Restrições em esboços

As restrições são aplicadas automaticamente ao criar o esboço. O símbolo de restrição no cursor exibe o tipo de restrição. As restrições evitam alterações não desejadas numa operação quando as cotas são alteradas ou a geometria de referência é movida.

É possível adicionar ou editar restrições e cotas para controlar a forma e o tamanho do esboço. Antes de adicionar restrições , estude o esboço para determinar quais são as necessárias. Num esboço 2D, mostre os glifos dos graus de liberdade para determinar qual geometria não possui restrições, qual está total ou parcialmente restringida.

geometria de esboços 2D e 3D para incluir em uma restrição.

Além da geometria criada no esboço, é possível selecionar modelos visíveis de arestas e vértices para incluir numa restrição.

Nos esboços 2D, os curvas e os vértices selecionados são projetados automaticamente no plano do esboço. Como alternativa, é possível selecionar a geometria e usar Projetar geometria para projetá-la no plano do esboço antes de aplicar as restrições.

Nos esbolços 3D, a geometria selecionada é incluída automaticamente no esboço quando a restrição é aplicada. Como alternativa, é possível selecionar a geometria e usar Incluir geometria antes de aplicar as restrições.

Dicas para o uso de restrições

Clique no comando de restrição que deseja utilizar e a seguir:

Nota: Para aplicar a mesma restrição a várias curvas, selecione as curvas que deseja restringir e a seguir clique num comando de restrição.

Visibilidade de restrições

Inferência e persistência de restrições

Glifos dos graus de liberdade

Os glifos dos graus de liberdade fornecem um meio alternativo de identificação do estado de restrição da geometria de esboço. Ao contrário dos glifos das restrições, que indicam como a geometria é restringida, os glifos dos graus de liberdade exibem a maneira na qual a geometria perde a restrição. Consulte os glifos e a barra de estado ao escolher quais restrições devem ser aplicadas à geometria para se obter o comportamento desejado.

Graus de liberdade em esboços

As maneiras como um esboço pode alterar de tamanho ou de forma são denominadas graus de liberdade . Por exemplo, um círculo tem dois graus de liberdade: seu centro e seu raio. Se o centro e o raio estão definidos, o círculo fica totalmente restringido.

Um arco tem quatro graus de liberdade: centro, raio e extremidades.

Se eliminar todos os graus de liberdade aplicando restrições ou cotas, o esboço ficará totalmente restringido. Se algum dos graus de liberdade continuar não resolvido, o esboço fica sub-restringido.

A barra de status mostra o estado de restrição do esboço. Os glifos dos graus de liberdade identificam os graus de liberdade disponíveis para a geometria específica. Use a informação fornecida por estes comandos ao avaliar que restrições devem ser aplicadas para obter o estado de geometria desejado.

Dica: Os esboços restringidos são atualizados de maneira previsível ao se fazer alterações. Ao adquirir experiência, poderá sub-restringir um esboço enquanto desenvolve pontos delicados de um projeto. Esta técnica pode corromper essa operação ao se alterar cotas ou restrições.

Cotas somente para referência

Não é possível sobrerrestringir um esboço, mas é possível adicionar cotas somente para referência.

Normalmente, uma cota restringe a geometria do esboço a um tamanho específico. É possível adicionar cotas até que um esboço esteja totalmente definido (são removidos todos os graus de liberdade). Os elementos do esboço que não estejam dimensionados são adaptáveis e podem redimensionar quando outra cota se altera.

Às vezes, desejará colocar cotas (de referência). A cota de referência não restringe o esboço e reflete o valor atual da geometria. São colocadas entre parêntese para se distinguirem das cotas normais (paramétricas).

É possível converter uma cota de referência em uma cota normal. Se a cota de referência que deseja alterar sobrerrestringir o esboço, exclua ou altere outra cota antes de alterar a cota de referência. Selecione a caixa Estilo e clique em Normal.

Para converter uma cota normal em uma cota de referência, ative a caixa Estilo e a seguir, clique em Referência.