Sobre as iParts

Crie famílias de peças que difiram em tamanho, material ou outras variáveis.

Se usar repetidamente alguns projetos de estoque, você poderá criá-los como iParts. Em seguida, você poderá usar as variações, conhecidas como membros, selecionando-as em uma tabela. Os projetos podem diferir em tamanho, material, configurações de montagem, etc.

Fluxo de trabalho de iPart

O trabalho com iParts consta de duas fases: a criação da peça e o posicionamento da peça.

Durante a criação da peça, você projeta a peça e define todas as variações dela.
  • Comece com uma peça ou com um peça de chapa nova ou existente.
  • Determine a parte do projeto que será alterada com cada membro.
  • Renomeie parâmetros, estabeleça equações e crie parâmetros do usuário.
  • Use o comando Criar iPart para definir linhas de tabela que representem versões (membros). Especifique, entre outros itens, as variações dos parâmetros, das propriedades e das informações de rosca da peça.
  • Quando você salvar a peça, ela será salva automaticamente como uma família de iPart.

Durante o posicionamento da peça, você escolhe uma linha da tabela para representar a versão apropriada. O Inventor gera um membro de iPart usando os valores dessa linha da tabela. O Inventor o insere na montagem, como qualquer outro componente.

Informações que uma iPart pode conter

Sobre planilhas de cálculos e tabelas de iPart

Para definir membros individuais, você deve especificar valores na tabela Criar iPart. Se preferir, é possível adicionar ou editar os membros em uma planilha do Microsoft Excel inserida. Para iParts padrão, cada linha da tabela representa um membro da iPart.

A coluna de membro da tabela de iPart gera um nome de arquivo padrão baseado no nome da família. O nome de cada membro é incrementado. Como alternativa, você pode clicar em Opções na caixa de diálogo Criar iPart para configurar outro esquema de nomeação ou pode inserir um novo nome na célula do membro.
Nota: Quando você insere um membro em uma montagem, o navegador exibe o nome de arquivo do membro. Se você remover a configuração de nome de arquivo da coluna de membro, o nome de arquivo será baseado em nomes de chave concatenados, o que poderá resultar em nomes de arquivo longos.

Todas as operações selecionadas em uma tabela Criar iPart são realçadas na área de gráficos. Se você selecionar uma coluna ou uma célula, a operação proprietária será realçada na área de gráficos, se possível.

Se não for especificada uma unidade de medida em uma célula da tabela, as unidades padrão do documento serão utilizadas.

Sobre iParts padrão e personalizadas

É possível criar dois tipos de família de iPart: padrão e personalizada.

Nota: O posicionamento sucessivo de um membro de iPart existente em uma montagem reutiliza o arquivo do membro. Se uma chave determina os critérios de seleção para um membro de iPart, valores fixos da tabela da família o definem. O membro de iPart é padrão. Isto implica que existe um número finito de combinações de entradas para criar o membro de iPart. Alguns exemplos são Porca, Parafuso e Arruela.

Você não pode editar diretamente as famílias de iPart personalizadas, mas pode escolher valores para parâmetros personalizados quando posiciona um membro. Por exemplo, em uma família de ângulos, selecione a iPart desejada e, em seguida, modifique determinados valores, como comprimento, largura ou espessura. Você só pode modificar os valores que foram especificados quando a família de iPart foi criada.

Nota: Em famílias de iPart personalizadas de iParts de chapa de metal, não é possível aplicar supressão de operações nem parâmetros a operações adicionadas a planificações.

Armazenar iParts padrão e personalizadas

É recomendável armazenar as famílias de iPart padrão em uma biblioteca cujo caminho esteja incluído no arquivo de projeto ativo. Este caminho é conhecido como caminho proxy.

