Guia Fresamento (Estratégia Swarf)

Menu Posição 5-eixos — Geralmente existe uma opção de orientação alternativa para acessar uma face. Selecione entre:

Offset axial — Esse atributo aplica offset à posição mais baixa do percurso ao longo do eixo ferramenta. Números positivos aplicam offset ao percurso na direção do suporte da ferramenta, e números negativos na direção oposta.

Tolerância axial — Ajuda a estabilizar o eixo ferramenta e reduzir carga de ferramenta.

Sobremetal verificação — Insira a mínima distância que você deseja deixar em torno das superfícies de controle. Se deixado em branco para um passo de desbaste, o valor de Sobremetal de acabamento é utilizado. Se deixado em branco para um passo de acabamento, o valor de Sobremetal de excesso é utilizado. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo. Configure as Superfícies de controle na guia Dimensões.

S-metal axial de verificação — Insira a quantidade de material axial (Z) a ser deixado numa superfície de controle. Se você inserir um valor para S-metal axial de verificação, o valor para Sobremetal verificação é aplicado apenas a superfícies radiais (XY) de controle. Se você deixar S-metal axial de verificação em branco, o valor para Sobremetal verificação é aplicado às superfícies de controle axial e radial. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo.

% Raio de canto — Essa configuração evita mudanças acentuadas de direção inserindo um arco. Para habilitar isso, insira uma porcentagem do diâmetro da ferramenta a ser utilizado para o raio do arco.

Tolerância de retração — É a distância máxima (em acréscimo ao Offset radial) utilizada para afastar a ferramenta das superfícies para evitar invasões.

Direção — Clique nesse botão para exibir o diálogo Direção Corte.

Disp. nas extrem. — Com fresamento Swarf, a ferramenta é alinhada com a direção de regra da superfície. Conforme o percurso segue de uma superfície para outra, pode ocorrer uma mudança na direção de regra e portanto do eixo ferramenta. Isso é chamado dispersão. Com Disp. nas extrem. habilitado, dispersão ocorre apenas na região final de um plano. Desabilite Disp. nas extrem. para permitir que dispersão ocorra em qualquer lugar no plano.

Trimagem em Colisão do Suporte — Trima o percurso onde o suporte ou haste colide com uma superfície da peça, superfície de controle ou material não usinado. Selecione Trimagem em colisão do suporte na guia Estratégia da figura para habilitar. Quando habilitadas, essas opções são exibidas:

Coord X índice — Opcionalmente insira a coordenada X absoluta usada para o movimento de retração de indexação.

Coord Y índice — Opcionalmente insira a coordenada Y absoluta usada para o movimento de retração de indexação.

Coord Z índice — Opcionalmente insira a coordenada Z absoluta usada para o movimento de retração de indexação.

Se você não inserir uma coordenada, o valor Folga indexação Z para o movimento de retração de indexação é utilizado. Folga indexação Z é uma distância de folga acima do cilindro limitante do bloco. Isso pode resultar num valor Z para indexação que se encontra fora do intervalo válido para a máquina. Também pode resultar em movimentos de retração menos eficientes se a peça apresentar uma forma irregular.

Âng. orientação — Insira a posição eixo-C inicial da peça na máquina no início da operação.

S-metal excesso — Insira a quantidade de material a ser deixado após um passo de acabamento. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo. Você pode inserir um número negativo, até menos o raio da ferramenta, para permitir contração ou gaps de explosão, e a peça é usinada nas superfícies da peça pelo valor negativo especificado. Quando não configurado, o valor de S-metal excesso é 0.

S-metal axial de excesso — Insira a quantidade de material axial (Z) a ser deixado numa figura após o passo de Acabamento. Se você inserir um S-metal axial de excesso, o S-metal excesso é aplicado somente a material radial (XY). Se você não inserir um S-metal axial de excesso, o valor para S-metal excesso é aplicado ao material axial e radial. Você pode inserir um valor positivo ou um valor negativo.

% Mínima dist. rápida — Insira a distância mínima, como uma porcentagem do diâmetro da ferramenta, ao longo da qual a ferramenta pode utilizar um movimento rápido. Movimentos menores que essa distância utilizam um movimento de avanço.

Distância rápida mínima aplica-se a fresamento 2.5D. Especifique o valor como uma porcentagem do diâmetro da ferramenta.

Este exemplo mostra uma figura cortada com um valor de 400%:

Nota: Conforme a ferramenta se move para dentro, ocorrem poucos movimentos rápidos. Em vez disso, a ferramenta avança entre passos.

Este é o mesmo exemplo com Mínima dist. rápida configurada como 10% e a ferramenta retrai e avança rápido entre passos.

