Tutorial: Passar uma chapa de metal por um rolo

Este tutorial utiliza uma análise de Simulação dinâmica de eventos para modelar a laminação de uma laje de aço, para simular a fabricação da placa de aço. Esse é um processo que é repetido várias vezes na fabricação de placas de aço onde um grande conjunto de aço é passado por uma série de rolos para obter a espessura final da placa. Aqui modelamos um único passo através de um rolo para produzir uma redução de 25% na espessura da placa.

O rolo tem um raio de 175 mm e está girando em uma velocidade angular fixa de 314.159 rad/s, que corresponde a 3.000 RPMs (revoluções por minuto). Embora seja muito mais rápido do que uma máquina de laminação do mundo real funcionaria, a essa velocidade o tempo de análise é muito curto e os resultados são bastante comparáveis a velocidades reais de ~60 RPMs.

A laje de aço tem 20 mm de espessura inicialmente e 100 mm de comprimento e é empurrada para o rolo por um bloco rígido. O atrito entre o rolo e a laje de aço então desenha a placa através do processo de laminação. Para os fins deste tutorial, a espessura fora do plano do modelo é 20 mm.

Neste tutorial, você

esquemático de roletes de metal animação de chapas de metal
Projeto de modelo de chapa de metal rolante Animação mostrando as tensões de chapa de metal quando é aplainada por 25%.

Pré-requisitos