Esses controles tornam o material irradiado. A irradiação gera a ilusão de incandescência, substituindo as sombras na superfície pela cor difusa. Conforme você aumenta a irradiação, a cor da irradiação prevalece sobre a cor ambiente. Em uma configuração de 100, o material não mostra áreas sombreadas, embora possa mostrar realces especulares.
A cor de irradiação aparece nas viewports.
Há dois métodos para especificar a irradiação. É possível ativar a caixa de seleção e usar uma cor de irradiação ou desativar a caixa de seleção e use um controle giratório monocromático, que é comparável ao uso de uma cor de irradiação de escala de cinza.
Materiais irradiados não mostram sombras projetadas neles e não são afetados pelas luzes na cena. O brilho (valor na Descrição da cor HSV) permanece igual, independentemente da iluminação da cena.
Para tornar uma fonte de luz visível em uma cena, é possível combinar um objeto geométrico com um objeto de luz e fornecer ao objeto geométrico uma superfície de irradiação. Por exemplo, é possível criar uma forma de lâmpada elevada, atribuir a ela um material branco ou amarelado irradiado e inserir uma luz omni na mesma localização.
Para criar um material tanto irradiado quanto transparente, utilize o tipo de transparência Aditivo em combinação com irradiação. Consulte Parâmetros estendidos.
Um objeto irradiado usando um valor de porcentagem e uma cor
Para tornar um material irradiado:
Você também pode definir a irradiação com um controle giratório monocromático. Para fazer isso, desative a caixa de seleção Irradiação e ajuste o controle giratório.
A cor de irradiação é misturada com a cor difusa do material. Quanto mais próxima do preto está a cor de irradiação, mais é utilizada a cor difusa.
À medida que a irradiação aumenta, o objeto de exemplo aparece mais fino e mais luminoso.
Quando ativado, o material utiliza uma cor de irradiação especial. Quando desativado, o material utiliza a cor difusa para irradiação e exibe um controle giratório para controlar a quantidade de irradiação. Padrão=desativado.
Clique no botão de mapa para atribuir um Mapa de irradiação. Este botão é um atalho: também é possível atribuir um mapa de irradiação na Implementação de mapas.
Quando Cor está ativado, a amostra de cor mostra a cor de irradiação. Para alterar a cor, clique na amostra e, em seguida, use o Seletor de cores. O ajuste do valor (na Descrição HSV da cor) ajusta a quantidade de irradiação. Quanto maior o valor, mais a cor de irradiação dominará tanto os componentes de cor ambiente quanto de cor difusa.
Quando Cor está desativado, o componente difuso é utilizado como a cor de irradiação, e esse controle giratório permite ajustar a quantidade de irradiação. Em 0, não há irradiação. Em 100, a cor difusa prevalece sobre a cor ambiente.