Sobre os objetos e estilos

No AutoCAD Civil 3D, os objetos são os blocos básicos de construção que permitem criar desenhos de projeto.

A codificação subjacente do programa para o AutoCAD Civil 3D usa uma arquitetura orientada ao objeto. Como resultado, as entidades do projeto no desenho, como pontos e superfícies, são objetos inteligentes que mantêm relacionamentos com outros objetos. Por exemplo, se um alinhamento horizontal for modificado, quaisquer perfis e seções com base naquele alinhamento são automaticamente alterados .

Os tipos principais de objetos do AutoCAD Civil 3D que permitem que você crie componentes de projetos de engenharia civil e os ícones que os representam, são como segue. Para obter mais informações sobre o objeto, clique no vínculo correspondente.

Esses tipos de objetos são as vezes referidos como objetos gráficos ou objetos de desenho, porque quando você os utiliza, um objeto gráfico ou uma forma, por exemplo, uma rede de tubulação, superfície ou corredor é inserida no desenho.

Utilize as guias Prospector e Configurações no Toolspace para acessar as propriedades e configurações detalhadas do objeto. Para obter mais informações, consulte A Janela Toolspace.

Para obter informações sobre o comportamento de objetos básicos, consulte a Ajuda do AutoCAD.

Os objetos do AutoCAD Civil 3D automatizam o processo do projeto ao interagir com outros objetos do AutoCAD Civil 3D.

Uma equipe de projeto normalmente gasta muitas horas para assegurar que as revisões sejam transferidas corretamente entre as superfícies, alinhamentos, perfis, seções e outros dados de projeto. Refazer o desenho, legendas e verificar o trabalho podem ser tarefas que consomem tempo. O AutoCAD Civil 3D elimina a necessidade para a maioria dessas tarefas, apresentando os vínculos dinâmicos entre os objetos do projeto. Esse sistema de vínculos e dependências deriva do modelo de objeto dentro do projeto no aplicativo.

Os dados de campo criam um conjunto de pontos que são usados para gerar uma superfície de solo existente. Esta superfície é referenciada por outros objetos, como indicado pelas setas.

Lotes, superfícies de solo existentes, redes de tubulação e nivelamentos podem ser criados de forma independente, ou a partir de origens de dados não mostrados na ilustração. Tais objetos normalmente são vinculados com outros objetos durante o processo de projeto, se não no início.

O tipo de objeto com o conjunto mais complexo de relacionamentos é o corredor, já que ele requer dados a partir de uma superfície, alinhamento, perfil e montagem (e, normalmente, múltiplas submontagens).

As alterações para qualquer fluxo de objeto se projetam para baixo ao longo das setas para objetos dependentes, com resultados previsíveis. Por exemplo, se você corrigir as elevações de uma superfície de solo existente, isso atualiza o fluxo para quaisquer objetos de nivelamento relacionados, redes de tubulação, corredores e perfis. Como resultado, todos os valores representados em legendas e tabelas também são atualizados.

No processo de projeto, depois de criar um alinhamento é possível criar diversos perfis e seções. Mas a exibição destes em gráficos do perfil longitudinal e gráficos de seção é opcional e além do fluxo de dados necessários para criar a superfície final. De forma similar, os dados de objetos, como de lotes e alinhamentos, podem ser enviados para uma tabela ou um relatório, se desejado.

No modelo de objeto, as alterações em um objeto podem ser passadas automaticamente para objetos associados, onde desejado. Por exemplo, se você projeta novamente uma curva de alinhamento, qualquer nivelamento que usa aquele alinhamento como uma linha base pode ser alterado de acordo. Além disso, todas as estacas relacionadas, legendas e outros dados específicos do alinhamento são atualizados.

A tabela a seguir mostra quais objetos podem ser atualizados quando você editar cada tipo de objeto:

Quando você editar este tipo de objeto... Estes objetos podem ser atualizados ...
Pontos Superfícies
Superfícies Nivelamento, Perfis, Redes de tubulação, Corredores
Lotes Nivelamento, Corredores
Alinhamentos Nivelamento, Lotes, Corredores, Perfis, Seções, Redes de tubulação, Intersecções
Perfis Intersecções
Nivelamento Superfícies, Corredores
Submontagens Montagens, Corredores
Montagens Corredores
Redes de tubulação Superfícies, Alinhamentos
Linhas do recurso Nivelamento
Linhas de amostra Seções, Diagramas de remoção em massa

Objetos, Estilos e Legendas

Existe uma relação entre os objetos do desenho, os estilos que controlam sua exibição e as legendas que controlam sua anotação. Estes estilos e legendas também são gerenciados como objetos do AutoCAD Civil 3D.

Estilos de múltiplos propósitos

Utilize a coleção Estilos de múltiplos propósitos para criar estilos específicos que podem ser utilizados por mais de um tipo de objeto.

Por exemplo, o estilo Padrão de inclinação pode ser compartilhado por nivelamentos e corredores e os Estilos do marcador podem ser compartilhados por pontos e componentes do levantamento topográfico.