máquina e o diretório compartilhado nos quais você quer gravar os quadros renderizados. Após selecionar a máquina e o diretório compartilhado na caixa de diálogo Unidade de rede do mapa, insira o nome do arquivo de saída (por exemplo, output.tga) e, em seguida, clique em OK. O 3ds Max converte automaticamente o diretório compartilhado para o formato da UNC.
Se o diretório de saída estiver montado, insira o nome e a extensão do arquivo de saída e escolha a unidade montada para o diretório de saída na lista Salvar em.
A opção Salvar Arquivo é ativada depois que você atribui um arquivo de saída.
Será exibida a caixa de diálogo Atribuição de trabalho em rede.
Se você usar Publicação de vídeo, defina a localização de arquivo com a opção Adicionar evento de saída da imagem. Depois de clicar em Executar sequência, certifique-se de ativar Renderização de rede antes de clicar em Renderizar.
Para enviar um trabalho de renderização de rede:
Na maioria dos casos, o 3ds Max detecta a máquina do Gerenciador de máquinas e exibe seus Servidores conectados na lista de Servidores. Se a detecção automática falhar, desative a Pesquisa automática e insira manualmente o nome ou o endereço IP da máquina de rede que atua como Gerenciador e, em seguida, clique em Conectar.
Todos os Servidores de renderização em execução no Administrador de rede devem ser relacionados com pontos verde próximos a eles. Mesmo se um servidor estiver executando uma sessão interativa do 3ds Max, ele ainda irá renderizar um trabalho atribuído ao iniciar uma segunda cópia do 3ds Max.
O trabalho será enviado ao Gerenciador, que, em seguida, distribuirá o trabalho para as máquinas atribuídas na caixa de diálogo Atribuição de trabalho em rede. A renderização de rede é iniciada.
Quando a renderização de rede começar em um servidor, a caixa de diálogo Renderização aparecerá nas máquinas que executam o serverapp.exe. Se uma máquina estiver executando a versão de serviço, nenhuma caixa de diálogo será exibida.