A pasta da biblioteca deve ter o mesmo nome que a biblioteca de famílias, precedido por um caráter de sublinhado. Por exemplo, se as famílias forem armazenadas em uma biblioteca chamada Parafusos, defina uma biblioteca chamada _Parafusos. O Inventor armazena automaticamente todas as iParts geradas por famílias na biblioteca _Parafusos. É possível definir vários caminhos proxy para serem designados em seu projeto. Essa técnica será útil se, por exemplo, você quiser agrupar componentes baseados em tabela por categoria. É possível excluir os caminhos repetidos (mostrados em vermelho) no arquivo de projeto.

Se você não especificar um caminho proxy, o Inventor criará o arquivo do membro em um subdiretório da pasta que contém a família de iPart. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma iPart chamada Bolt.ipt em C:\temp. Quando você insere um membro de iPart na montagem, o Inventor cria o arquivo do membro de iPart em C:\temp\Bolt.

Por outro lado, os membros de iParts personalizadas podem ser armazenados em qualquer local onde outras peças estejam armazenadas. Basta você especificar uma localização na caixa de diálogo Inserir iPart personalizada das montagens.

Resumo das diferenças entre membros de iParts personalizadas e padrão

Comportamento da iPart iPart padrão iPart personalizada
Valores de parâmetros para a criação de membros Selecionar em uma lista Especifique um valor (para parâmetros personalizados) ou selecione um valor em uma lista (para outros parâmetros)
Localização dos arquivos de membros Determinado quando um subdiretório com mesmo nome cria o arquivo ou pelo caminho proxy. Especificado pelo usuário
Número de membros Finito; um membro em cada linha Tipicamente infinito; cada linha pode produzir vários membros segundo os diferentes valores dos parâmetros personalizados
Reutilização de membro É reutilizado se estiver disponível Sempre recém criado
Edição de membro? (adição de operações aos membros) Não Sim
Especificar nomes de arquivo de membro usando a tabela de iPart? Sim Não
Utilizar operações de edição do desenvolvimento? Sim Não

Operações de trabalho nas iParts

As operações de trabalho são úteis nas iParts. No Inventor, as operações de trabalho são úteis para restringir peças em montagens e criar pinos em peças elétricas.

Crie operações de trabalho em uma peça antes de transformá-la em uma família de iPart. Em seguida, na caixa de diálogo Criar iPart, selecione as operações de trabalho que deseja incluir ou excluir na tabela de iPart. Por padrão, todas as operações de trabalho são excluídas, exceto pinos (pontos de trabalho) de peças elétricas e operações de trabalho restringidas com iMates.

Nota: A visibilidade da operação de trabalho é determinada na peça original. Ela não pode ser modificada, mas, após inserir um membro de iPart, é possível utilizar a opção VistaVisibilidade Visibilidade do objeto para ativar e desativar globalmente as operações de trabalho.

Sobre iParts de chapa de metal

As iParts de chapa de metal incluem atributos adicionais:

Para aproveitar esses, é necessário que levar em conta outros fatores se a iPart de chapa de metal for incluir a supressão de operações que eliminam dobras e afetam a sequência da ordem de dobra.

Quando é criada uma família de iPart de chapa de metal, é criada uma ordem de dobra padrão. A ordem padrão de dobra depende da existência de um corpo planificado no documento de chapa de metal.

No caso da edição no escopo de família, a ordem padrão de dobra se comportará da mesma maneira que a de planificação de componente de chapa de metal normal, mas poderá parecer que se comporta de maneira diferente no contexto da família de iPart. O desenvolvimento administrará automaticamente a ordem de dobra em função dos eixos visíveis (modelagens ou cosméticos) para o membro ativo. Os eixos ausentes em um membro determinado (porque foram desativados) emitirão seu número de ordem de dobra para manter uma sequência sem saltos nas operações restantes.

Nota: As peças de chapa de metal anteriores ao Inventor R2009 que forem transformadas em famílias iPart com o Inventor R2010 (ou uma versão posterior) não permitirão a edição da ordem de dobra a partir da família de iPart.

Dicas para a criação de iParts