Andares

A opção Andares define andares, que são elementos selecionados (de forma automática ou manual) de uma estrutura. Para a seleção de elementos, o Robot calcula os valores para o seguinte: massa, centro de gravidade, centro de rigidez, momentos de inércia e excentricidades. Esses dados são necessários para os cálculos sísmicos simplificados de muitas normas sísmicas.

Nota: A especificação de cargas sequenciais de peso próprio pode criar etapas de construção para cada andar e coletar resultados em um único caso de carga. Em iterações sucessivas, as deformações de um determinado andar são calculadas sem considerar a rigidez dos andares superiores. Consulte Carga de peso próprio.

No Robot, um andar é definido como um conjunto de elementos de estrutura (nós, barras, painéis e sólidos) que foram selecionados. Para a seleção automática e geométrica, um andar abrange elementos que estão totalmente contidos em um intervalo que é limitado por níveis definidos pelo usuário (níveis inferior e superior de um andar). No entanto, os elementos horizontais posicionados em um nível de andar inferior pertencem ao andar anterior.

Abra a caixa de diálogo Andares usando um dos métodos a seguir:

Na parte superior da caixa de diálogo, defina o nível base de construção. Ao clicar em Definir, a definição é concluída.

No campo Andares definidos, é apresentada uma lista de andares definidos. É possível definir um andar de duas maneiras:

Para definir um novo andar:

  1. Especifique o nível base de construção.
  2. Se você desejar que os andares se repitam após uma determinada altura, especifique o número de repetições e a altura de um andar.
  3. Defina a numeração no campo Numeração.
  4. Clique em Inserir.

Para excluir um andar, realce o andar na lista e clique em Excluir. Para excluir todos os andares, clique em Excluir todos.

No meio da caixa de diálogo, existem campos para definir os parâmetros de um andar:

Nota: Para alterar a altura de um andar definido, selecione o andar no painel Inspetor de objetos e modifique a altura no campo Propriedades.

É possível selecionar o nome de um andar no campo Numeração. Um nome padrão é Andar n; no entanto, também é possível definir sua própria numeração. Para fazer isso, siga as estas indicações:

  1. Selecione a opção Definir no campo Numeração.
  2. No campo à direita de Numeração (disponível após selecionar a opção Definir), especifique um nome (legenda) para o andar. Após inserir o nome Andar, os seguintes nomes são gerados: Andar1, Andar2 e assim por diante.
  3. Clique em Inserir.

Também é possível atribuir um nome de andar correspondente à posição do andar, como 4.0, 6.5 e assim por diante. Para fazer isso, selecione a opção Definir no campo Numeração. A variável %v no campo à direita gera um nome de andar dependendo da posição do andar.

É possível alterar o nome de um andar clicando duas vezes no nome do andar que você deseja alterar. Após alterar o nome, pressione ENTER. Antes que o Robot altere o nome, é exibida uma caixa de diálogo adicional: (Legendas de andar).

Clique em Salvar para salvar uma definição de andar. Os seguintes parâmetros são atribuídos a um andar: uma lista de objetos, um nome e uma cor. Esses dados estão disponíveis na tabela Andares – Massas.

O Robot atribui uma lista de elementos finitos a um andar ao gerar um modelo de cálculo. Esses são elementos planos contidos inteiramente dentro da geometria do andar e dos elementos de barra. Os objetos de barra que passam pelos níveis de andar não são divididos automaticamente em elementos finitos por níveis de andar (é necessário dividir essas barras corretamente em elementos finitos). O Robot calcula todas as propriedades do andar, que são exibidas na tabela Andares – Massas.

Ao clicar em Opções avançadas, na parte inferior da caixa de diálogo, será aberta uma caixa de diálogo adicional.

Consulte também:

Verificação para saber se uma estrutura está correta: Atribuir geometricamente e Atribuir manualmente

Valores calculados para cada andar

Seleção por meio de andares