CATMotion é o sistema de geração de ciclos de movimento de procedimentos do CAT. Ao utilizar o CATMotion, é possível criar ciclos de movimento que se adaptam à velocidade e à direção da montagem sem passos deslizantes, mesmo ao mover-se sobre uma superfície irregular.
Para a criação de um ciclo básico de movimento, o CATMotion tem um modo Caminhar no lugar. Em seguida, é possível mover a montagem em torno da cena ao vinculá-la a um nó de caminho (normalmente, um objeto de ponto ou fictício) que é animado como normal no 3ds Max. Isso pode atribuir uma restrição de caminho ou vincular o objeto fictício em um sistema de multidão.
É possível salvar as configurações do CATMotion e, então, aplicá-las a qualquer equipamento com a mesma configuração. É possível carregar várias predefinições ao mesmo tempo e, em seguida, mesclar de uma para a outra por pesos de animação. A mesclagem ocorre sem passos deslizantes.
O CATMotion funciona ao anular o movimento da montagem em suas peças de componentes ou controladores. Por exemplo, o ciclo de movimento para a pélvis tem oito controladores diferentes, incluindo Girar, Rolar, Elevar e Empurrar. É possível ter controle paramétrico sobre cada componente, normalmente ao editar uma curva de quatro pontos. É possível animar todos os parâmetros e atribuir qualquer tipo de animação padrão para os parâmetros do controlador.
Cortesia de imagem de cobalto VFX
A hierarquia do CATMotion reflete a estrutura da montagem. A CAT tem cinco elementos de montagem fundamentais (perna, braço, espinha, cauda e osso extra) que definem o controle disponível no CATMotion. O CATMotion gera passos somente para os membros que forem definidos como pernas. Os passos ficam indisponíveis para os braços no CATMotion, embora faça sentido em alguns casos; por exemplo, é possível animar um gorila que anda com duas pernas e corre com quatro. Em geral, é importante pensar sobre os movimentos do personagem com cuidado antes de criar a montagem, visando ter todos os controles necessários ao fazer a animação.