Na tabela Andares, é possível localizar valores que descrevem as propriedades dos andares e os resultados associados a elas.
Na caixa de diálogo Andares, é possível selecionar quais destas propriedades ou resultados são exibidos na tabela Andares.
O conteúdo da caixa de diálogo Andares é comum às guias Andares, Valores e Total, mas algumas das opções estão disponíveis somente para uma guia apropriada.
Os seguintes valores são calculados para cada andar:
O centro de rigidez R é calculado para as paredes e as colunas na seção horizontal do andar. O plano de seção se estende no nível do centro de gravidade do andar, paralelo ao plano XY do sistema de coordenadas global.
As coordenadas do centro de rigidez são calculadas de acordo com a fórmula:
RX = SUMi (Xi * IXi)/SUMi (IXi)
em que:
SUMi – Soma dos elementos i-th de paredes ou colunas
Xi – Coordenada do centro de rigidez do elemento i no sistema global
IXi – Momento de inércia do elemento i-th em torno de seu eixo central (no centro de gravidade) paralelo ao eixo X global.
O procedimento é análogo para a coordenada RY = SUMi (Yi * IYi)/SUMi (IYi)
Se as paredes forem agrupadas em uma parede núcleo, a seção da parede núcleo será considerada como um todo. Os momentos de inércia da seção da parede núcleo são calculados. As coordenadas do centro de rigidez da parede núcleo são calculadas com base na teoria dos membros de paredes finas.
É possível usar os valores de excentricidades acidentais e1 diretamente como excentricidades de massa na análise modal da estrutura. Se a opção Def. de excentricidades da massa for selecionada para a análise modal, será atribuído a cada andar um valor da conversão de massa pela excentricidade e2 de acordo com o valor definido pelo usuário. A excentricidade de massa é considerada na análise modal e nos casos de análise sísmica que seguem o caso de análise modal.
As propriedades físicas, as massas e as excentricidades e0 e e1 poderão ser úteis se você desejar construir um modelo para uma análise sísmica simples de uma estrutura.
A guia Andares exibe as propriedades geométricas de cada andar: lista de objetos e elementos de um andar, cor, nível e altura, dimensões Lx, Ly do andar e os valores de excentricidades acidentais ex1 e ey1.
Na guia Valores, são exibidas as propriedades físicas de cada andar: coordenadas do centro de gravidade e do centro de rigidez, momentos de inércia de massa, bem como as excentricidades e1 e as excentricidades adicionais e2. Também é possível adicionar uma coluna que contém as coordenadas do centro de gravidade da laje de andar. Observe que os valores das massas são fornecidos para cada caso, porque cada caso pode ter diferentes massas adicionadas agindo nas direções X, Y, Z selecionadas. A coluna Massas indica a massa máxima do andar que atua nessas direções. Também podem ser adicionadas colunas que descrevem os valores da massa do andar que operam em cada direção X, Y e Z.
A guia Deslocamentos exibe os valores máximos de deslocamentos nodais projetados nos eixos X e Y, bem como os valores de derrapagem dr Ux, dr UY.
A derrapagem dos andares é calculada como a diferença do deslocamento médio do centro de gravidade de uma laje de andar dos andares subsequentes. Como no cálculo do centro de gravidade da laje do andar, o deslocamento médio do centro de gravidade da laje do andar é ponderado pelo peso dos objetos da laje. Por exemplo, o deslocamento médio na direção X, UXF = SUM(i) (UXi * Wi)/SUM(i) Wi, em que UXi é o deslocamento do centro de gravidade UX do elemento i-finito, o peso Wi de um elemento finito.
O coeficiente de derrapagem d=dr/h também é apresentado na tabela, em que h representa a altura do andar.
A guia Forças reduzidas exibe forças em uma seção através de um andar (um corte através de painéis e membros) reduzido ao centro de gravidade.
Os resultados são exibidos por casos de carga e andares sucessivos (primeira coluna). As próximas colunas mostram as seguintes informações:
O total de forças reduzidas de um andar é calculado com base em cargas externas aplicadas aos nós do andar. Se as cargas forem aplicadas a objetos como colunas ou paredes, o Robot considerará as forças distribuídas para os nós de um membro ou para os nós de uma malha de elemento finito de um painel. Como resultado, as cargas aplicadas aos nós no nível inferior do andar são ignoradas na soma das forças de um andar.
As cargas nodais são reduzidas ao centro de gravidade de um andar. Assim, as forças e os momentos equivalentes nas três direções X, Y e Z são obtidos.
As forças reduzidas por colunas em um andar são calculadas com base nas forças internas na seção transversal do membro. O corte é paralelo ao plano XY do sistema de coordenadas global no nível da parte inferior de um andar. Como resultado da redução, é obtido um conjunto de três forças e três momentos reduzidos ao centro de gravidade.
As forças reduzidas por paredes em um andar são calculadas como uma diferença entre a força reduzida total de um andar e a força reduzida para colunas.
As seguintes regras se aplicam a um caso sísmico com vários modos e suas combinações (CQC ou SRSS):
A guia Total na tabela Andares exibe as propriedades físicas de todo o modelo: coordenadas do centro de gravidade e momentos de inércia de massa para toda a estrutura. Dependendo das massas adicionadas participantes, esses valores poderão ser alterados para casos sucessivos. Se nenhum andar for definido em um modelo, a excentricidade de massa e2 da análise modal será considerada para toda a construção.
Consulte também: