BRDF significa Função de distribuição de reflectância bidirecional. Esses controles permitem que a refletividade do material seja finalmente guiada pelo ângulo a partir do qual a superfície do objeto é visualizada.
Ângulos de visão de 0 grau (verde) e 90 graus (vermelho)
No mundo real, a refletividade de uma superfície é sempre dependente do ângulo de visão. Um termo sofisticado para isso é Função de distribuição de reflectância bidirecional (BRDF). Essa é uma maneira de definir quanto um material reflete quando visto a partir de diferentes ângulos.
A refletividade do piso de madeira depende do ângulo de visão.
Muitos materiais apresentam esse comportamento. Os exemplos mais óbvios são vidro, água e outros materiais dielétricos com efeitos de Fresnel, nos quais a dependência angular é guiada estritamente pelo índice de refração (IOR). Materiais com camadas como o plástico ou a madeira envernizada exibem características similares.
O material Arch & Design permite que esse efeito seja definido pelo índice de refração e também permite uma configuração explícita para os dois valores de refletividade de:
Permite escolher como a curva de BRDF é definida:
Use este modo para materiais híbridos (como madeira envernizada) e para metais.
Para a maioria de superfícies, é possível deixar o parâmetro de refletividade de 90 graus definido como 1,0 e usar o parâmetro de Refletividade na Implementação Parâmetros de material principais para guiar a refletividade geral. Por outro lado, o valor de refletividade de 0 graus para metais normalmente é alto (0,8 a 1,0).
Materiais em camadas, como linóleo e madeira envernizada têm valores de refletividade abaixo de 0 grau, no intervalo de 0,1 a 0,3.
Para obter mais informações, consulte Guia rápido para alguns materiais comuns.
Demonstra o efeito combinado das configurações da Função de refletividade personalizada.