Dispersão mínima— Insira a distância sobre a qual a ferramenta pode mudar de uma direção de regra para a próxima.

Cortes Múltiplos — Habilita passos múltiplos no eixo ferramenta.

Estratégia multicorte — Para utilizar cortes múltiplos, primeiro habilite o atributo Cortes múltiplos, e então selecione o tipo de estratégia da lista Estratégia multicorte.

Novo Valor — Para alterar o valor de um atributo na lista, primeiro selecione o atributo e então insira o novo valor. Clique no botão Config. para salvar o novo valor.

Opções de Saída — Clique nesse botão para exibir o diálogo Opções de Saída.

% Sobreposição de avanço de mergulho — Insira a porcentagem da configuração de Avanço a ser utilizada durante um mergulho no material. Por exemplo, se o atributo Avanço for 2000 MMPM e você configurar % Sobreposição de avanço de mergulho como 50, o avanço resultante para o mergulho inicial é 1000 MMPM.

Prioridade

Offset radial — Insira a distância para aplicar offset ao percurso na direção perpendicular ao eixo ferramenta. O padrão é zero.

Trimagem sem offset radial

Trimagem com offset de 5 mm

Retrair/Mergulho — Clique nesse botão para exibir o diálogo Retrair e Mergulhar.

Config. — Você precisa clicar no botão Config. para salvar um Novo Valor para o atributo selecionado.

Nota: Se você modificar o valor de um atributo numérico, o nome do atributo recebe como prefixo o símbolo * na lista de atributo após clicar em Config.

Pts iniciais — Substitua os pontos iniciais padrão de um percurso inserindo o nome de uma curva que, quando projetada, intersecione o percurso no ponto desejado. Você pode utilizar uma curva com vários segmentos para definir pontos iniciais múltiplos para um percurso, e segmentos alternados são utilizados para definir os pontos iniciais.

Dist. rápida de passo lat. — Isso é utilizado para determinar se movimento de avanço ou rápido ocorre entre percursos.

% Sobrecorte do bloco

% Sobrecorte se aplica a três tipos de figuras de fresamento de superfície:

  • percursos em espiral designados como um postiço na página de bloco
  • figuras cortadas com técnica de fresamento de projeção que não possuem uma curva de fronteira explícita
  • alguns passos de desbaste nível Z.

No caso de um postiço, esse atributo se aplica somente ao comportamento do percurso em torno da fronteira do bloco.

Para outras figuras de fresamento de superfície 3D, utilize a função de tolerância de corte descrita na guia Bloco. A opção % Sobrecorte somente se aplica se Usar dimensões do bloco estiver selecionado na guia Bloco da figura.

% Sobrecorte especifica que porcentagem da ferramenta se aproxima ou passa além da fronteira do bloco.

Pode apresentar um valor entre -100 e 100 com os seguintes significados:

0 posiciona a linha de centro da ferramenta na curva do bloco.

100 corta a região em excesso por um raio da ferramenta.

-100 para a um raio da ferramenta antes da curva do bloco.

Tol. de união de superfície — Utilize essa configuração para inserir uma tolerância separada para definir o que representa um gap entre superfícies. Ás vezes a tolerância padrão é menor que o gap entre superfícies, e dois segmentos de percurso são criados. Para assegurar um percurso contínuo através de um gap, utilize uma Tol. de união de superfície maior.

Potência alvo — É a potência ideal para a largura/profundidade de corte e avanço no tipo de bloco material especificado.

Tolerância — Esse atributo controla a precisão com que o percurso segue a superfície. Caso sua peça pareça facetada, configure a tolerância para um valor menor.

Voltar — Clique nesse botão para retornar o atributo selecionado para o valor padrão.

Nota: Caso você tenha alterado o valor de um atributo numérico, seu nome recebe como prefixo o símbolo * na lista.

% suavização acima/abaixo — Ocasionalmente, o percurso swarf precisa mover-se para cima e para baixo para evitar invasão. A suavização ocorre dentro da tolerância inserida aqui. Insira uma porcentagem do diâmetro da ferramenta.

Z final — Insira a distância ao longo do eixo Z abaixo da qual a operação não fresa.

Dica: Utilize Z final numa operação anterior e então siga com uma operação que utilize o atributo Z inicial para controlar os percursos de maneira eficiente.

Incremento Z — Insira a distância pela qual a ferramenta é movida para baixo no eixo Z em cada passo. Isso é útil se o passo vertical padrão estiver deixando excesso de material na peça. Quando Passo lateral de crista estiver habilitado, esse atributo não está disponível.

Z inicial — Insira a distância ao longo do eixo Z onde a operação de fresamento começa. Pode ser utilizado para economizar tempo caso o bloco de material já tenha sido usinado numa operação anterior.